Voltar ao início

Como investir em criptomoedas?

Como investir em criptomoedas?

Saiba aqui como investir em criptomoedas, de forma segura e correta passo a passo. Aqui, você confere um manual iniciante definitivo. Acesse!

Santiago Juarros
Content Analyst
16/9/22

Como investir em criptomoedas? Confira as dicas

As criptomoedas são uma novidade que chamam a atenção tanto de quem já opera no mercado como de novatos no campo dos investimentos. Essas moedas virtuais não são reguladas por nenhum órgão centralizador, uma vez que surgem a partir de um processo denominado mineração, baseado na capacidade de processamento de um computador. 

Sendo assim, como investir em criptomoedas? Por conta dessa dúvida, muitas pessoas ainda têm resistência em negociar esse tipo de ativo. O fato de não ter o intermédio de uma instituição tradicional pode ser motivo de insegurança para muitos.

Apesar disso, as vantagens dessa alternativa de investimento são grandes: variedade de moedas disponíveis no mercado, alta rentabilidade e a possibilidade de diversificação do risco da sua carteira são algumas delas.

Curioso para descobrir como funcionam as criptomoedas e ter sucesso? Acompanhe as dicas a seguir.

Como começar a investir em criptomoedas?

O primeiro passo para investir em criptomoedas começa antes mesmo da operação de fato. É de suma importância que você entenda esse mercado e as suas características próprias. Diferentemente do mercado tradicional, o cripto é envolto de dúvidas e uma alta volatilidade, portanto, é preciso conhecer cada um dos ativos, dos mais consagrados aos mais apostados.

Por via de regra, boa parte das criptomoedas são emitidas em redes blockchain de código aberto, que são plataformas descentralizadas que permitem aos usuários e desenvolvedores trabalharem em conjunto e sem um centralizador das operações. O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), por exemplo, são os dois carros-chefe desse segmento.

Há pelo menos duas formas de negociar criptoativos: de forma direta (via mecanismo peer-to-peer) nas blockchains, e por meio de exchanges especializadas.

No caso das corretoras, o funcionamento é semelhante à compra e venda de ações. Depois de comprar as criptomoedas, é imprescindível manter uma boa carteira e operar por meio de uma exchange em que você confie, com taxas interessantes de administração e rendimento.

Qual o valor mínimo para investir em criptomoedas?

Com mais de 20 mil criptoativos em circulação, o mercado de criptomoedas é vasto e repleto de oportunidades. Cada ativo opera de maneira independente e com suas próprias regras, mas todos seguem a lei da oferta e da procura. Logo, a sua valorização depende da procura dos investidores.

Você não precisa comprar um ativo inteiro neste mercado: assim como as ações, é possível comprar pequenas frações de um todo. Assim, você pode gastar muito pouco e diversificar a carteira com opções de criptomoedas promissoras e baratas. 

Como as criptomoedas são ativos altamente voláteis, é importante que você não utilize todo o saldo que tiver em conta para apostar nessas moedas. Portanto, evite comprometer todo o orçamento, afinal, a moeda pode desvalorizar num piscar de olhos.

Comece aos poucos e, conforme for compreendendo as flutuações do mercado, aumente a sua porção conforme surgir a oportunidade. 

Quanto vale 1 criptomoeda em real?

Cada criptomoeda tem um preço específico que varia conforme diferentes tipos de fatores. Você pode acompanhar gráficos de atualização em tempo real no site da Ripio. 

Vale a pena investir em criptomoedas?

A compra de criptomoedas é uma ótima alternativa para diversificar a sua carteira e minimizar os riscos, prática que o conhecimento financeiro prova ser a melhor maneira de maximizar os seus retornos. Porém, é preciso tomar cuidado com as armadilhas que esse mercado pode oferecer.

Comece por apostar em ativos já consagrados, como o BTC e o ETH, e fuja das criptomoedas desconhecidas e com projetos obscuros. Também é importante fortalecer a segurança da carteira digital para que os códigos privados não sejam permitidos, uma vez que essas moedas só existem em formato digital.

Faça uma boa pesquisa sobre a exchange escolhida e confira se ela utiliza métodos de segurança fortalecidos. Por fim, mantenha-se atualizado sobre o mercado, com acompanhamento constante sobre as oscilações de cada opção para escolher as que mais se encaixam na sua carteira. Essa é a chave para colher bons frutos não só no investimento de criptomoedas, mas também de outros tipos disponíveis no mercado.

Conclusão

Investir em criptomoedas é uma tendência que deve durar muitos anos, já que esse segmento está só no “começo”. Porém, para conseguir ganhar dinheiro, é indispensável conhecer muito bem o mercado e agir com cautela, evitando investir somas exageradas de dinheiro que podem lhe causar possíveis prejuízos. 

Para negociar com segurança, é importante que você tenha um conhecimento mais avançado desse mercado e o auxílio de plataformas confiáveis e seguras de compra e venda, como a Ripio.