Voltar ao início

A rede Ethereum após a Shapella

A rede Ethereum após a Shapella

Quais foram os impactos da última atualização da rede Ethereum no sistema de staking?

Tim Balabuch
Content Creator
17/5/23

Em 12 de abril de 2023, a rede Ethereum passou por uma grande atualização com o hardfork Shanghai/Capella, apelidado de Shapella, que permitiu a retirada dos fundos de Éter (ETH) que estavam em staking desde dezembro de 2020 com a criação da Beacon Chain. 

Se quiser saber mais detalhes sobre a atualização que ocorreu antes da Shapella, o The Merge, que criou a Beacon Chain, confira este artigo.  

Agora, depois de mais de dois anos, os stakeholders finalmente podem receber as recompensas acumuladas e decidir se continuam ou retiram as suas posições como validadores da rede. 

Por parte dos mais pessimistas, a expectativa sobre os desdobramentos da Shapella era de que o preço do ativo sofresse uma forte pressão vendedora, levando a uma queda significativa. 

Por outro lado, os entusiastas argumentavam que a incapacidade de sacar os ETH em staking não existiria mais, o que tornaria a rede mais atrativa para depósitos e daria lhe daria mais credibilidade. 

Depois de um mês de sua implementação, chegou a hora de saber quais as reais mudanças e os resultados da atualização Shapella para a rede Ethereum. 

Staking pós Shapella

Após um pouco mais de um mês da atualização, os números de ETH em staking e dos validadores da rede apresenta um gráfico em ascensão depois de um período em que os números de retiradas e depósitos oscilaram. 

No dia em que esse artigo foi escrito, a rede Ethereum possuía 19.7 milhões de ETH travados e 610 validadores. 

Fonte: query.nansen.ai

Com o número de validadores ativos e a quantidade total de ETH na Beacon Chain com um acréscimo ainda discreto desde Shapella, a atualização não teve impacto na pressão vendedora no preço do ETH como alguns esperavam. 

Na semana do dia 08/05, a rede viu o número de depósitos ultrapassar o número de saques, chegando a 200 mil ETH colocados em staking, seguindo uma tendência de alta. 

Fonte: query.nansen.ai

Além do aumento na atividade, a rede Ethereum está experimentando uma taxa de queima significativamente maior, com mais de 67 mil ETH queimados apenas nos últimos sete dias.

Fonte: ultrasound.money

Saques: um panorama

Analisando as retiradas, a maioria dos saques foram feitos por exchanges centralizadas que oferecem serviços de staking.

Até agora, a Kraken foi a entidade com maior volume de saques, com 528 mil ETH, seguido da Coinbase, com 231 mil. Somando todas as retiradas pelas entidades centralizadas, o montante chega a 72,9% do total de retiradas até o momento. 

O volume de saques feitos por essas exchanges é explicada pelo forte aperto regulatório que o governo norte-americano está impondo nos últimos meses. 

Apesar desse volume poder representar uma pressão de venda do ativo, ainda não é possível ter certeza que essas retiradas serão destinadas à venda, já que muitos depositantes podem preferir colocar os seus ETH em outras opções de staking, como a Lido — a maior depositante até o momento, com 412 mil ETH e que se mantém como líder no mercado de liquid staking com um pouco mais de 31% de marketshare (quota de mercado). 

O impacto da Shapella para a Ethereum

Conforme visto, o impacto da atualização está sendo extremamente positivo para a rede e, ao contrário do que alguns esperavam, não houve uma pressão vendedora de ETH significativa. 

Em termos técnicos, os saques estão ocorrendo segundo o cronograma previsto e sem intercorrências. 

O aumento do número de depósitos indica que a atualização foi bem sucedida, transmitindo ao usuário segurança no sistema de staking, o que é algo importante para o modelo de consenso da rede (o Proof-of-Stake) que foi recém-adotado com o Merge. 

O sistema de staking ainda tem muito espaço para crescer na Ethereum, já que o percentual de ETH travado é baixo em comparação com outras redes Proof-of-Stake,  como, por exemplo, a Avalanche, que passa de 60%, e da BNB, que ultrapassa os 90%. 

A expectativa é que o número de depósitos continue crescendo nos próximos meses.  

O roadmap de atualizações

O próximo passo da extensa lista de atualizações da Ethereum corresponde ao EIP-4844, chamado de Proto-Danksharding. 

Previsto para acontecer entre o terceiro e quarto trimestre de 2023, o EIP-4844 é o primeiro passo para implementar a tecnologia Danksharding, que visa tornar as transações na camada 2 mais baratas e escalar a Ethereum para ter mais de 100 mil transações por segundo. 

👉 Para saber mais sobre a Shapella, você pode ler o nosso artigo completo sobre o tema ou assistir a este vídeo