Voltar ao início

Personalidades cripto: Charlie Lee

1/2/21

No mundo das criptomoedas temos um personagem bastante misterioso, o Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Por outro lado, temos o Charlie Lee, criador da Litecoin (LTC), que é uma figura pública, conhecida e respeitada no mundo cripto.

Quem é Charlie Lee?

Nascido na Costa do Marfim, aos 13 anos foi para os Estados Unidos, onde fez um mestrado em Ciências da Computação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Pouco tempo, em 2011, teve seu primeiro contato com o Bitcoin.

Estudando mais sobre a moeda digital, Lee notou algumas "falhas" no sistema, e até aquele momento, as altcoins existentes não ofereciam algo novo ou diferente que buscasse solucionar estes problemas.

Quem é Charlie Lee?

Litecoin

Após se deparar com o que considerava como problemas no Bitcoin, Charlie Lee se dedicou a criar uma altcoin que oferecesse o que ele não via em nenhuma outra criptomoeda. Dessa forma, trabalhou na tentativa de criar uma criptomoeda melhor e em 7 de outubro de 2011 lançou a Litecoin.

Duas importantes diferenças entre a LTC e o BTC:

  • Transações mais rápidas. Alguns especialistas acreditam que a velocidade inferior do BTC no processamento das transações afasta a cripto do posto de moeda do futuro.
  • Fornecimento máximo maior. O limite na emissão da Litecoin é de 84 milhões contra os 21 milhões do Bitcoin.

Em momento algum a intenção do criador da Litecoin foi de superar Satoshi Nakamoto, ele não almejou criar outro "ouro digital". Reconhecendo o valor do Bitcoin e o seu status, a Litecoin adquiriu o apelido e é conhecida também como a prata digital.

Charlie Lee não tem Litecoin?

Pense no equivalente ao dono da Coca-Cola vendendo toda a sua participação nas ações da empresa. Foi isso que Charlie Lee fez em 20 de Dezembro de 2018, exatamente um ano após a maior alta da Litecoin, vendeu e doou tudo o que tinha de sua própria moeda na carteira.

O motivo que levou o criador da LTC a se desfazer de suas moedas foi o desejo de manter a imparcialidade quanto ao preço dela. Charlie Lee vinha sofrendo acusações de usar a sua exposição e posicionamentos públicos para manipular o valor da cripto ao seu favor.

Um pouco mais sobre o criador da prata digital

Além de ter se dedicado a criar a Litecoin, Charlie Lee trabalhou em diversas empresas, incluindo a Google. Recentemente foi considerado como a 14ª pessoa mais influente na indústria cripto e blockchain.

Após fundar a Litecoin, Charlie Lee trabalhou como Diretor de Engenharia na Coinbase. Porém, após vender o que acumulou em LTC, decidiu se dedicar integralmente ao desenvolvimento da moeda.

Compre bitcoins!

Como dito antes, Charlie Lee é o oposto de Satoshi Nakamoto quanto a ter sua identidade revelada. Além de aparecer como convidado em eventos relacionados à criptomoedas e blockchain, ele é bem presente no Twitter, onde já causou polêmica com algumas falas. 

Em 2018, por exemplo, sugeriu por meio de um tweet que existem dois grupos de criptomoedas: O primeiro grupo seria o Bitcoin e o segundo seria composto pelas outras moedas, incluindo até mesmo a Litecoin.

Alertou ainda que não existirá bitcoin para suficiente para que todos os milionários possuam uma unidade apenas, então seria primordial adquirir um Bitcoin antes de comprar qualquer outra criptomoeda.

Para saber mais sobre o mundo das criptomoedas e aprofundar nesta revolução, explore o blog da Ripio e tenha acesso a um conteúdo rico em conhecimento e detalhes, com uma linguagem descomplicada e materiais inteiramente gratuitos.