Voltar ao início

Quando comprar bitcoin

Quando comprar bitcoin

Quando comprar bitcoin? Existe um momento certo? Existe um horário propício para efetuar a compra? Entenda aqui!

Luana Miyuki
Content Analyst
1/3/23

Quando comprar Bitcoin? Entenda aqui! 

O Bitcoin (BTC) é hoje a criptomoeda mais sólida do mercado e por isso costuma ser a porta de entrada para os investidores que desejam diversificar a carteira por meio dos ativos descentralizados. Por isso, é comum surgir a dúvida se o momento atual é ideal para negociar a moeda. Afinal, quando comprar Bitcoin?

Primeiro, você precisa compreender quais são os seus objetivos e prazos. Além disso, é importante ter em mente que, assim como em qualquer mercado, operar ativos voláteis como o Bitcoin exige estudo e muita prática.

Em dúvida sobre se ainda é momento de entrar no mercado cripto? Confira as principais informações e saiba qual estratégia tomar para decisões a curto, médio e longo prazo. 

Afinal, existe um momento certo para comprar Bitcoin?

Por ser de renda variável, o BTC apresenta oscilações conforme a lei da oferta e da procura: quanto mais usuários se envolvem com a moeda, maior será o seu valor no mercado. Entretanto, por essa ser a criptomoeda mais conhecida do mercado, é também a mais afetada pelos contextos externos ao mercado — assim como os outros ativos.

O ano de 2022 tem sido marcado por incertezas para o mercado cripto, uma vez que o mundo enfrenta uma série de consequências no pós-pandemia e também foi afetado pela guerra na Ucrânia. A alta dos juros, os apertos monetários e a inflação fazem com que os investidores fiquem mais ressentidos para gastar, e o mercado cripto também é impactado.

Ainda assim, especialistas apontam o chamado inverno cripto — período atual de baixa do mercado —, como uma boa oportunidade para você negociar ativos mais baratos. E o Bitcoin entra nessa tendência.

O momento certo depende do seu perfil de investidor

Para que essa estratégia faça sentido, porém, ela deve bater de frente com o seu objetivo. A longo prazo, saber quando comprar BTC ajudará você a rentabilizar com segurança e inteligência. Mas, se você deseja fazer day trade para lucrar no curto prazo, deve estar atento a outras variáveis. 

Por isso, em resumo: é possível afirmar que não há um momento certo para comprar Bitcoin. O que pode ser certo para um investidor, pode não ser para outro; afinal, não há nada de errado em negociar na baixa, por exemplo — desde que o objetivo final seja de longo prazo.

Como avaliar a compra de Bitcoin de acordo com o momento

O primeiro passo para fazer escolhas assertivas no mercado cripto é definir o seu prazo alvo. Uma pessoa interessada em fazer day trade, por exemplo, enxergará os indicadores como alguém que deseja uma valorização mensal. O mesmo acontece com alguém que esteja “hodlando” para um futuro de longo prazo (dois, três ou cinco anos). 

Por isso, você deve se perguntar: quando quero realizar meu lucro? Confira as principais estratégias para cada fase e entenda quando comprar Bitcoin. 

Comprar Bitcoin hoje

Se você deseja comprar BTC hoje, necessariamente terá que ficar muito atento em todas as variações de preço das grandes exchanges, bem como os gráficos que indicam as oscilações em prazos curtíssimos.

Um gráfico de day trade geralmente indica barras de, no máximo, 15 minutos, por exemplo. Uma boa estratégia é observar a movimentação nas exchanges internacionais e usar essa informação para negociar em uma exchange nacional. Em geral, o mercado do Brasil segue as tendências de fora.

Comprar Bitcoin esse mês

Se a sua estratégia é abranger pelo menos um mês de negociação, você terá que ficar atento ao volume negociado e às tendências em um espaço de tempo maior. Gráficos de 4 horas ou os diários funcionam muito bem para esse caso. 

Outra boa estratégia é aguardar grandes movimentos, sejam positivos ou negativos, para se posicionar — a favor ou contra — e evitar o famoso erro de adicionar o ativo na carteira na alta e negociá-lo na baixa. Esse erro é frequentemente repetido por muitos iniciantes no mercado, pois são levados pela emoção na hora de fazer suas trades. 

Imagine um cenário em que o BTC esteja fixado por volta dos US$ 10 mil há uma semana, mas em 30 minutos ele dispara e chega aos US$ 11 mil. A não ser que exista algum elemento gráfico anterior comprovando a teoria, não há nenhuma garantia de que essa subida vai continuar. Porém, é justamente nessa hora que muitas pessoas compram o Bitcoin e pagam mais caro. 

Comprar Bitcoin a longo prazo

Caso o seu objetivo seja de longo prazo (dois, três ou até cinco anos), a melhor estratégia é fazer adições constantes e em períodos fixos. O mais comum é mensalmente, mas você pode fazer a cada dois meses ou duas vezes por mês, por exemplo. 

Essa estratégia funciona muito bem, uma vez que você pratica sempre um preço médio interessante. Dessa forma, é provável que você lucre menos, caso ele dispare para cima, mas também perde menos em uma correção negativa. Como a estratégia é acumular BTC, o valor no momento do negócio importa menos. Isso vale para quem acredita que o Bitcoin ainda tem um longo caminho de consolidação e valorização pela frente.

Em um cenário em que muitos especialistas apontam que o Bitcoin deve atingir o seu recorde de alta no halving de 2024, pouco importa o valor que você vai pagar agora. O importante é acumular o máximo possível para buscar um retorno no longo prazo.

O que os especialistas dizem sobre comprar Bitcoin?

Há um consenso entre os especialistas: o potencial de valorização da criptomoeda ao longo do tempo é exponencial. Isso ocorre porque o ativo é recente e tem margem para crescer à medida que as finanças descentralizadas ganham espaço. A adoção do BTC por instituições financeiras ainda é tímida, assim como o seu investimento é restrito.

Por isso, posicionar-se com criptomoedas nunca será uma má ideia para quem deseja diversificar a carteira. Entretanto, é preciso ter em mente que os ativos são extremamente voláteis, e por isso você deve priorizar fazer aportes estratégicos sem comprometer todo seu orçamento. 

Os próximos anos devem ser de consolidação do mercado cripto, especialmente por conta da ascensão do metaverso e da Web3. Com isso, mais aplicações dependerão das criptomoedas para evoluírem, contribuindo para uma procura maior pelo ativo — afinal, o Bitcoin e outras criptomoedas dependem da oferta e da procura. 

Conclusão

Como é possível observar, não há como estabelecer um consenso sobre o momento adequado de comprar Bitcoin quando os objetivos e os prazos não são definidos pelo investidor. Desde que você tenha uma meta estabelecida, é possível compreender se a negociação faz mais sentido para curto, médio ou longo prazo.

Independentemente da sua estratégia, é importante ter a ajuda de uma exchange intuitiva e preparada para negociar sempre que quiser.