Se você começou a investir em criptomoedas recentemente, é provável que tenha se deparado com diferentes termos envolvendo esse universo. Para além dos ativos digitais, há práticas envolvendo as operações do mercado financeiro que costumam confundir os investidores de primeira viagem. O position trade, por exemplo, é uma delas, assim como o day trade e o swing trade.
Para fazer com que seus ativos tenham o rendimento esperado, é muito importante entender bem esses termos – e também compreender qual tipo de estratégia é mais indicada considerando o seu perfil de investidor e o capital disponível.
Engana-se quem pensa que as estratégias de trade são utilizadas apenas para a compra e venda de ações das bolsas de valores globais. Negociar Bitcoins também exige uma metodologia certeira, e o position trade desponta como uma das práticas mais vantajosas. Mas, afinal, como funciona a prática? Confira a seguir.
O que é position trade?
Termo bastante utilizado no mundo das ações – e agora também adotado como estratégia de investimento em criptos –, position trade representa uma das estratégias adotadas pelo trader para manter a mesma posição por um longo período de tempo.
A prática pode ser entendida como um investimento de longo prazo. Dessa forma, o investidor formula suas estratégias de compra e venda por meio de análises técnicas e fundamentalistas a fim de compreender melhor o contexto econômico e, então, projetar as melhores oportunidades e preço de entrada na operação.
O position trade é uma espécie de “buy and hold”, ou seja, o investidor compra uma quantidade de criptomoedas, analisa uma série de gráficos e contextos do mercado, estipula um valor que seja adequado para seus rendimentos e aguarda até que o melhor momento chegue para comercializar seus ativos.
Quem pode operar position trade?
O position trade é a melhor opção para quem vista o médio e o longo prazo. A modalidade pode durar semanas e até anos, dependendo do objetivo do investidor. Esse tipo de operação é mais indicado para quem deseja ter tranquilidade, uma vez que dispensa as análises diárias que são necessárias em outros tipos de trade.
Lembre-se de que é preciso ter o perfil certo para atuar no position trade, ou seja, ser alguém extremamente paciente, com objetivos de longo prazo, que não se preocupa com a volatilidade em períodos mais curtos. Além disso, você deve entender muito bem do mercado de Bitcoin.
Qual a diferença do position trade para o swing trade e o day trade?
Além do position trade, há outras modalidades de investimento disponíveis no mercado. Você provavelmente já ouviu falar da prática de day trade, famosa entre os investidores da Bolsa de Valores.
Escolher a melhor forma de investir dependerá de uma série de fatores, e compreender as metodologias é o primeiro passo para definir uma boa estratégia. Agora que você já sabe o que é position trade, confira a diferença dessa para outras práticas.
Day trade
Como o próprio nome indica, o day trade é feito por movimentações que começam e acabam num mesmo dia. O trader se utiliza de uma metodologia agressiva que leva em conta as oscilações de uma ação ou criptomoeda em um curto espaço de tempo.
Em questão de horas, o trader pode fazer diversas movimentações de acordo com a análise de gráficos e outros fatores.
Imagine uma eventual queda do Bitcoin, com gráficos apontando para a baixa de preço ao longo de uma semana. Por meio do day trade, é possível que, dentro do dia em que a criptomoeda está em queda, existam pequenas oscilações que aumentem o preço da moeda, mas que não interferem muito na tendência do ativo.
Ao atuar como day trade, o investidor pode se aproveitar dessas pequenas oscilações para ganhar dinheiro. As análises levam em conta indicadores técnicos, arbitragem e padrões gráficos. Esse tipo de modalidade, entretanto, exige um perfil extremamente dinâmico e com conhecimento avançado para que o acompanhamento das oscilações seja feito de maneira inteligente.
Swing trade
Já o swing trade acontece com uma duração maior quando comparado ao day trade. Nesse caso, o mais importante para o investidor é realizar várias operações em um mesmo ativo no decorrer de um período maior que o day trade – mas menor que o position trade.
