Voltar ao início

O que é DAO: você precisa conhecer

O que é DAO: você precisa conhecer

DAO são organizações autônomas descentralizadas em blockchain que utilizam contratos inteligentes. Entenda mais!

Luana Miyuki
Content Analyst
31/1/23

O que é DAO? Entenda como funciona uma organização autônoma descentralizada

Imagine um grupo de pessoas de diferentes partes do mundo que não precisam se encontrar, mas que trabalham de maneira coletiva em prol de um projeto. Junte a isso o fator descentralizador, já que as operações são feitas em redes blockchain

É provável que você já tenha ouvido falar em crowdfunding ou cooperativas, conceitos que envolvem o financiamento coletivo de alguma atividade. Agora, essa prática chega ao mercado cripto por meio das organizações autônomas descentralizadas (DAO). Mas, afinal, o que é DAO? Tendência da Web3, esse modelo de negócios chegou para ficar e tem atraído cada vez mais entusiastas. 

Saiba como funcionam as DAOs e as principais vantagens de investir nos ativos atrelados a elas.

O que é DAO?

DAO é a sigla para decentralized autonomous organization (organização autônoma descentralizada, em português) e ela representa exatamente isso: um coletivo reunido para captar recursos e trabalhar em conjunto em determinada tecnologia. 

No contexto do universo cripto, isso significa que é uma organização sem gerenciamento hierárquico capaz de validar operações por meio das redes blockchain e dos contratos inteligentes (smart contracts).

O conceito de DAO surgiu com o advento do Bitcoin e hoje é uma das principais promessas para o futuro e a expansão do mercado cripto. A ideia é estabelecer que empresas e organizações se dissociem das amarras burocráticas de governos e instituições, e trabalhem de forma independente com outros players interessados.

A rede Ethereum foi a primeira a dar espaço para a criação e o desenvolvimento das DAOs, mas hoje há diversas novas frentes trabalhando em conjunto, como Uniswap (UNI), Compound (COMP), Radicle (RAD), Rarible (RARI) e MakerDAO (MKR).

Veja também: O QUE É UMA DAO E COMO FUNCIONA? 

Para que servem as DAOs

As DAOs oferecem aos usuários e desenvolvedores a oportunidade de organizar, de maneira descentralizada, um grupo de pessoas com um objetivo comum. A partir disso, é possível unir recursos suficientes para executar determinadas operações. Se você lembrou do conceito de crowdfunding, a ideia é exatamente por aí.

As organizações descentralizadas permitem que você trabalhe com alguém sem necessariamente precisar confiar nessa pessoa, afinal, a confiança é gerada por uma tecnologia automatizada: os contratos inteligentes. Na prática, esse modelo de operação abre uma infinidade de possibilidades.

Como funciona uma DAO? E entenda os smart contracts

Para entender o funcionamento das DAOs, precisamos adentrar ao conceito dos contratos inteligentes, já que são eles os responsáveis por validar as transações no universo das finanças descentralizadas.

A partir do momento que um contrato inteligente é ativado em uma rede blockchain (como a Ethereum, por exemplo), os usuários envolvidos nas operações devem seguir regras já preestabelecidas pelo protocolo. Uma vez que a DAO entra em operação, todas as decisões são tomadas por meio de um consenso.

Como os fundos serão gastos, quais atualizações serão feitas e quanto cada usuário deve contribuir serão definidos por meio da participação em bloco, permitindo que o contrato inteligente seja o grande responsável por organizar e gerir as etapas.

Exatamente por isso, as DAOs não precisam de uma autoridade central, pois todas as decisões são tomadas em grupo e são previamente organizadas por uma tecnologia automatizada. Os contratos inteligentes não permitem a edição dos códigos ou das regras, e todas as transações são publicadas na blockchain.

Vantagens da DAO

Em tempos de descrença com os sistemas tradicionais, cresce a busca por soluções cada vez mais independentes. O conceito por trás das DAOs já é motivo suficiente para se animar, afinal, há uma série de oportunidades que podem se desenvolver a partir desses mecanismos.

Uma DAO bem estruturada abre portas para que usuários se engajem em soluções que realmente acreditam, já que há exigência de aporte financeiro (feito em criptomoedas nesses casos) para quem deseja participar. 

As organizações descentralizadas têm tudo para serem – de fato – a forma mais democrática de participação coletiva que já vimos na sociedade

Por fim, uma DAO é essencialmente pública: toda alteração gera uma votação, além de cada transação ser detalhadamente divulgada por meio da blockchain. A organização descentralizada é transparente, segura e aberta.

Por que investir em ativos atrelados às DAOs?

O investimento em DAO é um dos mais promissores do universo cripto, uma vez que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nos meio dos projetos descentralizados. Especialistas apontam essa tecnologia como revolucionária e abrangente, fazendo com que os ativos atrelados a ela se destaquem no mercado.

Se animou com o conceito de DAO e quer investir de maneira indireta nas criptos desse universo? Você pode comprar os ativos de uma organização específica, da mesma forma que já ocorre no mercado de ações.

Assim como outras criptos, é possível negociar tanto de forma direta (peer-to-peer) como por intermédio das exchanges especializadas. Entretanto, é preciso entender sobre esse mercado e sobre como funcionam as blockchains antes de se envolver diretamente com esses ativos digitais.

Principais tokens DAO

Os principais tokens DAO por capitalização de mercado em 2022, de acordo com a CoinMarketCap, são: