Voltar ao início

Baleia Bitcoin: o que é, sua importância e influência

Baleia Bitcoin: o que é, sua importância e influência

Baleia Bitcoin é como os grandes investidores do mercado cripto são chamados. Quer saber mais? Confira aqui qual sua importância, influência e mais!

Luana Miyuki
Content Analyst
22/3/23

Assim como ocorre no mercado de ações, o de cripto também tem os seus termos para representar períodos e perfis de investidores. Um deles é bastante famoso e está relacionado ao investidor que detém grandes quantidades de criptoativos: o "Baleia Bitcoin".

A ação desses investidores impacta diretamente no valor dos ativos e também no mercado como um todo. Para compreender melhor o significado da expressão e como ela ocorre, acompanhe o texto a seguir!

O que é Baleia Bitcoin?

O termo “Baleia” foi originalmente usado no mercado financeiro para se referir aos investidores com grandes quantidades de ativos. Hoje, o segmento cripto também utiliza o termo para representar os investidores que detêm um grande volume de BTC em suas carteiras virtuais.

Uma Baleia Bitcoin é frequentemente referida como um “grande jogador” do mercado cripto, uma vez que pode comprar e vender uma quantidade alta de BTC de uma só vez. Essa atividade altera significativamente o preço da criptomoeda no curto prazo, afetando diretamente os movimentos do setor.

Ou seja, esses investidores têm a capacidade de influenciar o mercado de criptomoedas graças à quantidade significativa de ativos que possuem. 

As Baleias de BTC são frequentemente vistas como um aspecto negativo por conta do seu fator de influência. Porém, alguns especialistas apontam que elas também desempenham um papel importante na estabilização do mercado, já que podem negociar grandes quantidades do ativo para equilibrar o setor e impedir flutuações de preço significativas.

Por que é importante as "Sardinhas" entenderem as estratégias das Baleias?

Assim como existem as Baleias, também existem as Sardinhas: os investidores com uma quantidade relativamente pequena de BTC. Embora as Sardinhas de Bitcoin possam não ter a mesma influência que as Baleias, é importante que elas entendam as estratégias utilizadas pelos grandes players. 

Como as ações das Baleias podem afetar significativamente o preço da criptomoeda, isso pode impactar diretamente as carteiras das Sardinhas. 

Por exemplo, se uma Baleia decidir vender uma grande quantidade de BTC de uma só vez, isso pode levar a uma queda significativa no valor de mercado, o que pode fazer com que outras pessoas vendam as suas criptomoedas, levando a uma queda ainda maior no preço — gerando até um Bear Market. Como resultado, as Sardinhas de Bitcoin podem perder uma quantidade significativa de dinheiro com seus investimentos. 

Portanto, é importante estar ciente das estratégias das Baleias para tomar decisões fundamentadas sobre quando negociar o ativo a fim de minimizar os riscos e as perdas.

Principais Baleias Bitcoin

Agora que você já sabe o que o termo significa, é provável que esteja curioso para saber quem são esses grandes players. Atualmente, há vários investidores e empresários ligados ao boom do BTC, muito por conta do seu alto investimento. Conheça os principais:

Satoshi Nakamoto

Figura mais famosa a ser associada ao universo cripto, Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pelo criador do Bitcoin, que também é hoje a maior Baleia Bitcoin do mercado. 

Embora a verdadeira identidade dele seja desconhecida, estima-se que ele detenha cerca de 1 milhão de BTC em sua carteira virtual.

Tim Draper

O investidor em tecnologia e capital de risco é conhecido por sua visão otimista sobre o BTC. Ele é um defensor ativo da criptomoeda e acredita que ela tem o potencial de transformar a indústria financeira global. 

Draper comprou 30 mil BTC em um leilão do governo dos Estados Unidos em 2014 e continua a investir em várias empresas de criptomoedas.

Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss

Conhecidos como os “gêmeos Winklevoss”, eles ficaram famosos pela disputa judicial com Mark Zuckerberg sobre a criação do Facebook. 

Os irmãos se tornaram investidores de criptomoedas em 2012 e são co-fundadores da exchange Gemini. Estima-se que eles tenham cerca de 1% do fornecimento total de BTC em circulação no mercado.

Barry Silbert 

Empresário e investidor de capital de risco, Silbert fundou a Digital Currency Group, uma empresa que investe em startups de criptomoedas.

Ele é conhecido por seu papel na criação do Bitcoin Investment Trust, que permitiu aos investidores institucionais investirem em BTC por meio de um fundo negociado em bolsa.

Michael Saylor 

Ele é o CEO da MicroStrategy, uma empresa de software de inteligência empresarial. Em 2020, Saylor anunciou que a MicroStrategy havia investido mais de US$ 1 bilhão em BTC como parte de sua estratégia de tesouraria corporativa. 

O empresário tornou-se um defensor vocal da criptomoeda, e sua empresa agora detém mais de 100 mil BTC sob caixa.

Matthew Roszak 

Empresário e investidor em criptomoedas, Roszak é conhecido como um dos primeiros defensores da tecnologia blockchain. Ele é o cofundador da Bloq, uma empresa de blockchain que oferece soluções para empresas em diferentes setores, incluindo o financeiro, da saúde, logística e do governo.

Roszak começou a investir na criptomoeda em 2012 e, desde então, tem investido em várias empresas, como Coinbase, Kraken, BitGo, Factom e Qtum.

Qual a influência das Baleias Bitcoin no mercado das criptomoedas?

Quando uma Baleia compra muitos BTC, a tendência é de que haja uma alta no preço da criptomoeda, pois a demanda aumenta e a oferta disponível diminui. Isso pode levar a um efeito dominó, com outros investidores comprando o ativo para também aproveitar a tendência de alta, fazendo com que o preço suba ainda mais.

Por outro lado, quando uma Baleia vende uma grande quantidade do ativo, ela pode causar uma queda no valor, já que a oferta disponível aumenta e a demanda diminui. A influência das Baleias Bitcoin no mercado das criptomoedas é, portanto, significativa e pode afetar a tomada de decisões dos investidores menores.

Por isso, é importante para os investidores entenderem as estratégias das Baleias e monitorarem as suas atividades para que possam tomar decisões fundamentadas e evitar serem impactados negativamente por movimentos repentinos do mercado.

Agora que você já sabe o que é Baleia Bitcoin, que tal aproveitar para conferir outros conteúdos valiosos sobre criptomoedas aqui na Ripio?