Voltar ao início

Conheça a XRP, o projeto de créditos e pagamentos P2P da Ripple

Conheça a XRP, o projeto de créditos e pagamentos P2P da Ripple

Uma breve explicação da Ripple XRP, seu funcionamento e atualidades.

Santiago Juarros
Content Analyst
1/2/21

Não somente o famoso Bitcoin, outro criptoativo muito conhecido é o XRP (Ripple), atualmente nas mídias devido ao caso do processo da SEC (CVM dos EUA) em que a XRP pode sair das exchanges, colocando a XRP em uma recente onda de baixa.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a empresa criadora do XRP: a Ripple Labs .Inc

A Ripple Labs é uma companhia startup de São Francisco, fundada em 2012 e criadora do software/protocolo Ripple. Um protocolo open-source (código aberto) com objetivo de ser a número 1 em transações financeiras internacionais.

A proposta dela consiste em estabelecer um sistema de pagamentos e transações financeiras internacionais. Para realizar transações nesta plataforma, se utiliza o XRP, a "moeda-local" do protocolo Ripple.

Prometendo transações mais rápidas, mais baratas e mais confiáveis (Comparado a qualquer outra opção da atualidade).

De acordo com a própria Ripple: “XRP é a melhor moeda digital para transferências globais”. Utilizando a rede aberta da XRP, transações podem ser concluídas entre 3 a 5 segundos, sem a necessidade de uma central intermediária para aprovação.

Todos os cripto ativos tem o famoso "white paper", isto é, o papel inicial descrevendo a tecnologia. Com detalhes da sua utilização, seu propósito e como a ideia foi criada (com diagramas, estatísticas e dados). Clique aqui caso queira ler na íntegra o whitepaper do Protocolo Ripple.

Ripple XRP

Agora na prática, o Ripple é uma empresa, uma moeda ou uma plataforma?

Todas as opções mencionadas! 

  • A Ripple Labs .Inc é a empresa fundadora;
  • A Ripple Net é a sua plataforma ou rede;
  • A XRP é a moeda utilizada na plataforma.

Como funciona o projeto de créditos e pagamentos P2P da Ripple?

De uma maneira simplificada, os pagamentos P2P funcionam da seguinte forma:

  • Paulo, na Argentina quer enviar dinheiro para a Bruna que está no Brasil.
  • Utilizando a rede da Ripple, ele envia a quantidade desejada, que será anotada no livro-razão da rede.
  • Aprovada em questão de segundos pela rede, Bruna receberá o valor enviado. 

Entretanto, é necessário um gateway (uma instituição financeira) para realizar o intermédio destas transações. Caso você queira saber mais detalhes sobre como se tornar um gateway, neste link tem o guia da XRP.

A linha de crédito XRP para pagamento internacionais

A Ripple lançou também a linha de crédito em XRP para que pequenas e médias empresas (PMEs) tenham acesso facilitado a recursos financeiros.

Este serviço, focado em fintechs, oferece uma opção para empresas, auxiliando na captação de recursos. Os beneficiados desta novidade receberão crédito instantâneo em criptomoeda.

A polêmica da Ripple

A XRP é altamente criticada, e existem diversas discussões questionando se ela é centralizada ou descentralizada. A Ripple se autointitula como uma empresa baseada em blockchain descentralizada.

Entretanto, a empresa tem a sua própria tecnologia patenteada “Ripple Protocol Consensus Algorithm (RPCA)“, que tem uma proposta semelhante à blockchain utilizada no Bitcoin, mas não é a mesma.

Outro ponto importante é que a empresa Ripple Labs é a maior detentora da criptomoeda XRP.

A Ripple utiliza as vantagens da blockchain, com um sistema de pagamentos descentralizado para bancos e instituições financeiras. O que faz a descentralização são os gateways de pagamento, e não os usuários.

Ou seja, mantendo o intermediário mas com opções mais fáceis, baratas e rápidas para o cliente final.

A XRP na atualidade

Em dezembro de 2020, a Ripple foi alvo de um processo nos EUA, em que sua integridade foi altamente afetada, levando a inúmeras corretoras a "delistarem" a moeda, que culminou em forte queda no valor da moeda.

Como todos os desafios de novas tecnologias, não podemos julgar que a XRP tenha sido derrotada. Confira o pronunciamento dos fundadores da Ripple:

Durante 8 anos, a Ripple construiu produtos para ajudar centenas de consumidores a resolver problemas internacionais de pagamentos. Nós iremos defender a nossa companhia,e resolver este assunto na corte obtendo clareza para a indústria cripto nos EUA.

Continue por dentro de todas as novidades sobre blockchain e criptomoedas, se inscreva na newsletter do nosso Launchpad e acompanhe todos os novos artigos e guias.

E não se esqueça, para comprar bitcoin e outras criptos, num preço justo e com simplicidade, você pode contar com a Ripio.

Faça parte do futuro cripto conosco!