Voltar ao início

Listamos UNI, o token Uniswap

5
minutos de leitura

Listamos UNI, o token Uniswap

O fértil ecossistema das finanças descentralizadas (DeFi) aproveita as possibilidades da blockchain para oferecer produtos financeiros que evitam a centralização, os intermediários e suas comissões operando com seguros ou empréstimos formados pela participação de diversos contribuintes

Mas esse formato da nova economia digital cresceu tanto que a liquidez se tornou um problema para as exchanges descentralizadas (DEX). Lá, o Uniswap ganhou sua força definitiva, uma solução de blockchain que desde 2018 permite a criação automatizada de mercado (AMM), sem a necessidade de compradores e vendedores que forneçam liquidez e ofertas.

Após se tornar o serviço de referência tanto para as DEXs quanto para criadores de mercado automatizados, a Uniswap lançou seu token UNI em setembro de 2020. Hoje, a UNI está no top 10 das criptomoedas e tokens mais importantes por capitalização de mercado. 

E agora você pode obtê-lo em nosso aplicativo ou através do site, com Reais. 

O que é Uniswap?

Em resumo, Uniswap é um protocolo para troca de tokens ERC-20 na Ethereum. Na verdade, ela surge do coração da rede blockchain: seu criador é Hayden Adams, que já estava desenvolvendo Ethereum e que acabou dando forma a uma ideia que o próprio Vitalik Buterin havia delineado no fórum Ethereum Research.

Ao contrário das exchanges centralizadas, onde a cobrança de comissões pelas operações é a principal regra, no Uniswap e em outras DEXs a ideia é fornecer à comunidade um serviço capaz de negociar tokens sem taxas de plataforma. Para isso, esses aplicativos descentralizados (DApps) utilizam contratos inteligentes que automatizam e regulam os processos. 

Isso significa que com o Uniswap você pode negociar suas criptomoedas e tokens por outros. Mas também, que todo o enorme ecossistema DeFi pode fazer isso, então o Uniswap deve ter a capacidade de sempre fornecer liquidez para que qualquer pessoa que possua tokens possa realizar operações de mercado automatizadas.

É uma característica fundamental para o estado atual do mundo cripto, onde existem mais de 420 mil diferentes tokens ERC-20 montados na Ethereum.



O token UNI

Sempre que novos tokens ETH ou ERC-20 são dados a um pool de liquidez Uniswap, o contribuinte recebe um token que indica sua participação no pool. 

Dessa forma, o UNI funciona como um sistema de recompensas para aqueles que contribuem com os pools e aqueles que prestam serviços financeiros descentralizados via Uniswap. Ao mesmo tempo, quando foi lançado, teve um airdrop (presenteou com tokens) com o qual reconheceu seus early adopters (primeiros usuários de seus serviços).

Esses UNIs também são tokens ERC-20 executados na rede Ethereum, e como tal, podem ser acumulados, usados para transferir valor, reinvestir no ecossistema DeFi ou negociar em exchanges.

Comprar UNI na Ripio

E você pode obter o token uniswap direto do site da Ripio ou pelo aplicativo. Lembre-se que para comprar criptomoedas pela Ripio é necessário ter uma conta ativa e saldo em Reais, e que além de comprar e vender esses tokens, você pode também receber e enviar. 

1 - Se você não possui uma conta na Ripio, basta cadastrar ou baixar o aplicativo para Android ou iOS.

2 - Ative sua conta para comprar UNI e outros tokens e criptomoedas com Reais. 

3 - Deposite saldo por transferência bancária, Mercado Pago ou Dinheiro. 

4 - Na carteira ou no módulo de compra, insira a quantidade de UNI desejada e siga os passos para confirmar a compra.


Você tem dúvidas sobre a Uniswap e o token UNI? Entre em contato.

Últimos artigos