Voltar ao início

O que são Colored Bitcoins?

O que são Colored Bitcoins?

Conheça mais sobre o funcionamento dos bitcoins coloridos

Santiago Juarros
Content Analyst
22/2/21

O bitcoin é conhecido como uma forma de dinheiro, possuindo as características básicas necessárias para seu funcionamento como tal. Por isso, mesmo que haja alguns questionamentos sobre o assunto, o bitcoin é considerado fungível.

Neste artigo vamos aprender como criar tokens únicos a partir da própria rede bitcoin, além de dar exemplos de uso dessa ferramenta.

Antes de iniciarmos, você sabe o que é um ativo fungível?

Bitcoin e fungibilidade

A fungibilidade é a capacidade que uma unidade de um ativo possui de ser trocado por outro, ou seja, pode ser substituído por um equivalente. Você pode pegar uma nota de R$ 100 nova e trocar por outra mais velha e, ainda assim, as duas continuarão a possuir o mesmo valor, sendo equivalentes e intercambiáveis. No bitcoin, a mesma lógica pode ser aplicada: uma unidade da moeda digital pode ser trocada por outra sem grandes problemas.

Mas o uso do bitcoin vai além do sistema monetário. É possível a criação de tokens usando como base o próprio protocolo da principal moeda do mercado. Você pode, como exemplo, usar 100 satoshis para representar as ações de uma empresa. Sendo assim, cada satoshi representa 1% da propriedade da companhia.

Mas qual seria a forma de identificar aqueles satoshis para que eles possam ser usados como cotas de uma empresa? Para transformar o ativo fungível da rede blockchain do Bitcoin em um token único, basta usarmos os “colored bitcoins”.

Como usar os colored bitcoins?

Os colored bitcoins foram idealizados em 2012, e sua principal função é a de anexar informações extras em unidades de satoshi. As informações podem ser lidas ao se usar, também, uma carteira de moedas coloridas.

O armazenamento das informações que irão identificar os tokens criados é feito através de um comando na linguagem Script do Bitcoin, que adiciona metadados na blockchain.

O nome desse comando é OP_RETURN. E é isso! Ao transacionar esses satoshis na rede, eles irão com os marcadores que os identificarão, se usada uma colored wallet.

Para que fins posso usar colored bitcoins?

A blockchain do Bitcoin é transparente, imutável e segura. A criação de tokens faz com que ativos financeiros possam ser criados na cadeia de blocos do BTC. Sendo assim, a rede permite a relação da moeda digital com commodities como ouro ou até mesmo títulos como ações.

Ainda é possível guardar informações que comprovem a autenticidade de documentos ou provar a propriedade de objetos, imóveis e afins. Na verdade, existe um número quase que ilimitado de casos de usos que podem ser criados com o uso de colored bitcoins.

Existem ferramentas em outras blockchains?

Atualmente, a rede Ethereum, que ocupa o segundo lugar no ranking de capitalização do mercado de criptomoedas, é a plataforma mais popular para criação de tokens, tanto fungíveis quanto infungíveis.

O ecossistema Ethereum foi criado para contornar algumas restrições existentes no código Bitcoin, já que a prioridade do ativo número um do mercado é a segurança.

Cada uma das moedas citadas possui vantagens e desvantagens ao se usar a ferramenta de criação de tokens, sendo necessário então um estudo de viabilidade para se definir a melhor opção de acordo com o uso destinado.

Você pode comprar tanto bitcoin quanto Ethereum usando a Ripio, que é a forma mais fácil para a compra de criptomoedas, com preço justo e a qualidade que você merece. Nossa plataforma é segura e somos a escolha de milhares de clientes satisfeitos!

E não se esqueça: você pode continuar a aprender muito mais sobre bitcoin e tudo sobre o universo das criptomoedas ao acompanhar o nosso blog