Voltar ao início

O que é autenticação de dois fatores?

O que é autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores, às vezes chamada de 2FA, é um medida de segurança adicional para proteger uma conta em um serviço online como a Ripio, um internet banking ou seu e-mail.

Santiago Juarros
Content Analyst
7/1/19

A autenticação de dois fatores —two factor authentication ou 2FA— é a medida de segurança adicional mais recomendada para qualquer tipo de conta onde você guarde dados pessoais ou informações sensíveis.O 2FA atua como uma segunda barreira (após a senha) contra um potencial roubo de identidade e é uma garantia que apenas o dono é quem está tentando acessar a conta. Incluindo até o caso em que alguém consegue decifrar sua senha — ou roubá-la— se você tem o duplo fator ativado, não será possível acessar sua conta.Basicamente, é um software que se vincula a sua conta e cria um código — token — descartável que deve ser inserido cada vez que acessa a mesma. Este sistema ganhou muita popularidade em contas de internet banking dado a necessidade de se ter medidas de segurança adicionais. Isso inclui os cartões de “chave de segurança” emitidos por bancos, que são um sistema de dupla autenticação, porém análogico e não digital.O aplicativo mais popular de dupla autenticação é o Google Authenticator.Na Ripio recomendamos enfaticamente que, para manter seus fundos dentro do maior nível de segurança possível, ative a autenticação de dois fatores em sua conta. Você pode fazê-lo seguindo estes passos:

  1. Baixe o app do Google Authenticator em seu smartphone.
  2. Acesse sua conta na Ripio através da web e clique em seu e-mail na parte superior direita da página.
  3. Selecione “segurança da sua conta”
  4. Selecione “Ative a autenticação de dois fatores (2FA)” e “Próximo”.
  5. Escolha a opção “Gerenciador de códigos”
  6. Abra o Google Authenticator e escaneie o código QR que aparece na tela da Ripio.
  7. Digite o código gerado pelo Google Authenticator no espaço onde é pedido o “token”.

Uma vez ativado, cada vez que quiser entrar em sua conta será preciso inserir o seu usuário (e-mail), senha e o token descartável gerado pelo aplicativo. Um conselho adicional é usar Google Authenticator em todas suas contas online.

Senhas

Além do fator duplo, que é uma excelente medida de segurança adicional, ter uma senha segura funciona como uma boa barreira para todos os intrusos que tentarem acessar sua conta sem sua permissão.Por esse motivo, vamos deixar uma lista de medidas de segurança que será útil para criar uma senha difícil de ser quebrada.

  • Não use a mesma senha em contas diferentes.
  • Tenha mais de 8 caracteres com, pelo menos, uma letra, um número, uma letra maiúscula e um símbolo.
  • Não use nome de animais de estimação, amigos ou familiares. O melhor, embora difícil de memorizar, é não usar palavras.
  • Caso tenha senhas salvas em seu smartphone ou navegador, faça o logoff e volte a acessar a conta pelo menos uma vez por semana.

Se você tem muitas senhas para lembrar (Internet banking, Ripio, e-mail, Twitter, Facebook, Instagram, etc.) o melhor é usar algum programa que guarde suas senhas como o KeePass ou o Lastpass. Estes programas permitem gerar e armazenar senhas, que por sua vez estão protegidas por uma senha mestra, que você deve lembrar e trocar com frequência.Por último, te lembramos que só você pode acessar a sua conta da Ripio. Por isso, como usuário do serviço, é sua responsabilidade manter sua conta o mais segura possível.Espero que seja útil e que sirva para prevenir problemas suas contas e, se você tem qualquer dúvida não deixe de falar conosco.