Voltar ao início

O que são scams e como se proteger?

28/1/21

O termo scam é uma palavra inglesa para falar de golpes e esquemas fraudulentos de uma maneira geral. 

Portanto, sempre que você ver esse termo sendo usado dentro do universo das criptomoedas, pode saber que se trata de alguma falcatrua da parte de pessoas e empresas que tentam usar os ativos digitais para prejudicar outras pessoas e empresas.

Existem muitas formas de golpe no mercado digital. Assim, vamos dar uma visão geral dos principais para te ajudar a se proteger.

Golpes com negociações P2P

Negociações P2P são feitas entre pessoas diretamente sem o envolvimento de uma empresa.

negociações P2P

O golpe mais comum nessa área é chamado de o golpe do homem do meio (MITM). Ele ocorre quando uma pessoa busca um vendedor ou comprador de criptomoedas em nome de uma terceira pessoa para realizar uma transação.

Em geral, o golpista convence o outro negociante a enviar dinheiro a um vendedor ou comprador de criptomoedas e recebe os valores em seu lugar, deixando-o no prejuízo.

Evitar esse golpe é simples! Jamais aceite enviar ou receber dinheiro ou criptomoedas de forma triangulada, pagando ou recebendo valores de terceiros.

Faça suas transações P2P diretamente com os envolvidos e de preferência com pessoas de extrema confiança.

Outro ponto fundamental é não enviar criptomoedas antes de receber os valores em reais, uma vez que operações em moeda corrente são estornáveis, em criptomoedas não.

Golpes de pirâmides financeiras e promessas de rendimentos

Outras modalidades muito usadas em golpes é o modelo da pirâmide financeira e da promessa de rendimentos fixos com criptomoedas.

Uma pirâmide financeira é um crime contra a economia popular, pois os primeiros entrantes no esquema recebem os valores dos últimos entrantes.

Quando não entram mais pessoas no grupo, o esquema vai abaixo e quebra, deixando os últimos entrantes no prejuízo.

No caso das promessas de renda fixa em mercado variável, ocorre que é impossível alguém prometer rendimentos invariáveis num mercado de risco e variável.

Esse tipo de promessa indica que a pessoa/empresa que faz esse tipo de promessa tem uma fonte de dinheiro/criptomoeda oculta.

Entretanto, ninguém que tenha uma fonte de dinheiro dá o mesmo para outras pessoas de graça. Dessa forma, entende-se que quem promete renda fixa em mercado de risco está praticando algo como uma pirâmide financeira.

O dinheiro de novos entrantes no negócio garante o pagamento dos rendimentos. Quando deixam de existir novos entrantes o sistema colapsa.

Por isso, é sempre importante que o candidato a entrar numa empresa de investimento tenha uma noção clara do modelo de negócios daquela empresa e esteja consciente de que modelos estruturados na forma de pirâmides são rentáveis no curto prazo, mas invariavelmente vem a falir no médio e longo prazo causando enormes prejuízos.

Golpes técnicos online

Os golpes mais difíceis de serem prevenidos são aqueles que são executados por hackers técnicos no ambiente online.

Furtos de senhas, invasão de e-mails, plataformas e exchanges são comuns e a tarefa de se proteger é de todos os players envolvidos.

Cada usuário de criptomoedas tem sua parte a executar. Ter senhas fortes e trocá-las periodicamente, manter backup de seus fundos, utilizar o fator duplo de autenticação (2FA), se atentar à segurança das redes nas quais a pessoa acessa seus dispositivos, dentre outras ações são questões muito importantes.

fator duplo de autenticação (2FA)

É válido considerar também a possibilidade de não deixar todos os seus ativos em uma mesma carteira/exchange. Aprender a fazer carteiras frias também pode ajudar o adepto das moedas digitais a minimizar riscos e gerenciar os riscos.

Golpes do tipo: fique rico sem esforço e da noite pro dia

Por fim, a maioria dos golpes nos quais as pessoas caem recorrentemente têm uma coisa em comum. Eles apelam para a ganância das pessoas e tentam vender a ideia de que elas vão ganhar dinheiro de forma rápida e fácil.

Bitcoin milionario

Todavia, esse é um tipo de promessa impossível de se cumprir para todas as pessoas que desejariam também ganhar dinheiro de forma rápida e sem esforço.

O dinheiro, por definição, é escasso e não é fácil de se encontrar. Assim, se alguém ou alguma empresa está prometendo direta ou indiretamente dinheiro fácil, você pode ter certeza de que essa pessoa/empresa não está te contando toda a história.

Portanto, com esses alertas em mente é possível minimizar riscos, fazer um gerenciamento seguro de seus ativos digitais e evitar alguns dos principais scams no mercado das criptomoedas. E por isso, a Ripio está aqui, para que você faça transações seguras e rápidas.