Voltar ao início

Por que o Bitcoin é melhor que o dinheiro tradicional?

Por que o Bitcoin é melhor que o dinheiro tradicional?

Aprenda quais são as vantagens da moeda digital em relação às moedas fiduciárias.

Santiago Juarros
Content Analyst
29/1/21

Só existe um motivo para as pessoas mudarem seu "dinheiro". Além de alguns aspectos de força maior, como hiperinflação, decretos governamentais, guerras e mudanças de país, esse motivo é que elas venham a ter acesso à uma moeda melhor em algum momento, para que a mudança faça sentido.

Ou seja, se as pessoas tiverem este acesso, que supra suas expectativas e necessidades sobre o universo financeiro e monetário da melhor forma, do que a opção disponível, pode ser que elas estejam dispostas a mudar. Do contrário, nada feito.

Diante disso, vale a pena nos perguntarmos se o Bitcoin é um "dinheiro" melhor do que dinheiro tradicional, para que as pessoas considerem trocar uma coisa pela outra.

O Bitcoin é dinheiro?

A resposta pode surpreender você: Sim, a moeda digital mais usada do mundo pode ser descrita como uma espécie de dinheiro, mas é muito mais do que isso. O Bitcoin é um protocolo composto de tecnologias diversas unidas com o fim de permitir o gerenciamento de um novo sistema financeiro.

Esse "sistema" é digital, conectado à internet e sem nenhum dono na forma de uma empresa ou um governo intervindo no ecossistema. Sabemos que essas coisas podem gerar infinita curiosidade em você. Como isso é possível? Quem criou isso? Como faço para participar? Por enquanto, é melhor nós considerarmos, em outros aspectos, a existência do Bitcoin.

O Bitcoin é um dinheiro melhor que o dinheiro tradicional?

Só pelas características descritas acima, você já deve ter percebido que o Bitcoin é diferente do dinheiro atual. Mas será mesmo que ele é melhor do que o dinheiro que conhecemos? Para responder essa pergunta, é importante entender algumas características do sistema monetário-financeiro-bancário atual e o bitcoin.

No sistema atual, o dinheiro é gerado e gerido por entidades centrais, como bancos centrais e governos. Todavia, o mecanismo de geração e gerenciamento do dinheiro é super complexo. E poucos estão familiarizados com ele. Ao final das contas, porém, os efeitos e os defeitos do sistema atual não são tão difíceis de identificar e entender.

Vamos dar alguns exemplos.

Quando o governo gasta mais do que ganha, e isso não é nenhum pouco incomum, ele pode imprimir mais dinheiro. O nome do resultado desse processo é inflação. Entretanto, essa inflação ocorre de forma imprevisível e totalmente controlada pelo arbítrio de entidades centralizadas.

Além disso, os governos e bancos podem retirar o acesso das pessoas ao seu próprio dinheiro, seja em momentos singulares e estranhos, como golpes de Estado, em momentos comuns que você não pode tirar mais dinheiro do que certo limite no caixa eletrônico.

Dessa forma, o dinheiro que você acha que tem na sua conta, pode estar simplesmente inacessível num momento de emergência, necessidade ou vontade do seu possuidor. As implicações disso são enormes.

O Bitcoin funciona de uma forma completamente diferente. Veja por exemplo nosso artigo sobre como o Bitcoin se valoriza na direção oposta da inflação tradicional. Por causa da lógica do sistema e da criptografia, só o legítimo possuidor do bitcoin pode usá-lo.

A boa notícia é que pode fazer isso na hora, no volume e com quem você quiser, sem regras externas aplicadas a ele, por bancos e governos. O Bitcoin é seu, de verdade, e não do banco ou do governo.

As características do dinheiro

As principais caraterísticas do dinheiro são:

  • Portabilidade
  • Divisibilidade
  • Dificuldade de Falsificação

Nesses três aspectos, o bitcoin é uma moeda superior ao dinheiro tradicional. Além disso, a moeda digital pode ser transportada numa carteira digital dentro do seu celular. Com isso, você pode ter acesso aos seus fundos completos em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

O Bitcoin, por ser um saldo numérico, é dividido de forma muito mais ampla do que o dinheiro no sistema atual. Imagine que a menor unidade de conta no nosso sistema atual é 0,01 centavos. No bitcoin, essa conta pode ir a 0,00000001 satoshis (os centavos do bitcoin).A dificuldade de falsificação (e de inflação maldosa da parte dos governos) de um bitcoin é gigantesca. Nenhum governo, empresa ou grupo tem tecnologia suficiente para falsificar um bitcoin hoje. Portanto, o leitor já sabe que o bitcoin é um sistema financeiro e um ativo superior ao dinheiro tradicional. Quem sabe esteja na hora de considerar a mudança de hábitos e manter alguns bitcoins na carteira.

E não se esqueça: para comprar e manter BTC em sua carteira você pode contar com a Ripio! Aqui, você encontra as melhores opções na hora de negociar criptomoedas, 24 horas por dia, com pares em Real e preços competitivos.