Voltar ao início

Conheça os diferentes tipos de Stop Order

Conheça os diferentes tipos de Stop Order

Aprenda mais sobre as ferramentas essenciais para quem negocia criptomoedas.

Santiago Juarros
Content Analyst
25/3/21

Como todos sabem, o Bitcoin é a moeda digital mais popular e utilizada no mundo todo. A popularidade também traz consigo um alto nível de volatilidade e liquidez para o mercado de Bitcoins, o que o torna um ambiente bastante atrativo para aqueles que realizam operações de trade com frequência.

Operar no mercado cripto é algo que exige um bom nível de atenção, pois faz-se necessário acompanhar a volatilidade dos preços para saber a hora certa de comprar ou vender nas melhores oportunidades.

Para isso, todo trader que leva seu trabalho a sério conhece muito bem as ferramentas que são essenciais para garantir o seu sucesso enquanto opera nas plataformas: as ordens do tipo stop.

Também conhecidas como Stop Orders, ou simplesmente ordens de parada, elas são nada mais do que os comandos de parada com valores definidos que você insere na plataforma para que suas decisões sejam levadas ao mercado.

Ou seja, de modo geral, as stop orders permitem que você defina o valor tanto de entrada (compra) quanto de saída (venda) quando estiver operando. Dessa forma, você não precisa estar tomando todas as decisões de forma manual, pois as ordens stop farão isso automaticamente assim que atingir os valores estabelecidos por você anteriormente.

Por serem tão importantes para qualquer trader de Bitcoins, escrevemos ao longo deste artigo um breve resumo de todas as stop orders mais importantes que, com toda certeza, farão toda a diferença para a sua experiência de negociação.

Ordem com limite (Limit order):

Neste tipo de ordem, o trader pode definir o valor limite que está disposto a pagar por uma certa quantia de Bitcoins ou o valor limite que considera uma boa oportunidade de venda. Esta ordem será executada automaticamente se o mercado “oferecer” um preço igual ou inferior para a compra, ou um preço igual ou superior para a venda.

Vale notar que uma limit order nem sempre será executada por completo, pois pode ser que os valores estabelecidos não sejam concretizados pelo mercado e por isso ela não será ativada.

Ordem a mercado (Market order):

Diferente da limit order, onde você define os preços e os valores limites da transação, a ordem a mercado é aquela que utiliza o melhor preço disponível no mercado no momento em que você envia. Se sua ordem é de compra a mercado, então a plataforma irá comprar para você dos vendedores que estão oferecendo o melhor preço de venda no momento.

O mesmo vale para ordens de venda a mercado, onde você vende os seus Bitcoins pelo preço mais alto que os compradores estão dispostos a pagar no momento do envio.

Note que não existem “sobras” nas market orders, pois o mercado não precisa atingir nenhuma condição previamente estabelecida para ser executada.

Ordem stop com limite (Stop-Limit order):

Esta ordem é um pouco mais complexa, mas é fácil de entender. Nela, você precisará estabelecer dois valores antes de enviá-la, Stop Price (Preço de parada ou preço de acionamento) e Limit Price (Preço limite). O stop price é o preço definido para que o limit price seja ativado.

Ou seja, em uma situação de compra, o stop price é geralmente menor do que o limit price, e em situação de venda, o stop price é geralmente maior do que o limit price. Dessa forma, a operação se torna mais segura para o operador e aumenta a chance de ela ser executada por completo.

Quando o preço do stop price é atingido, uma ordem com aquele limit price que você estabeleceu é enviada, seja ela de compra ou de venda.

Ordem stop a mercado (Stop-Market order):

Esta ordem, nada mais é que uma combinação da ordem Stop-limit com a ordem de mercado. Ou seja, após o valor do stop price (preço de acionamento) ser atingido, uma ordem a mercado é enviada, resultando na execução total da compra ou venda dos Bitcoins.

Ordem trailing stop (Trailing Stop order):

Diferente das ordens anteriores, nas quais um valor fixo era estabelecido para acionamento, a ordem trailing stop permite aos operadores definir uma porcentagem específica de “distância” do preço de mercado. Desta forma, tanto para uma ordem de venda quanto de compra, enquanto o movimento do mercado estiver a favor do operador, sua ordem continuará aberta.

No momento em que a direção do preço se inverte e atinge o limite da porcentagem estabelecida, uma ordem de mercado é enviada.

Como pode notar, os diferentes tipos de ordem presentes na negociação de criptomoedas são ferramentas essenciais e indispensáveis para qualquer operador, pois em um mercado tão líquido e volátil, decidir tudo de última hora e de forma manual dificilmente irá trazer bons resultados.

Agora que você já conhece os vários tipos de Stop Orders, coloque suas negociações em prática. Se está começando e quer apenas comprar ou vender Bitcoin, conheça a nossa carteira Ripio, caso já tenha mais experiência, confira a BitcoinTrade, a corretora da Ripio no Brasi