Voltar ao início

Como garantir sua segurança ao usar criptomoedas

Como garantir sua segurança ao usar criptomoedas

Dicas valiosas para a sua proteção online

Santiago Juarros
Content Analyst
19/1/21

As criptomoedas são uma fonte de liberdade financeira: através delas seus usuários podem ter total controle de seu dinheiro. Assim sendo, não existem reguladores para cuidar de todo o sistema monetário criado em torno deste universo digital.

Apesar de ser uma das grandes vantagens ao usar ativos digitais, a falta de um órgão central deixa a responsabilidade sobre a segurança das moedas totalmente para os seus proprietários.

A seguir aprenderemos alguns conselhos simples, mas essenciais para a sua segurança de suas moedas digitais.

Conhecimento é poder

Muitas pessoas entram para o mercado de criptomoedas sem ter um mínimo conhecimento do setor. A esperança de alto retorno de investimento passa na frente da pesquisa racional do mercado.

Agindo por impulso, não são poucos os que compram criptomoedas sem conhecer regras básicas de segurança e muitos outros compram sem compreender o que é de fato uma moeda digital.

Caso você tenha interesse em participar do mercado, saiba que quanto mais conhecimento tiver, mais maduro você será para tomar decisões, não só sobre investimentos, mas também sobre a segurança de seus ativos.

Conhecer o funcionamento das principais carteiras e seus diferentes tipos, como escolher uma chave privada e senhas fortes; e como fazer backup de sua chave privada são temas bem pertinentes para qualquer participante deste universo das criptomoedas.

Para aprender sobre este e assuntos relacionados, você pode ler os artigos do nosso launchpad, que incluem artigos sobre os temas citados e muito mais.

A forma que usamos a internet afeta nossa segurança digital

Existem pessoas que agem de forma descuidada na internet: clicam em qualquer link que aparece, abrem e-mails duvidosos, baixam programas de fontes não confiáveis e digitam dados pessoais em formulários desconhecidos.

Já outras pessoas cuidam de sua vida digital tão bem como a sua rotina real: apagam os lixos de seu computador da mesma forma que descartam o lixo de casa, organizam seus arquivos como fariam com seus documentos físicos, não baixam programas suspeitos assim como não convidariam pessoas estranhas para entrar em seu lar.

A internet em geral e, claro, o uso das criptomoedas é mais seguro para pessoas que são prudentes enquanto estão online. Já para os menos preocupados em manter as boas práticas digitais, a possibilidade de contaminação dos dispositivos é maior.

Existem diversos vírus e práticas criminosas que procuram roubar nossos dados de forma online e isso inclui o nosso saldo da wallet de criptomoedas. Portanto, pense na forma que você usa a internet e certifique que tem tomado medidas necessárias para que não fique desprotegido.

Não invista ou compre criptomoedas em empresas que você não conhece 

Justamente por não possuir um órgão central e reguladores, alguns golpistas e fraudadores utilizam os ativos digitais para lesar pessoas com pouco conhecimento.

Recuse qualquer oferta que ofereça lucros astronômicos e se afaste de toda proposta que o bom senso possa trazer questionamentos em sua mente. Assim como no mundo real, o mundo digital tem seus criminosos, que tentarão te enganar e levar suas economias.

Para quem inicia no mercado, uma boa opção é a compra direta de bitcoin em empresas que possuem tradição no mercado, boa reputação e satisfação de seus usuários. Se quiser uma empresa com estas características, você pode contar com a Ripio.

Ripio: Sua porta de entrada ao mundo cripto!