Voltar ao início

Investimentos: Qual o futuro do Bitcoin?

Investimentos: Qual o futuro do Bitcoin?

Descubra como o Bitcoin pode proteger você das incertezas do mundo

Santiago Juarros
Content Analyst
30/3/21

Criada inicialmente para ser uma moeda alternativa, protegida da inflação e utilizada mundialmente para facilitar todas as transações, o Bitcoin claramente teve mais uma importante função adicionada ao seu portfólio — a de investimento.

À medida que o mundo foi ficando mais complexo e incerto, as pessoas passaram a notar que o valor das moedas fiduciárias produzidas pelas nações, incluindo o dólar, euro e libra, podem não ter o mesmo valor ou estabilidade que tinham há alguns anos.

Isso se tornou ainda mais verídico no começo do ano de 2020, período onde o mundo foi afetado pela crise do Covid-19 e medidas mais drásticas e arriscadas precisaram ser tomadas por todas as nações para impedir que o caos global se estabelecesse.

Devido a isso, os investidores, tanto pessoa física quanto institucionais, observaram que uma moeda como o Bitcoin talvez seja exatamente o que todos nós precisamos para não só proteger o nosso patrimônio, como também agregar valor e rentabilizá-lo à medida que as incertezas se tornam cada vez mais presentes em nosso mundo.

Qual o futuro do Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital altamente negociada e equipada com o que talvez seja a tecnologia mais segura e anônima do mundo, a blockchain. Essas características por si sós já são bastante convincentes no que diz respeito à qualidade e utilização do Bitcoin em escala global, mas ainda há outra característica extremamente importante, que complementa perfeitamente o real valor da moeda.

Estamos falando da sua quantidade limitada disponível no mundo, que matematicamente não pode ultrapassar o total de 21 milhões de moedas. Isso faz com que o Bitcoin se torne não só uma alternativa para o dinheiro comum, mas também uma reserva de valor, assim como o ouro, a prata e o dólar foram por muitos anos.

Ter uma quantidade limitada e ser uma reserva de valor significa que, independentemente do rumo que a economia mundial tomar, o valor daquele ativo será conservado e protegido da inflação, ou, no caso do Bitcoin, valorizado de maneira bem significativa.

Como mencionado anteriormente, os investidores estão cada vez mais céticos em relação à estabilidade e ao valor que as moedas tradicionais irão possuir no futuro. Crises sanitárias, emissão monetária descontrolada e ameaças de guerras nucleares são apenas alguns dos fatores que justificariam essas incertezas e a possível desvalorização de moedas atualmente fortes, como o dólar e o euro.

Com isso, possuir uma moeda digital com todas as características acima citadas, como o Bitcoin, está se tornando algo cada vez mais aceito e recomendado por diversos especialistas de investimentos. Além de proteger parte do dinheiro que foi investido nas moedas, aqueles que acreditaram no Bitcoin e tiveram paciência foram recompensados com valorizações incrivelmente satisfatórias.

Bitcoin como investimento de longo prazo

As valorizações “incrivelmente satisfatórias” a que nos referimos no parágrafo anterior são nada mais do que o reflexo da aceitação e da confiança que o mundo está tendo em relação ao Bitcoin. Assim como tudo que está exposto à lei da oferta e demanda, o preço de um ativo sempre cresce à medida que mais pessoas o desejam obter.

Se você, com a mentalidade de investidor paciente e de longo-prazo, acreditar que o Bitcoin e as criptomoedas terão uma participação cada vez mais significante no mundo ao longo dos anos, então tudo que precisa fazer é investir nelas de maneira consciente e esperar.

Pessoas que adotaram essa mesma postura nos primeiros anos de vida do Bitcoin e foram pacientes, tiveram a oportunidade de ver seu dinheiro investido sendo multiplicado por mais de centenas de milhares de vezes — e tudo que precisaram fazer foi comprar e esperar.

Bitcoin como investimento de curto prazo (especulação)

É válido mencionar que, apesar do investimento de longo prazo ser a maneira mais rentável e segura, há aqueles que possuem os nervos e as habilidades para conseguir lucrar através das oscilações de curto prazo que o mercado de Bitcoins oferece. Mas, esse tipo de abordagem traz consigo um alto risco que muitos não estão dispostos ou preparados para se expor, e por isso deveriam evitar a todo custo, literalmente.

Isso é tão verdadeiro que, mesmo o Bitcoin multiplicando seu valor por mais de centenas de milhares de vezes, ainda tiveram pessoas que conseguiram perder dinheiro com ele. O motivo, especulações de curto prazo. Por isso, se algum dia desejar se aventurar nesse estilo de investimento, estude bastante e prepare as suas emoções.

Agora que você entende qual é o futuro do Bitcoin e despertou o interesse em investir na moeda, ou então já investe mas está à procura de uma plataforma segura e de fácil utilização, conheça a Ripio. E se ainda tem dúvidas sobre o universo das criptomoedas, explore o Launchpad da Ripio e entenda tudo sobre a nova economia digital.