Voltar ao início

Block Explorer: o que é, como funciona e mais

Block Explorer: o que é, como funciona e mais

O Block Explorer se conecta diretamente a um blockchain e permite que os usuários consultem blocos individuais. Quer saber mais? Confira aqui!

Luana Miyuki
Content Analyst
22/3/23

O universo cripto oferece inúmeras possibilidades descentralizadas para os seus usuários e um dos fatores mais respeitados desse meio é a transparência. Porém, nem sempre as redes são de fato protegidas, e é nesse cenário que entra em cena um Block Explorer (ou explorador de blockchain).

Esse mecanismo oferece informações precisas sobre todo o histórico de uma blockchain a fim de gerar maior transparência sobre as transações envolvendo cada rede. Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona um Block Explorer e quais são os principais representantes desse mercado.

O que é um Block Explorer?

Um Block Explorer é uma ferramenta que permite aos usuários navegar e visualizar informações sobre uma blockchain específica. Ele é uma forma de explorar as transações – antigas e atuais – que ocorrem em uma rede, gerando maior transparência para os usuários.

Como funciona um explorador de blocos?

Geralmente, as informações que o Block Explorer mostra são organizadas em diferentes seções, como transações, blocos, endereços, estatísticas e outros detalhes relevantes.

Quando um usuário acessa um explorador de blocos, ele pode pesquisar informações sobre transações específicas, incluindo o valor, o remetente e o destinatário delas. Além disso, também é possível visualizar informações sobre o histórico de transações de um determinado endereço.

Além disso, os exploradores de blocos exibem informações sobre a blockchain, incluindo o número de nós ativos, o tamanho do bloco, o hashrate e outras estatísticas relevantes. Dessa forma, os usuários podem rastrear o histórico de uma transação específica desde o bloco em que ela foi registrada.

Esse tipo de ferramenta se comunica diretamente com a blockchain por meio de uma API (Application Programming Interface), que, por sua vez, permite que o explorador de blocos acesse informações sobre a blockchain em tempo real e exibe os dados para os usuários por meio de uma interface amigável.

Quais são os melhores Block Explorers?

Atualmente, existem diversos mecanismos de Block Explorer disponíveis na internet criados especificamente para otimizar o uso de blockchains descentralizadas. Conheça os principais:

BlockExplorer

O BlockExplorer foi um dos primeiros exploradores de blockchain a ser lançado, e, até hoje, é considerado uma das melhores ferramentas para explorar a blockchain do Bitcoin (BTC). Fundado em 2014, ele é tido como referência na indústria de criptomoedas.

O seu funcionamento é bastante simples: ao acessar a plataforma, o usuário pode pesquisar as informações que deseja receber sobre uma transação, bloco ou endereço específico. O BlockExplorer, então, comunica-se com a blockchain do Bitcoin por meio de uma API para fornecer informações precisas e em tempo real.

Blockchain.info

Fundada em 2011, a Blockchain.info é uma das empresas mais antigas no espaço das criptomoedas e que oferece uma ampla gama de serviços, incluindo carteiras digitais, soluções para empresas e outros produtos. O Block Explorer da empresa oferece uma ampla variedade de ferramentas para os usuários explorarem e interagirem com a rede do BTC.

A sua interface de uso é intuitiva e fácil de usar, permitindo que os usuários pesquisem informações sobre uma transação, endereço ou bloco específico. A sua página inicial fornece uma visão geral da blockchain do Bitcoin, incluindo informações sobre a taxa de hash, o tamanho do bloco e o número de transações.

BlockCypher

O explorador BlockCypher funciona em uma rede de código aberto que oferece suporte para várias blockchains – incluindo o Bitcoin, Ethereum e várias outras. A plataforma oferece uma ampla variedade de ferramentas para os usuários explorarem e interagirem com a rede, além de possibilitar a criação de carteiras e aplicativos em blockchain.

Além do explorador de blocos ser um dos mais completos do mercado, a plataforma ainda inclui uma API fácil de usar. Assim, os desenvolvedores podem acessar informações em tempo real sobre as transações a fim de otimizar a criação de aplicativos e outros protocolos.

BTC.com

Por fim, o BTC.com é uma plataforma subsidiária da Bitmain, uma das maiores empresas de mineração de criptomoedas do mundo.

Ao pesquisar um endereço específico, o BTC.com fornece informações detalhadas sobre todas as transações realizadas com esse endereço, incluindo o seu valor, o endereço do remetente e do destinatário, e o status da transação.

Agora que você já sabe o que é Block Explorer, que tal aproveitar para conferir outros conteúdos valiosos sobre o mercado cripto aqui na Ripio?