Voltar ao início

Pirâmide Financeira: não caia neste golpe

Pirâmide Financeira: não caia neste golpe

Entenda o que são as pirâmides financeiras e aprenda identificar uma para não cair no golpe. Acesse!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
22/9/22

Quando o assunto é investimento, poucas armadilhas são mais perigosas que as famosas “pirâmides financeiras”. Isso porque reconhecer esse tipo de golpe tem sido cada vez mais difícil, especialmente se você não é expert em finanças.

Independentemente de já ter ouvido falar ou não, é provável que você já tenha sido convidado, participado ou estado próximo a esse esquema sem mesmo saber. Infelizmente, esse golpe já enganou muitas pessoas no Brasil e no mundo, apesar de ser um velho truque utilizado por muita gente.

A principal promessa da pirâmide financeira é o retorno de dinheiro fácil e sem muito esforço, fórmula que faz brilhar os olhos de qualquer um. Mesmo sem apresentar garantias, o esquema já fez milhares de vítimas e costuma ser difícil de identificar. 

Para te ajudar a ficar bem longe dessas falsas promessas, preparamos um guia com as principais informações sobre o tema. Acompanhe o texto a seguir e saiba como evitar uma pirâmide financeira. 

O que é pirâmide financeira?

Considerado um esquema criminoso que se baseia em um modelo comercial insustentável, a pirâmide financeira depende do recrutamento recorrente e progressivo de novas pessoas para se manter. A prática é um crime e você precisa tomar muito cuidado para não se tornar mais uma vítima. 

O esquema consiste, basicamente, em receber convites virtuais ou de conhecidos para participar de algum modelo de negócio que é, geralmente, obscuro e sem muitas informações. Para ingressar, você não precisa vender nenhum produto ou serviço, mas fazer um investimento inicial e, depois disso, continuar convidando pessoas para entrar no negócio. 

Esse modelo cria justamente a configuração de uma pirâmide e acaba por nomear o esquema, uma vez que quem está no topo sempre precisa de mais pessoas para alimentar a base e continuar o ciclo.

Uma vez dentro do "negócio", os retornos prometidos dificilmente aparecem e a pessoa que entrou se vê condicionada a conseguir mais pessoas para alimentar a pirâmide e, assim, recuperar o seu dinheiro. 

Como funciona uma pirâmide financeira?

O conceito de pirâmide tem como característica predominante processos comerciais que oferecem, como principal receita, a remuneração pela indicação de novos membros. A entrada dessas pessoas só é formalizada após o pagamento de uma taxa para ingresso no negócio.

O investimento inicial é relativamente baixo e a promessa de ganhos costuma ser desproporcional. Além disso, as operações costumam não oferecer informações claras sobre o risco do investimento e o histórico da empresa. Operações como essas costumam atrair, sobretudo, pequenos investidores.

Sendo assim, o conceito da pirâmide está relacionado ao processo de venda no qual no topo da pirâmide está o primeiro vendedor do produto; no seguinte, está o grupo de pessoas convidadas por ele e assim sucessivamente. O degrau inferior sempre mantém a sustentação do degrau superior. 

Isso significa que o valor aplicado pelos novos investidores serve como pagamento para aqueles que os recrutaram. Assim, o dinheiro segue o caminho para o topo da pirâmide, deixando os investidores nos degraus mais baixos dependentes do recrutamento de novas pessoas para ter retorno sobre o seu investimento. 

Quando o sistema perde a capacidade de recrutamento de novos membros, toda a pirâmide financeira entra em colapso e os investidores ficam no prejuízo

Como identificar uma pirâmide financeira

A principal característica de uma pirâmide financeira é a necessidade de investir um valor geralmente desproporcional ao praticado no mercado. Além disso, algumas particularidades podem ajudar a identificar o esquema. Para fugir de situações como essa, listamos estes sinais para você se atentar e perceber esse crime rapidamente:

Promessa de recompensas grandiosas

No esquema de pirâmide sempre há a promessa de recompensas grandiosas sem muito esforço. Por isso, se o convite para o negócio vier acompanhado da garantia de que você terá dinheiro rapidamente, sem ter que se preocupar com o trabalho em si, desconfie. 

A frase famosa no mundo dos negócios "não existe almoço grátis" se aplica nesse caso. Qualquer proposta diferente disso deve ser cuidadosamente analisada para garantir que ela não se torne, na verdade, uma verdadeira dor de cabeça.

Rentabilidade que encanta

Como isca para atrair as pessoas que farão parte da base da pirâmide, a rentabilidade prometida para o investimento pode encantar e fazer com que qualquer pessoa seja enganada. 

Ainda que esse atrativo faça você pensar duas vezes sobre o assunto, tenha em mente que dificilmente o esquema entrega o prometido: ou seja, as taxas de rendimento propostas são, efetivamente, impraticáveis e acabam por deixar o investidor na mão.

