Voltar ao início

Saiba o que é The Merge da rede Ethereum

Saiba o que é The Merge da rede Ethereum

Entenda o que é o The Merge na rede Ethereum e quais as suas consequências para o futuro da segunda maior criptomoeda do mercado.

Luis Cecatto
Content Analyst
12/9/22

A Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado em questão de valores, está em um processo de atualização e mudança no seu modelo de consenso. A transição visa trazer mais segurança, sustentabilidade e escalabilidade para a rede como um todo. 

A atualização será no modelo de consenso da rede. Desde a sua criação,a rede Ethereum utiliza o mesmo mecanismo que a rede Bitcoin: o Proof-of-Work (PoW), que gera novos tokens na rede através de uma competição entre os mineradores. Por sua vez, os mineradores usam o poder de processamento dos seus computadores para resolverem problemas matemáticos complexos, que validam as transações dentro da blockchain. Para cada problema resolvido, os mineradores ganham as suas recompensas em criptoativos.

A mudança que está acontecendo na rede Ethereum recebeu o nome de "The Merge" ou "A fusão", em português. Este projeto visa trocar o mecanismo de consenso da Ethereum de Proof-of-Work para Proof-of-Stake (PoS). 

A diferença entre o PoW e o PoS é que, no primeiro, a recompensa vem pelo poder de processamento dos computadores, o que resulta em um alto gasto energético. Já no segundo, os mineradores são chamados de validadores ou "stakers" e os tokens são gerados através dos próprios tokens já existentes. Os validadores "travam" uma parte dos tokens que eles já possuem e, unindo uma combinação de fatores, novos blocos são gerados e as recompensas são coletadas.   

Quais são as etapas do The Merge? 

O The Merge vai acontecer em 2 etapas. A primeira delas está em andamento  desde 2020 e, recentemente, teve uma atualização que a deixou mais alinhada para a realização da segunda etapa. 

A primeira etapa, chamada de Bellatrix, criou uma Beacon Chain que funciona paralelamente à Mainnet (rede principal) da Ethereum. Esta rede paralela já teve aportes, funciona com Proof-of-Stake e os seus usuários já realizaram stakings suficientes para proteger a rede. 

Já a segunda etapa, chamada de Paris, consiste em mesclar a cadeia principal da rede Ethereum com a Beacon Chain, fazendo com que a Mainnet deixe de operar com Proof-of-Work e passe a operar com Proof-of-Stake.

Ainda não foi determinada uma data específica para se colocar em prática a etapa Paris, mas ela irá acontecer quando a rede alcançar a "dificuldade total do terminal" pré-determinada. Quando a etapa Paris estiver sendo colocada em prática, a rede Ethereum como um todo poderá sofrer algumas inconsistências. 

Consequências do The Merge para a rede Ethereum

Após o The Merge, a expectativa é que a rede Ethereum tenha maior escalabilidade para a realização de contratos inteligentes, validação de transações, criação de novas features, entre outras funcionalidades que a blockchain permite. No entanto, o The Merge não aumentará a capacidade total da rede, pois a atualização está mudando apenas o mecanismo de consenso da rede e não as suas regras que governam as taxas e transações.

Além disso, as recompensas diárias que os mineradores recebiam pelas validações utilizando o PoW  serão reduzidas em 88% no modelo de PoS. Ou seja, a rede terá menos tokens sendo produzidos e indo a mercado, podendo fazer com que a Ethereum torne-se uma rede deflacionária, com mais queima de tokens do que produção. No entanto, a rede conta com uma grande quantidade da sua criptomoeda (ETH) em circulação no mercado. 

O grande benefício para a rede após o The Merge será a diminuição do seu impacto ambiental, um dos seus maiores problemas na atualidade. Com esse problema resolvido,  os desenvolvedores da Ethereum poderão trabalhar para melhorar outros setores da rede, como a escalabilidade, a fim de permitir mais transações e custos menores. Além disso, os NFTs (tokens não fungíveis) também serão beneficiados, já que são alvos de críticas tanto pela parte tecnológica quanto pelos problemas referentes ao impacto ambiental que causam. 

O último grande impacto da atualização The Merge para rede Ethereum é que os usuários que tenham o token ETH em staking terão os seus ativos   bloqueados para saques. A previsão é que a rede passe por mais uma atualização, chamada Shanghai, no período de 6 a 12 meses após conclusão do The Merge, permitirá saques de até 40 mil ETHs em staking por dia.