Voltar ao início

Litecoin: conheça a prata das criptomoedas

Litecoin: conheça a prata das criptomoedas

Se o Bitcoin é o ouro das criptomoedas, então a Litecoin é a prata. Saiba qual a diferença entre as duas moedas, suas vantagens e qual sua utilidade!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Muitos investidores não sabem, mas o mundo das criptomoedas não se resume ao Bitcoin (BTC). A precursora desse universo serviu como base para a criação de inúmeros outros ativos. Hoje, são mais de 20 mil criptomoedas em circulação no mercado, e uma das primeiras altcoins que surgiram após o BTC foi o Litecoin (LTC)

Essa altcoin, nome dado às moedas que são alternativas ao Bitcoin, já figurou ao lado de Ether (ETH) como principal cripto secundária do mercado. Conhecida como a moeda “prata” do mercado cripto, ela ainda dá o que falar.

Saiba o que é LTC e entenda mais sobre a sua história, assim como alguns dos seus diferenciais em relação às outras criptomoedas.

Você sabe o que é Litecoin e como funciona?

O Litecoin é uma das primeiras altcoins do mercado. Ela foi criada em 2011 por Charlie Lee, ex-engenheiro de software do Google, que ao iniciar os seus estudos sobre criptografia, resolveu idealizar algo parecido com o Bitcoin.

O LTC tem como base o projeto original do Bitcoin, mas com algumas particularidades. Dentre elas, o fato de que foi projetado para liberar 4 vezes mais unidades da sua moeda. A ideia dessa iniciativa é evitar que a moeda se torne escassa e cara conforme o passar do tempo. 

Além disso, a sua mineração é considerada um processo mais inclusivo, visto que permite que máquinas de menor potencial de processamento também participem da atividade. Consequentemente, as transações são processadas com uma maior facilidade, quando comparamos com o BTC e outras moedas.

Apesar de ter sido criada com a mesma base do Bitcoin, o Litecoin oferece transações mais rápidas e ágeis, além de ser proporcionalmente mais barato. 

Como surgiu a Litecoin (LTC)? 

Ao criar a Litecoin, a ideia de Charlie Lee não era necessariamente concorrer com o Bitcoin, mas criar uma segunda linha da moeda. Por isso, a sua cripto é até hoje considerada a “prata” do criptomercado. Ao longo dos anos, Lee se empenhou muito para que a moeda ganhasse força, tornando-a uma das altcoins mais conhecidas do mundo.

A rede Litecoin tem tempos de bloco mais rápidos (2,5 minutos em comparação aos 10 minutos do Bitcoin), o que permite uma confirmação de transações mais rápida. Além disso, ela usa um algoritmo de mineração diferente (Scrypt) em vez do algoritmo de mineração de prova de trabalho (SHA-256) utilizado pelo Bitcoin.

Desde então, a LTC se tornou uma das criptomoedas mais antigas e bem estabelecidas do mercado, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para as transações digitais.

Para que serve a Litecoin?

A Litecoin foi criada para ser uma forma de pagamento digital eficiente e acessível. Assim como o Bitcoin, ela é descentralizada, o que significa que não é controlada por nenhuma autoridade central ou instituição financeira. Isso permite que as transações sejam realizadas de forma rápida e segura, sem a necessidade de intermediários.

Ainda, o LTC pode ser usado como um ativo de investimento, pois seu valor flutua dependendo da demanda do mercado. Além disso, a natureza descentralizada da moeda significa que não está sujeita às mesmas restrições ou regulamentações que as moedas tradicionais, o que a torna atraente para alguns investidores.

No geral, a LTC é projetada para ser uma alternativa rápida e eficiente ao dinheiro tradicional, oferecendo transações seguras e uma forma de investimento alternativo. No entanto, é importante lembrar que o valor das criptomoedas é altamente volátil e pode sofrer flutuações significativas em curtos períodos de tempo.

É seguro comprar Litecoin (LTC)?

Assim como outras criptomoedas, o LTC depende da oferta e demanda para se valorizar. O valor das criptomoedas é altamente volátil e pode sofrer flutuações significativas em curtos períodos de tempo. 

Outro ponto para se atentar é o fato de o LTC ser uma altcoin, o que significa que ele tem um valor de mercado menor que as criptos mais consolidadas, como BTC e o ETH. Mas, ainda assim, pode ser uma boa opção de investimento para quem deseja diversificar a carteira. 

Para minimizar os riscos e investir de maneira correta, é importante que você pesquise o histórico de preços da cripto, assim como seu projeto. Além disso, é importante não colocar mais dinheiro no investimento do que você está disposto a perder. 

Lembre-se de que o investimento em criptomoedas envolve riscos e não há garantias de retorno. Por fim, é importante que você negocie por meio de uma exchange confiável

Diferenciais da Litecoin

Agora que você já entendeu melhor o que é Litecoin, preparamos uma lista com 4 dos seus diferenciais para ressaltar as vantagens dessa criptomoeda. Confira:

1. Rapidez nas transferências

O primeiro diferencial está na velocidade das transferências, principalmente se compararmos o seu tempo com a rede Bitcoin. Enquanto o BTC pode levar bons minutos para entrar em uma carteira de investimentos, o tempo de processamento do LTC é de alguns segundos.

Ou seja, o usuário que opta por essa criptomoeda não precisa esperar tanto tempo para transacioná-la. 

2. Quantidade de moedas

Uma das principais vantagens da Litecoin é existir 4 vezes mais LTC do que BTC no mundo. Isso possibilita uma maior possibilidade de mineração e adoção da criptomoeda, tornando-a bem mais inclusiva e acessível para todos que queiram entrar nesse mercado.

3. Fácil conversão

Podemos dizer, também, que há uma fácil conversão do LTC em moeda tradicional, visto que a sua liquidez é um pouco maior que a de outras criptomoedas. Por isso, o LTC é considerado uma moeda líquida!

É melhor comprar Bitcoin ou Litecoin?

Se você está se perguntando qual criptomoeda investir, saiba que não há uma resposta única para essa dúvida. Tanto o BTC como o LTC tem seus prós e contras, com a diferença de que a primeira alternativa é a mais consolidada no mercado.

O BTC é a criptomoeda mais antiga e conhecida, e tem sido amplamente adotada como uma forma de pagamento digital e investimento. No entanto, devido ao grande volume de transações e à complexidade de sua rede, as suas transações podem ser mais lentas e mais caras do que as transações de outras criptomoedas.

Por outro lado, O LTC foi criado para ser uma alternativa mais ágil e barata que a principal cripto do mercado. Como dito anteriormente, as suas transações são, geralmente, mais rápidas e menos caras do que as transações de BTC, o que o torna uma boa opção para quem procura uma forma mais eficiente de realizar pagamentos em cripto.