Retornos acima do mercado

Os retornos prometidos são frequentemente ofertados acima do preço de mercado. A diferença é significativa, fazendo com que as pessoas sejam levadas a entrar no esquema em busca de maiores rendimentos. 

Por esse motivo, se o negócio tem as características mencionadas anteriormente e ainda apresenta promessas de retornos discrepantes, pode ser que você esteja diante de uma pirâmide. Atualmente, nenhum investimento legal no mercado tem poder de gerar mais de 1% de rentabilidade ao mês.

Falta de regulação

Outro fator que pode ajudar na identificação desse tipo de esquema é a falta de regulamentação. Por se tratar de um golpe e um crime reconhecido pelo Ministério Público Federal (MPF), naturalmente não existe nenhuma instituição que possa regular todo o processo envolvido na armadilha de conseguir dinheiro fácil sem muito esforço.

Por isso, na falta de qualquer regulamentação, é importante estar atento aos perigos que a proposta oferece e ao fato de que dificilmente haverá garantia legal que dê suporte à vítima caso a coisa toda dê errado.

Falta de informações claras sobre a empresa

Empresas que só existem no papel são outro indicador que deve levantar suspeitas logo no início. O fato de a empresa não ter uma base física ou algum escritório pode ser outro agravante para que, caso o esquema dê errado, as chances de procurar um responsável ou alguma forma de reaver o dinheiro sejam reduzidas. 

As informações divulgadas online costumam ser nebulosas e sem muita clareza sobre o que, de fato, a empresa faz. Por isso, desconfie de uma linguagem vendedora e muito atrativa em sites e redes oficiais da companhia.

Qual a relação entre criptomoedas e pirâmide financeira?

É muito comum ver notícias relacionando a negociação de criptomoedas com os esquemas de pirâmide financeira. Com a alta popularidade do Bitcoin (BTC) tomando conta do mercado, é natural que golpistas se aproveitem para tentar se apropriar do segmento.

De modo geral, esses esquemas prometem lucro mínimo garantido e o pagamento de comissões pela indicação de novos investidores para os esquemas. A criptomoeda em si não é um golpe, mas as pessoas se utilizam dos ativos para prometer ganhos acima do normal.

Independentemente de a pirâmide ser de dinheiro ou de moedas digitais, o importante é que você esteja sempre atento a este formato para não cair nessa cilada. Tome cuidado para fugir dessa armadilha e evitar possíveis prejuízos que o esquema pode trazer para o seu orçamento. 

Se você tem dúvidas de que uma plataforma de compra e venda de criptomoedas é um esquema de pirâmide, pesquise e converse com investidores mais experientes e também faça uma análise da exchange. 

Bitcoin é uma pirâmide financeira?

Não! Muitas pessoas acreditam que o Bitcoin seja um esquema de pirâmide financeira e esse conceito errôneo tem se espalhado, principalmente, entre aqueles que desconhecem as criptomoedas e o seu significado dentro do mercado financeiro mundial.

A ideia da moeda ser um golpe está errado, porque, primeiro, nada relacionado ao Bitcoin é segredo. Diferentemente dos esquemas de pirâmide, as informações de qualquer cripto são abertas e qualquer pessoa pode ter acesso ao código, analisá-lo e contribuir com ele. Além disso, todo o histórico e as operações também estão disponíveis para qualquer pessoa.

O que fazer ao ser vítima de uma pirâmide financeira?

Se você cair num golpe desses e eventualmente se sentir lesado, há alguns passos essenciais que se deve ter em mente. O primeiro deles é registrar um Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido, mas vale lembrar que a medida serve apenas como processo inicial.

Você deve reunir todas as informações necessárias para formalizar um processo completo contra a empresa. Por isso, junte conversas em aplicativos, lastros de transferências, endereços e ligações que estiverem registrados nos dispositivos móveis e computadores. Se possível, reúna extratos de movimentações financeiras e depósitos.

Outra dica importante é guardar os dados das pessoas para quem foram transferidos os valores, já que nem sempre a transferência é para uma pessoa jurídica , sendo, geralmente, para uma conta da Caixa Econômica em nome de um laranja.

Além disso, todo o processo pode — e deve — ser acompanhado por um advogado especializado em pirâmide financeira.

Conclusão

A principal dica para fugir de uma pirâmide financeira é ficar atento às características citadas anteriormente e ainda desconfiar de promessas exageradas. Antes de ingressar ou investir em qualquer negócio, é importante também buscar informações com pessoas que conheçam sobre mercado e finanças.

Notícias de sites confiáveis e artigos de especialistas também são boas fontes de informação, pois trazem explicações aprofundadas sobre investimentos idôneos e sobre esquemas de pirâmide.

Se você deseja negociar criptomoedas de maneira segura e transparente, utilize uma exchange especializada e confiável no mercado.