Voltar ao início

TXID blockchain: o que é e como encontrar um ID de transação

TXID blockchain: o que é e como encontrar um ID de transação

Descubra o que é um TXID em blockchain e como rastrear suas transações de Bitcoin. Saiba como usá-lo hoje mesmo.

Fernando Clementin
15/4/25

Muita gente acredita, erroneamente, que as transações com criptomoedas são impossíveis de rastrear. Isso custou ao Bitcoin, Ether e outras criptomoedas uma associação com supostas atividades ilícitas que, na realidade, não são. No Bitcoin, por exemplo, cada operação tem um identificador único que permite ver seu status e demais detalhes na blockchain.

ID de transação: o código que identifica cada operação no Bitcoin

Cada transação realizada no Bitcoin conta com um “txid”. Esse termo é composto pela junção de “tx” (abreviação de transactions, “transações” em inglês) e “id”, que se refere à identificação de algo ou alguém.

O txid no Bitcoin é um código alfanumérico de 64 caracteres gerado para cada transação em particular. Os txid se apresentam da seguinte forma: F4184fc596403b9d638783cf57adfe4c75c605f6356fbc91338530e9831e9e16

Inserindo esse txid em um buscador blockchain, encontramos todas as informações públicas de uma transação. Entre esses dados disponíveis, contamos com:

  • Carimbo de data/hora (data e hora da transação)
  • Bloco
  • Quantidade de BTC enviados
  • Confirmações
  • Características técnicas da transação
  • Peso da transação
  • Taxas (comissões pagas pela transação)
  • Minerador do bloco onde a transação foi incluída.

Como encontrar um ID de transação

Quando você realizar uma transação em Bitcoin, será fornecido um ID de transação. Não importa de onde você execute a operação: seja uma wallet ou uma exchange, você terá um txid para cada transação. Na Ripio, por exemplo, você verá isso assim que realizar uma transação com Bitcoin ou outra criptomoeda; também é possível consultá-lo em “Histórico de movimentações” no app.

Para obter mais informações sobre essa transação, ou até mesmo para ver seu status caso ainda não tenha sido confirmada, você pode recorrer aos chamados exploradores de bloco ou exploradores de blockchain. Esses são sites que investigam a blockchain do Bitcoin — também existem de outras redes — em busca de transações ou endereços específicos.

Alguns dos exploradores de blockchain mais reconhecidos e usados são:

  • blockchain.com
  • mempool.space
  • blockexplorer.one
  • blockstream.info
  • btcscan.org

A forma mais simples de encontrar uma transação específica é copiar o txid da wallet ou plataforma onde ela se originou e colá-lo na barra de busca do explorador escolhido. De modo geral, todos têm uma interface muito semelhante e isso torna a experiência de busca mais intuitiva.

Para que serve ter um txid no Bitcoin?

Voltando ao que comentamos no início, a ideia de que as transações no Bitcoin não podem ser rastreadas é completamente errada. Na verdade, ocorre justamente o contrário.

No entanto, os txid no Bitcoin podem servir para outras coisas além do rastreamento de operações. Por exemplo, com eles podemos verificar as confirmações que nossa transação possui (ou quanto falta para que seja incluída em um bloco) e também contamos com um comprovante de que efetuamos um pagamento.

Além disso, com os txid podemos verificar o valor e os endereços de uma transação, assim como se a taxa que pagamos foi adequada. Se for muito baixa, uma transação pode demorar horas ou dias para ser confirmada.

Por fim, os ID de transação nos servem para substituir a comissão por uma mais alta, de modo a evitar a demora mencionada. Isso pode ser feito através de uma função chamada “Replace by fee”, que permite substituir uma transação por outra com uma comissão mais alta.

Por todas essas vantagens, os txid são um elemento fundamental do mecanismo que compõe as transações no Bitcoin. Sem os ID de cada transação, o sistema não teria a transparência e rastreabilidade que seus usuários tanto valorizam.

Tradução assistida por IA (ChatGPT)

O conteúdo deste artigo tem apenas fins informativos e/ou educacionais. Não constitui aconselhamento financeiro, legal, fiscal ou de investimento, e não deve ser interpretado como uma recomendação para tomar qualquer ação específica.

Antes de tomar decisões financeiras, de investimento ou comerciais, é recomendável consultar um assessor ou profissional qualificado na área correspondente.Os ativos digitais podem apresentar alta volatilidade em suas cotações. A Ripio não oferece garantias ou representa a viabilidade ou adequação desses ativos como uma opção de investimento.