Voltar ao início

O Bitcoin é seguro?

O Bitcoin é seguro?

Aprenda como comprar, vender e manter bitcoin de forma segura com a Ripio.

Santiago Juarros
Content Analyst
26/10/20

Uma moeda digital pode ser realmente segura? Como posso ter a certeza que não vou cair em um golpe com criptomoedas? O que fazer para não perder a posse de meus Bitcoins? 

A tecnologia por trás do Bitcoin é segura?

Muitas pessoas, ao conhecer o Bitcoin, ficam preocupadas pelo fato dessa criptomoeda ser digital. Afinal, se é uma forma de dinheiro que pode ser usado pela internet, o que garante que meus bitcoins não serão copiados e colados como qualquer arquivo de computador?

Bitcoin usa uma tecnologia que faz com que sua rede seja imutável, confiável e à prova de fraudes. Portanto, o código do Bitcoin tem se mostrado muito seguro desde a sua criação! E, na verdade, você não copia toda essa rede ou as moedas em seu computador.

Pense que o acesso à rede onde funciona o bitcoin ocorre da mesma forma que você acessa sua casa: você pode manter várias cópias de uma chave, mas duplicar uma chave não faz com que a casa seja duplicada, certo? Somente significa que outra pessoa possuidora de uma cópia da chave também poderá acessá-la.

Semelhantemente ao exemplo acima, os usuários da rede Bitcoin apenas possuem uma chave de acesso aos fundos, o que faz ser impossível duplicar a moeda também. Não é possível que a mesma unidade da moeda esteja em dois lugares. E não há como acessá-la sem as chaves certas.

Como manter seus Bitcoins em segurança?

Agora, pela explicação que tivemos até aqui, é possível que você esteja se perguntando: “Se eu perder a chave da minha casa, quem achá-la poderá entrar em minha residência. Com bitcoin também seria assim?” A resposta é positiva! Se outras pessoas tiverem acesso a sua chave, poderão controlar suas moedas.

Por isso é preciso manter chaves e credenciais de acesso bem guardadas.

Para quem está iniciando no mundo das criptomoedas, um jeito de manter seus bitcoins seguros é usando serviços de carteiras online como os da Ripio. Sendo assim, basta você manter senhas e dados de acesso protegidos e a Ripio cuida de todo o resto para que seus valores e moedas digitais fiquem bem longe dos problemas discutidos aqui.

Ripio Bitcoin Wallet: Carteira de Bitcoin
As carteiras ou wallets são aplicativos ou serviços web que permitem operar com criptomoedas

E para comprar? Qual a maneira mais segura?

Existem dezenas de sites e serviços que oferecem compra e venda de bitcoins. Mas é preciso pesquisar bastante para ter a certeza que uma empresa é séria e honesta. Ninguém quer ter surpresas desagradáveis após a compra, como descobrir que a empresa não enviou suas moedas ou que, infelizmente, caiu em um golpe.

Para não ser enganado nem ter dor de cabeça ao negociar bitcoin, sempre compre criptomoedas em empresas conhecidas, com uma alta taxa de satisfação de seus usuários e que possui tradição no mercado. Você não quer arriscar usando empresas duvidosas, não é mesmo? 

Aqui na RIpio, você encontra simplicidade e muita segurança ao comprar bitcoin. Nossa plataforma é inovadora e possuímos três camadas de segurança com duplo fator de autenticação

Através de nossos serviços, você pode comprar, vender, guardar e enviar criptomoedas sem complicações! E é por este motivo que já somos a opção de mais de meio milhão de usuários.

Como resumo, vamos repassar o que aprendemos! A rede Bitcoin é bem segura e prova isso por mais de 10 anos. Mas é necessário que você também faça a sua parte e guarde dados de acesso e chaves em segurança. Além disso, é muito importante usar produtos e serviços de empresas confiáveis do mercado e, para isso, você pode contar com a Ripio.

Continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre Bitcoin e continuar esta viagem por essa nova economia digital.