Assim, podemos entender que o swing trade funciona como um “meio termo” entre o position trade (mais longo) e o day trade (mais curto). Isso oferece ao trader um dinamismo maior de operações, sem a necessidade de um monitoramento tão intenso como no day trade.
Outra vantagem é que, como as operações têm uma duração mais curta, o trader pode entrar e sair com mais facilidade, tornando a estratégia interessante para quem está em busca de liquidez.
Para atuar no swing trade, o investidor precisa realizar boas análises técnicas, formulando adequadamente as estratégias de compra e venda de Bitcoins, além de estudar muito bem o mercado, sempre considerando a movimentação de preços passados e outros fatores que possam interferir no sistema de preços.
Quais os benefícios do position trade?
O position trade é uma das melhores estratégias para quem quer investir em criptomoedas de maneira tranquila e com foco no longo prazo. Se você não tem tempo para analisar o mercado diariamente e incansavelmente, essa é provavelmente a tática ideal para se ter na hora de comprar ativos digitais.
À medida que o foco do investimento é no longo prazo, você pode se dedicar “menos”, o que não significa não cuidar das finanças. Para quem busca uma forma de explorar o mercado cripto de forma prática, essa é a maneira mais segura de especular com menor exposição ao risco.
Afinal, como a posição é mantida por um tempo maior, a volatilidade também pode ter menos impacto quando comparada a outras práticas, como o day trade.
Quais os riscos da operação?
Os riscos de se investir com position trade são os mesmos que de outras operações, mas com o adendo de que, nesse caso, o investidor cuida menos das oscilações. Vale lembrar que a compra e venda de criptomoedas é tida como um investimento de renda variável, portanto, o primeiro passo é ter em mente que os ativos podem tanto subir como cair.
Se você deseja investir como trader, atente-se para os riscos de adversidade no curto prazo, como o cenário macroeconômico global. Os ativos – sejam ações, sejam criptomoedas – tendem a ficar mais expostos às condições do mercado quando negociados por meio de trade.
Assim como o risco de alta liquidez existe, o mesmo vale para quedas bruscas e desvalorização. Por isso, lembre-se de estudar muito bem o mercado e investir por meio de plataformas confiáveis.
Qual a diferença do position trade para outras operações especulativas?
Que tal uma recapitulação agora que chegamos até aqui? Como dito anteriormente, há diferentes tipos de trade disponibilizados no mercado. A principal diferença entre eles é o tempo gasto com as operações de compra e venda dos ativos.
Enquanto no position trade você emprega apenas algumas horas por semana para acompanhar a operação, no swing trade as análises devem ser diárias e no day trade, devem acontecer constantemente durante o dia.
Como o position trade é uma aplicação de longo prazo e com poucas operações, você terá um gasto menor com as taxas das exchanges. Porém, é preciso conhecer muito bem o mercado para garantir que os ganhos sejam compensatórios – considerando que o Bitcoin e outras criptomoedas contam com oscilações grandes de valor.
No swing trade, por outro lado, há mais chances de aproveitar essas oscilações. Contudo, será preciso fazer mais movimentações e, consequentemente, gastar mais com taxas e outras cobranças referentes às exchanges.
Conclusão
Já deu para notar que existem muitos modelos operacionais para investir em Bitcoin e outras criptomoedas, não é mesmo? Fato é que não existe uma forma de investir melhor do que a outra, já que tudo depende do seu estilo e do tempo disponível para analisar o mercado.
O position trade é uma boa estratégia para investir em Bitcoin, desde que feito com muito estudo e cuidado. A definição de melhor estratégia dependerá do seu perfil de investidor, dos seus objetivos financeiros, da disponibilidade de tempo e do conhecimento do mercado.
A estratégia é uma alternativa interessante para quem tem um perfil mais conservador e almeja ganhos no longo prazo. Ainda assim, é fundamental entender muito bem sobre o mercado das criptomoedas, estar por dentro de todas as situações econômicas que possam alterar o preço do Bitcoin e ter disciplina para montar e seguir a sua estratégia.