Voltar ao início

Bloco, recompensa e hash rate

Bloco, recompensa e hash rate

Elementos da blockchain: bloco, hash, nonce. As provas de mineração. Recompensas e algoritmos de consenso. O que é a taxa de hash rate de uma rede criptografada.

Conforme explicamos em nosso guia sobre a tecnologia blockchain, cada transação de criptomoeda é registrada na cadeia de blocos de sua rede criptográfica correspondente, junto com outras, dentro de um contêiner denominado bloco, que uma vez validado é transmitido para o resto da rede e se junta à cadeia.

Um bloco contém uma certa quantidade de transações que devem ser verificadas. O tamanho do bloco e, portanto, o número de transações que podem ser processadas por cada um, depende do protocolo de cada rede.

Além disso, cada bloco contém o número hash (um tipo de fórmula de identificação) do bloco anterior, que gera uma “cadeia”. Esta é a nova técnica usada pelo Bitcoin ao processar transações. Você pode ler mais sobre isso em nosso guia sobre Bitcoin.

Para que um bloco seja validado, cada protocolo requer algum tipo de teste de seus mineradores. Embora o mais difundido seja a prova de trabalho (proof of work), também existem outros métodos, como a prova de participação (proof of stake) ou de espaço (proof of space), que oferecem algumas vantagens e desvantagens em relação à prova de trabalho.

Mineração de Bitcoin
Cada rede de criptomoeda pede a seus mineradores, de acordo com seu protocolo, algum tipo de prova de sua contribuição.

As recompensas por minerar blocos

O primeiro nó de mineração a resolver o problema criptográfico associado à mineração ganha a recompensa por ela.

No caso do Bitcoin, os mineradores devem fazer um bloco obter um determinado número de hashes definido pelo software de rede. E para isso, procuram números aleatórios em uma seção do bloco chamada nonce, até encontrarem aquele que corresponde às instruções.

Este teste de complexidade também é conhecido pelo nome do algoritmo usado para resolver o problema: SHA 256.

Este método pode mudar dependendo do algoritmo de consenso usado por cada rede, seja ele prova de trabalho, prova de participação ou outro.

O que é Hash rate?

É assim que se conhece o número utilizado para medir o poder de cálculo de um determinado equipamento de mineração, dependendo do algoritmo de consenso que deve ser resolvido.

No caso do Bitcoin, os mineradores competem para resolver o algoritmo SHA256 e o equipamento usado na mineração de bitcoin é projetado especificamente para isso.

Lembre-se de que a mineração é intencionalmente projetada para consumir muita energia e possui alto grau de complexidade, de modo que o número de blocos minerados a cada dia permaneça estável.

Quanto mais poder de hash uma placa, minerador ou grupo de mineradores (conhecidos como pools de mineração) tiver, maior será a probabilidade deles resolverem o algoritmo e, portanto, obterem a recompensa.

Além disso, a soma da hashrate do hardware de mineração resulta na taxa de hash total para cada rede. Isso, em resumo, é a soma total do poder computacional que trabalha para manter a rede segura.

Você pode encontrar mais dados sobre hashrate total do bitcoin nesta página.