Voltar ao início

Personalidades Cripto: Satoshi Nakamoto

Personalidades Cripto: Satoshi Nakamoto

A identidade oculta por trás do criador do Bitcoin

Santiago Juarros
Content Analyst
18/1/21

Um dos primeiros sinais do nascimento do Bitcoin se deu no dia 18 de agosto de 2008, quando o domínio bitcoin.org foi registrado.

Já em novembro daquele mesmo ano, um estudo com nome “Bitcoin: Um sistema de dinheiro eletrônico Peer-to-Peer” foi publicado e dava mais detalhes sobre a moeda digital que se tornaria a mais popular do mundo.

No início de 2009 o código foi lançado de forma aberta e, ainda em janeiro do mesmo ano, o primeiro bloco foi minerado.

Mas quem foi o responsável por trazer até nós essa criptomoeda, que criou uma nova forma de enxergar o sistema monetário?

Quem é Satoshi Nakamoto?

Este, na verdade, é apenas um pseudônimo usado para o criador do bitcoin. Esse nome não aparece em nenhum outro setor de forma relevante, além da documentação do próprio bitcoin. Sendo assim, o nome foi escolhido a fim de encobrir a real identidade do desenvolvedor do BTC.

Ninguém foi capaz de afirmar se o nome refere-se a apenas uma pessoa ou um grupo inteiro de desenvolvedores.

Um estudo dos textos de Nakamoto concluiu que sua forma de escrever se parece com a de um desenvolvedor que criou a tecnologia de contratos inteligentes, muito difundida no mundo das criptomoedas: Nick Szabo. Mas não há nenhuma prova sobre isso.

Outros já acreditam que Hal Finney foi o verdadeiro Satoshi. Finney foi um famoso desenvolvedor e grande entusiasta do bitcoin. Ele foi a primeira pessoa a receber uma transação de bitcoin, enviada pelo próprio Satoshi.

Existem muitos outros nomes apontados como possíveis criadores do bitcoin. O mais importante aqui é lembrar que a “criatura se tornou maior do que o próprio criador”.

Assim, por mais que seja um assunto muito interessante, não é tão importante descobrirmos quem é Nakamoto. Melhor que isso, basta conhecermos o próprio BTC, já que seu código é aberto para que todos tenham a oportunidade de participar de seu protocolo.

O que quer dizer Satoshi Nakamoto?

O significado deste nome é amplo e possui diversas interpretações. Uma das teorias é que seu sentido em japonês seria “Inteligência Central”. Apesar dessa tradução cair bem para o contexto da criptomoeda, alguns estudiosos acreditam que o nome pode ter significado mais profundo, como você pode ler nesta matéria em inglês.

Qual a razão do criador do bitcoin optar por um pseudônimo?

Seria necessário fazer uma enorme lista para tentar entender o real motivo pelo qual o criador do BTC usou um nome falso. Aqui são apenas algumas das teorias:

  • Como o sistema foi feito para ser descentralizado, a criação de um nome fictício faz com que a criptomoeda não possua um responsável nem uma autoridade que responda por ela.
  • A criação de um sistema que tira o poder dos bancos e governos é desafiador. Possivelmente, poderia acontecer alguma forte represália ao nome vinculado à moeda, ocorrendo a omissão por segurança.
  • Talvez o criador apenas preferisse continuar a levar uma vida fora dos holofotes da mídia. Lidar com a inevitável fama e o assédio de entusiastas podia estar fora dos planos de Satoshi.

Você tem alguma teoria sobre qual o real motivo para o uso de um pseudônimo?

Independente do motivo, parece que a escolha por ocultar o nome real deu certo para que o ativo pudesse crescer de forma descentralizada e sem por ninguém em risco.

Apesar do nome de seu criador oculto, comprar e vender bitcoins não possui segredos! E a Ripio está aqui para te ajudar a fazer parte do vasto universo das moedas digitais, com preço justo, segurança e a qualidade que você merece. Confira agora mesmo!