Voltar ao início

Polkadot ainda vale a pena? Aproveite nosso lançamento!

Polkadot ainda vale a pena? Aproveite nosso lançamento!

Polkadot ainda vale a pena? Aprenda tudo sobre investimentos e criptomoedas aqui no Launchpad!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
15/9/22

Se você acompanha nossos artigos, deve lembrar que em junho de 2021 publicamos um histórico e funcionamento da Polkadot (DOT). Neste período, a criptomoeda valorizou 150%, consolidando o projeto dentre os 10 maiores.

Muitos se perguntam se uma potencial correção pode acontecer, porém, o ecossistema da Polkadot segue em forte expansão. Por esse motivo, queremos trazer as novidades e lançamentos dessa rede, que inclui finanças descentralizadas (DeFi), interoperabilidade, escalabilidade, e infraestrutura para a Web 3.0.

Breve resumo: o que é Polkadot (DOT)?

Polkadot utiliza a estrutura do blockchain, semelhante ao Bitcoin, embora trabalhando com diversas camadas simultâneas. Isso permite um processamento centenas de vezes mais rápido.

Talvez você já conheça a Ethereum (ETH), líder nos contratos inteligentes (smart contracts). No entanto, a Polkadot funciona de maneira bem diferente, pois atua como uma camada-base, deixando estas aplicações descentralizadas a cargo das redes secundárias (parachains).

Em suma, Polkadot visa se integrar com as demais redes, como a Ethereum, oferecendo maior capacidade de processamento, além de sistemas modulares para facilitar o desenvolvimento em seu próprio ecossistema.

Para que serve o Polkadot (DOT)?

Por se tratar da criptomoeda nativo desse ecossistema, portanto qualquer transação ou envio de dados entre as diferentes redes secundárias (parachain) é pago exclusivamente em Polkadot (DOT).

Outro uso é no lançamento de novas redes secundárias, que exige o depósito antecipado de tokens DOT, que ficam “congelados” para assegurar a honestidade do projeto.

Por último, os detentores da criptomoeda DOT podem participar em votações do projeto, que incluem decisão sobre as taxas cobradas na rede, dinâmica de leilões, além da quantidade e período de inclusão de novas parachains.

Como funciona o staking de Polkadot (DOT)?

A rede Polkadot funciona com o mecanismo Prova de Participação (POS), onde os validadores são obrigados a depositar uma quantia de tokens DOT.

Essas entidades verificam o registro de dados no blockchain, e em troca recebem novas moedas, um processo similar à mineração tradicional do Bitcoin.

Embora seja necessário um hardware potente para se tornar um validador, os demais detentores do DOT podem nomear validadores, e em troca, receber parte do stake, as moedas de premiação para a segurança da rede.

Quais as novidades na Polkadot?

A principal, que aparentemente teve um impacto grande no preço, foi o lançamento da primeira exchange descentralizada (DEX), Karura Swap, em 22 de julho. A empreitada foi coordenada pela Alcala, que possui investimento da exchange norte-americana Coinbase.

Outra novidade foi o início da votação de vagas para projetos lançarem suas redes secundárias (parachains). Esse mecanismo funciona como um crowdfund, e requer um depósito antecipado (stake) de moedas para dar direito a voto.

Cabe lembrar que a rede Kusama, onde estas inovações estão acontecendo, é um “clone” da Polkadot, funcionando quase como um balão de ensaio. No entanto, a Kusama é totalmente independente.

Como andam as finanças descentralizadas (DeFi)?

O crescimento desse ecossistema na Polkadot é impressionante. Por exemplo, em 8 de setembro, a SubQuery, um agregador de dados de DeFi, levantou investimentos de 9 milhões de dólares.

No dia seguinte, o Moonbeam, uma rede secundária da Polkadot criada com o sistema modular de desenvolvimento Substrate, anunciou integração com o projeto Lido. Desse modo, os criptoativos (tokens) passam a ser interconectados com a rede Ethereum.

Por último, em 14 de setembro, tivemos a exchange descentralizada (DEX) dTrade, recebendo aporte de 22,8 milhões de dólares para garantir liquidez. Participaram da rodada os mais importantes arbitradores do mercado cripto: CMS, Alameda Research, Polychain, entre outros.

Ainda vale a pena comprar Polkadot (DOT)?

Por conta da alta taxa de transação da rede Ethereum, atual líder nos mercados de DeFi e tokens não-fungíveis (NFT), é muito provável que soluções de interoperabilidade e escalabilidade, como a Polkadot, continuem em rápida expansão.

Engana-se quem acredita que está “atrasado” por conta da alta ao longo de 2021. Pelo contrário, Polkadot é uma das criptomoedas que mais está entregando e crescendo no momento.