Voltar ao início

O que é Social Trading e Copy Trading e quais são as suas diferenças?

O que é Social Trading e Copy Trading e quais são as suas diferenças?

Conheça a diferença entre os dois tipos de trading.

Santiago Juarros
Content Analyst
29/1/21

Social trading e copy trading são termos muito usados nos mercado geral e principalmente no mercado de criptomoedas. Todavia, os iniciantes podem não estar familiarizados com eles.

Por isso, neste artigo, iremos explicar o que cada uma dessas coisas significam, em que sentido são parecidos e quais as diferenças.

O social trading e o copy trading têm uma base comum, mas são diferentes em muitos aspectos. A principal função de ambos os modelos é ajudar os novos traders em suas primeiras negociações em um mercado novo para eles.

O que é Social Trading?

O Social Trading é um termo de significado amplo que engloba o conceito de copy trading, por isso alguns confundem as duas coisas. Porém, são coisas diferentes.

Para clarear os conceitos, o social trading é a ideia de um grupo de traders se unindo em certo sentido em suas negociações. É quando uma pessoa não opera no mercado sozinha, mas em grupo, e pode levar as opiniões e decisões de outros traders a fim de estabelecer suas decisões e estratégias.

Ou seja, um trader que usa informações levantadas por outras pessoas, leva em conta opiniões de outros traders na hora de tomar decisões, está praticando alguma espécie de social trading.

No mercado de criptomoedas algumas modalidades de social trading são muito comuns, por exemplo o uso de salas de sinais.

As salas de sinais consistem em analistas do mercado que lançam sinais de alerta para venda ou compra de criptomoedas baseados em suas análises.

Quem segue esses sinais e negocia as moedas com base neles está fazendo social trading.

O que é Copy Trading?

No copy trading a dependência de um trader para com outro(s) trader(s) é mais específica do que em algumas modalidades de social trading.

O copy trading é a imitação exata, geralmente automatizada, de um trader menos experiente que copia os movimentos de um trader mais experiente. Nesse caso, as decisões são tomadas apenas pelo trader mais experiente, o outro apenas copia seus movimentos.

O copy trading é um espécie de negociação dentro do guarda chuva maior do social trading, ou seja, das negociações coletivas que envolvem mais de uma pessoa.

Qual método escolher?

Qual método de trade você vai escolher depende inteiramente de você. No entanto, para os traders mais novos, recomendamos que você adquira conhecimento sobre todas as opções.

O social trading é uma ferramenta para ajudar os iniciantes a operar e a capitalizar o trabalho dos mais experientes que em geral cobram para ajudar essas pessoas. 

No final, você será aquele que tomará a decisão de negociar dessa forma social e através de cópias de estratégias e decisões ou não. 

Algo a ficar alerta é a dependência que um trader pode adquirir de outro para operar no mercado, criando uma relação que pode não ser ideal.

O copy trading literalmente não exige decisões importantes das pessoas, exceto aceitar operar no modelo de “copy trading”. 

Desse ponto em diante, todas as ações do trader mais experiente serão copiadas na conta do trader menos experiente. 

A vantagem é que o iniciante não precisa fazer nada mais do que isso. Se o trader experiente ganhar, ele ganha; se o trader experiente perder, ele perde. É simples assim.

Um ponto problemático dessa abordagem também tem a ver com o fato de que nem todos os traders experientes sempre acertam e ganham em suas operações. Dessa forma, aquele que o copiou pode criar sentimentos negativos sobre a situação.

Conclusão

Social trading e copy trading não são a mesma coisa. É importante fazer uma distinção entre os dois. Também é importante considerar o que você está buscando para tornar a escolha mais fácil. 

Certifique-se sempre de escolher algo com o qual se sinta confortável e esteja ciente dos riscos. Você deve sempre saber as razões por trás de suas escolhas. Pense cuidadosamente sobre o que você quer saber e o que combina com você. 

Para conhecer mais sobre o universo do trading, acesse a Launchpad da Ripio e adquira um conhecimento completo sobre o mercado de criptomoedas.