Voltar ao início

Halving do Bitcoin

A recompensa pela validação de novos blocos na rede Bitcoin é cortada pela metade a cada quatro anos. Em 2020, tivemos a terceira redução pela metade, o que deixou a recompensa do bitcoin em cerca de 6,25 unidades por bloco minado.

Mas enquanto o número de unidades é reduzido, o poder de hashing permanece ou aumenta. Portanto, a dificuldade (que é dinâmica) da rede a ser minerada aumenta para manter constante o número de bitcoins na recompensa.

No halving do Bitcoin, as quedas nas recompensas são amortecidas pelo aumento no preço.

Ao contrário de seu início, quando a mineração era muito simples, mas o preço do bitcoin era muito baixo, com o passar do tempo, o número de novos bitcoins a serem criados tornou-se mais escasso, e é por isso que é muito provável que seu preço tenda a subir.

Desta forma, enquanto o número de novas unidades é reduzido, o valor em dólar expresso por essas unidades permanece ou aumenta ostensivamente, o que faz com que a mineração de Bitcoin continue lucrativa, se feita de maneira adequada.

Já se foram os dias em que era possível extrair bitcoins apenas com GPUs em nossa sala. Hoje a mineração é uma atividade profissional e altamente competitiva.