Voltar ao início

Quais são os tipos de carteiras de bitcoin existentes?

Quais são os tipos de carteiras de bitcoin existentes?

Conheça as formas mais populares de armazenar as suas moedas digitais

Santiago Juarros
Content Analyst
26/10/20

Ao comprar bitcoins, é necessário cuidar de suas moedas para que elas permaneçam em segurança. Por isso, é importante conhecer os principais tipos de carteiras existentes. A decisão sobre qual a melhor wallet (carteira, em inglês) é do detentor da moeda digital.

Na verdade, é possível que cada carteira se adeque melhor a uma finalidade específica e perfil de seu usuário. Sendo assim, este artigo não visa dar opiniões sobre qual é a melhor ou pior forma de se armazenar bitcoins, mas sim mostrar alguns dos tipos de wallet para seu conhecimento e análise.

Carteiras de Hardware (Hardware wallet)

Este tipo de carteira é parecida com um pendrive, sendo conectado através da porta USB de um notebook, computador ou até mesmo celular.

Como a validação de uma transação é feita por esta wallet de forma externa, usá-la traz segurança até mesmo ao movimentar seus bitcoins em dispositivos infectados. Mas para isso acontecer, a chave privada de seu endereço (que funciona como uma senha para sua conta) deve ser armazenada de forma offline.

Carteira de papel (Paper Wallet)

Carteiras de papel são construídas simplesmente imprimindo-se a chave privada e endereços públicos em uma folha. Após isso, basta transferir seus bitcoins para ela. 

Ao fazer este tipo de carteira, você está evitando deixar seus dados expostos online e isso pode ajudar a evitar roubo de acesso por atividade hacker. Apesar disso, caso você perca sua Paper Wallet ou deixe que outras pessoas tenham acesso à ela, você poderá perder todo o valor contido nela.

Carteiras para computador (Desktop wallets)

O bitcoin possui programas de computador criados para funcionar como wallets. 

Algumas desktop wallets usam uma cópia externa da blockchain para que seu computador acesse à rede, sendo programas leves. Mas existem também carteiras robustas, como a Bitcoin Core, que baixa toda a blockchain da rede Bitcoin para seu dispositivo, consumindo muito espaço, equipamento e internet.

Carteiras para celulares (Mobile wallets)

Os celulares são ferramentas presentes em todos os momentos de nossas vidas e é por isso que já existem diversas opções para wallets em bitcoin para eles.

Existem opções bem interessantes que permitem que a sua carteira esteja sincronizada no computador e celular ao mesmo tempo.

Algumas hardware wallets podem ser conectadas com celulares também, como já citamos anteriormente.

Ao escolher uma carteira para celular, certifique-se que a chave privada fique em sua posse. Assim, em caso de algum problema, você conseguirá acessar suas moedas em outro dispositivo/wallet.

Carteiras online (Web Wallets)

Carteiras online utilizam o serviço de uma empresa que será responsável pela segurança das moedas. Para acessar este tipo de wallet, você terá suas credenciais e o processo é bem parecido com o acesso ao seu email.

É importante usar somente serviço de web wallets confiáveis. A Ripio possui uma carteira online moderna e de fácil uso. Nela você pode ver a cotação do bitcoin, além de enviar e receber criptomoedas da maneira mais rápida e segura. 

Por funcionar dentro de nossa plataforma, você pode acessar a web wallet Ripio de forma simples,  tanto pelo computador quanto pelo celular, sendo uma carteira leve e versátil, para todos os momentos.

Como escolher uma carteira?

Uma estratégia usada por alguns é usar hardware wallets para guardar os bitcoins que não serão usados por um período longo. Já para valores menores e moedas para gastos rotineiros, você pode deixar na web wallet.

O mais importante é lembrar que você pode combinar diferentes formas de segurança, de acordo com a finalidade de cada carteira. Se possível, experimente todas as formas de armazenamento para sentir qual parece ser a melhor opção para suas necessidades.