Voltar ao início

Análise técnica e análise fundamental são realmente opostas?

Análise técnica e análise fundamental são realmente opostas?

Para analisar a curva de preços de uma criptomoeda, o melhor é combinar as informações fornecidas por essas duas estratégias, aparentemente opostas - mas que na verdade se completam.

Santiago Juarros
Content Analyst
5/4/22

Nos momentos em que o mercado está em queda, conhecido como bear market, a comunidade cripto volta a acirrar os debates sobre qual estratégia de análise é melhor para tentar prever a curva de preço de uma criptomoeda: se a análise técnica ou se a análise fundamentalista

Entretanto, essas duas análises parecem colocar em jogo as duas formas mais típicas de estratégia para manter as criptomoedas: se a de manter a criptomoeda a curto prazo utilizando estratégia de trading; ou se a de manter a longo prazo, ou seja, holdar

Análise fundamentalista 

Os holders de Bitcoin são pessoas que guardam seus BTCs porque estão convencidos de que é inevitável que a aceitação e o uso da criptomoeda cresçam exponencialmente, e levem o preço da principal criptomoeda junto. Portanto, eles não se preocupam com a oscilação diária do mercado. 

Muitos investidores mantêm o Bitcoin a longo prazo, pois realizaram a análise fundamentalista, e estão confiantes em sua decisão, já que as características da criptomoeda e da rede não vão mudar independente do momento do mercado ou de fatores externos.

A análise fundamentalista está relacionada com o fato de verificar as características da moeda e da rede para tentar entender o que dá valor ao ativo hoje, e que pode crescer ainda mais no futuro. 

Por exemplo, a escassez do Bitcoin é um dos pontos que dá valor à criptomoeda tanto agora quanto no futuro, pois existem apenas 21 milhões de tokens para serem emitidos. Ou a estrutura descentralizada que torna a criptomoeda resistente à censura e aos ataques hackers; até mesmo o tipo de mineração auxilia na análise fundamentalista.

No caso da Ethereum, por exemplo, que permite a criação de novos tokens e operação de dApps, sendo assim, a capacidade de programar contratos inteligentes (smart contracts) é parte fundamental dessa rede. 

A análise vale para qualquer criptomoeda tanto do protocolo DeFi quanto do metaverso, jogos play-to-earn ou NFT, sendo baseada na revisão dos recursos principais de um projeto cripto e na consideração de seu valor e utilidade, tanto hoje quanto no futuro. Tentando descobrir inclusive em que velocidade ou magnitude a criptomoeda vai subir, ou descer. 

Análise Técnica 

A análise técnica é mais focada nos traders que operam intensamente no mercado cripto, levando em conta as variáveis, as mudanças na curva de preços, o volume transacionado diário e outros indicadores que as próprias exchanges podem apontar em sua plataforma. Tudo isso para atingir o preço mais alto quando vendem e o preço mais baixo quando compram.

Todo esse panorama aparece com muita clareza na imagem que popularizou a ideia de negociação: uma pessoa em frente a vários monitores de computador com gráficos de criptos. Essa noção tem a ver com a base da análise técnica, que consiste no estudo e comparação dos indicadores, valores e variáveis, portanto, o investidor precisa aprender a ler os gráficos para avaliar os indicadores e tentar prever o comportamento do preço do token.

Isso é feito considerando o valor de um outro ativo, que pode ser uma criptomoeda ou uma moeda fiduciária. Por exemplo, o par BTC/ETH é utilizado para entender quando o “ETH está mais barato em relação ao BTC”, ou utilizam o par BTC/USD para analisar os movimentos do Bitcoin em relação ao dólar americano.

A análise técnica é uma ferramenta que os traders utilizam para orientar suas estratégias, baseando as negociações nas tendências do mercado. Buscando olhar mais para o contexto, a volatilidade da criptomoeda do que de fato para suas características internas fundamentais. 

Quem utiliza essa análise busca avaliar os movimentos de alta e baixa, o tempo em que essas mudanças ocorrem e buscam um padrão de um comportamento similar a outro que já acontece, para tentar prever o que acontecerá com o ativo em um futuro próximo. Existem diversas ferramentas que disponibilizam o histórico do preço de qualquer criptomoeda para análise. 

Portanto, a análise técnica envolve a interpretação e análise de gráficos em tempo real, que estão disponíveis em vários sites de exchanges, como o CoinMarketCap, para cruzar informações e avaliar dados como a evolução do preço, o volume negociado, a variação do valor de mercado, a variação em referência a outra criptomoeda ou moeda fiat, entre outros. Quanto mais dados forem analisados melhor será sua estratégia. 

É importante ficar atento às resistências e aos suportes da criptomoeda, que são o piso e teto entre os quais um par oscila por um determinado tempo. 

Análise fundamentalista + análise técnica 

Podemos dizer cada uma das macroestratégias coincide com um dos perfis de compra/venda, mas, a ideia não é tão simples, não é porque você quer fazer hold de determinado ativo que fará somente a análise fundamentalista ou caso queira fazer trade utilizará apenas a análise técnica, o mercado cripto possui muito sentimento, aventura e palpite, além da análise.

Tem muita gente que entra para o mercado cripto não por ter feito análise técnica ou fundamentalista de um projeto, mas entra por indicação de alguém que já fez ou por praticidade (para comprar as criptomoedas mais populares), pois é a única criptomoeda que conhece, ou mesmo por feeling.

Para aproveitar ao máximo sua experiência em criptomoedas e aprender a fundo no que está investindo seu dinheiro, é aconselhável que, à medida que for ganhando confiança e experiência no mercado, trabalhe um pouco de cada estratégia, não ficando apenas em uma. 

Pois se a análise técnica pode ajudar a entender o movimento diário do mercado e oferece diversos indicadores, a análise fundamentalista permite que você tenha uma perspectiva futura dos investimentos, e assim consiga reduzir o sentimento de ansiedade nos momentos em que a dúvida aparecer por causa da queda na cotação do ativo.

Tenha sempre em mente que no mercado cripto ninguém vai pedir para você definir suas estratégias ou sua criptomoeda preferida, como Bitcoin ou Ethereum, ou julgar por ser trader, ou holder. Pense no ecossistema cripto como se essas fossem as ferramentas e um conjunto de métodos que podem ser utilizados. Explorar e aprender é a melhor forma de aproveitar as criptomoedas.