Voltar ao início

Novas profissões do Metaverso

Novas profissões do Metaverso

O Metaverso já é uma realidade e muitas pessoas estão fazendo dele fontes de renda. Entenda mais como funcionam as profissões dentro do Metaverso.

Tim Balabuch
Content Creator
29/9/22

Explicar a internet nos seus primórdios já era algo complicado, quem dera falar sobre as novas profissões que ela criaria e das carreiras inteiras baseadas em ferramentas específicas que só a internet pode proporcionar. 

Grandes influenciadores do Instagram, otimizador de SEO, especialista em tráfego, gerente de lojas online, designer de publicações, entre outras diversas profissões, são atividades que nem sequer imaginávamos há alguns anos atrás. Por essa razão, imaginar ou tentar prever as profissões que teremos no futuro pode ser um desafio, mas é um pouco do que vamos tentar fazer neste artigo. 

A realidade virtual e as outras tecnologias imersivas têm ganhado cada vez mais espaço não só nas notícias como também, de fato, no dia a dia das pessoas. Essa adesão está gerando novas oportunidades que abrem caminho para o surgimento de novas profissões. Além disso, o advento da blockchain juntamente com essas tecnologias imersivas permitiu o aparecimento do conceito de metaverso.

Segundo a Gartner, por volta de 2026, 25% das pessoas irão passar pelo menos 1 hora do seu dia no metaverso. Então, que tipos de profissões estaremos presenciando nos próximos anos com esse avanço tecnológico? Aqui vão alguns exemplos do que imagino que podemos esperar.

Guia virtual 

Recentemente, em um evento do Decentraland, houve uma palestra sobre cripto e blockchain. Em um dos grupos que participo, algumas pessoas estavam com dificuldades de encontrar o local e também como era o processo para assistir ao evento. Eu e outras pessoas mandamos screenshots e guiamos esses usuários até eles se encontrarem.

Esse é um problema comum e que geralmente é resolvido pela própria comunidade, com algumas pessoas funcionando como guias e orientando os que ainda estão aprendendo a usar essas ferramentas, e a tendência é essa necessidade aumentar. Assim sendo, grandes eventos no metaverso provavelmente vão precisar de pessoas qualificadas atuando como guias. 

Indo um pouco mais além, atualmente já podemos visitar locais turísticos e históricos por meio de um óculos VR e a atuação de um guia virtual nessas situações também poderia trazer diversos benefícios.

Alguns podem argumentar que poderíamos usar robôs ou maneiras mais automatizadas de fazer o onboarding dos turistas do metaverso, mas desconfio que muitas pessoas vão preferir optar por ter alguém real lhes guiando nesse mundo digital.

Corretor imobiliário de imóveis

Você vai encontrar várias notícias de empresas e celebridades comprando terrenos no metaverso e um fato interessante nisso é que os terrenos em volta dos comprados por famosos tendem a valorizar — um exemplo claro foi o fato de alguém ter pago quase meio milhão de dólares em um terreno só por ser vizinho do Snoop Dogg.

O ponto aqui é que há métricas de valorização de imóveis e terrenos no universo digital semelhante ao mundo físico. Já estão surgindo pessoas especializadas em encontrar esses terrenos, analisar os potenciais de valorização e vendê-los, o que leva ao surgimento de um outro tipo de profissional: o corretor de imóveis no metaverso. Esta pessoa seria responsável por ajudar outros usuários a comprar e vender os seus terrenos virtuais, incluindo todo o processo de negociação de propriedade, muito semelhante ao que fazemos com imóveis no mundo físico.

Especialista de marketing

Esta profissão já é uma necessidade clara atualmente. Há diversas empresas querendo entrar no metaverso, desde grandes bancos até pequenos negócios e uma boa parte desse pessoal está vendo uma oportunidade de sair em notícias e aproveitar a hype do momento. Poucos sabem que isso pode ser prejudicial para seu negócio se a abordagem for feita da maneira incorreta. O que poderia ser uma ótima campanha de marketing, pode facilmente se tornar um pesadelo.

Mas, como resolver esse problema? É necessário ter um profissional qualificado e que entenda todas as ramificações para uma empresa se colocar dentro do metaverso. Um especialista em marketing nesse assunto seria de grande ajuda, já que este profissional daria direcionamento para campanhas de marketing, tanto visualmente como estrategicamente.

Esta não é necessariamente uma profissão para o futuro, mas algo que já está em andamento. Há várias empresas contratando esse tipo de profissional ou pelos menos buscando algo muito semelhante ao descrito aqui.

Arquiteto

Está claro que os ambientes virtuais, que estamos chamando de metaverso, estão ficando cada vez mais elaborados e sofisticados. As plataformas e os projetos descentralizados estão competindo por usuários e profissionais que podem contribuir na criação desses ambientes.

Tais ambientes virtuais já comportam eventos, shows, lojas, palestras e até casas residenciais (se é que podemos chamar assim). Projetos como Decentraland e Sandbox estão explorando cada vez mais essas possibilidades e, inclusive, ambos oferecem material, suporte e incentivos para quem quer criar projetos arquitetônicos em seus ambientes virtuais.

Esta pode ser uma ótima oportunidade para profissionais que querem usar os seus conhecimentos de design de interiores ou arquitetura nesse novo ambiente. Cada vez mais, tenho visto pessoas procurando profissionais qualificados que saibam criar e elaborar projetos (arrisco dizer) meta-arquitetônicos e, geralmente, com fins bem definidos.

Especialista em segurança cibernética 

Assim como a ascensão do metaverso é iminente, os ataques hackers acontecendo nesse ambiente também estão aumentando. NFTs sendo roubados, hackers atacando protocolos DeFi, blockchain games duvidosos e outros tipos de golpes estão cada vez mais comuns.

Assim como temos empresas e profissionais especializados em segurança de ambientes físicos e cibernéticos, será necessário profissionais que possam também garantir a segurança do metaverso. O papel deste profissional pode ser aplicado tanto na parte corporativa e de projetos no metaverso, como também para os usuários, individualmente falando. Esses profissionais serão procurados quando houver eventos, criação de projetos, distribuição de NFTs, organização de comunidades e outras atividades relacionadas ao metaverso.

Já são necessários, por exemplo, profissionais que entendam como manter um servidor no Discord seguro. Este talvez seja um primeiro passo para quem quer entender e aprender como manter uma comunidade na web3 blindada de ataques hackers, mas as possibilidades para esse tipo de profissional só estão no começo.

Pensamentos finais

Vale notar que as profissões trazidas aqui são adaptações de profissões que já temos atualmente e muitas delas já são realidade, ou pelo menos já estão em seu estágio inicial. 

Acredito que, nos próximos anos, teremos profissões que nem sequer imaginamos. Isso vale não somente para o metaverso, mas também para quaisquer outras tecnologias que avançam no decorrer do tempo. 

O metaverso é apenas uma das ramificações da tecnologia blockchain e pode abrir várias portas para as próximas gerações e para os atuais profissionais que desejam explorar novas possibilidades para suas carreiras. Mas, independente de tudo isso, essa revolução no ambiente descentralizado é algo que vale acompanhar. 

Se você está lendo esse artigo no futuro, digamos que por volta de 2035, comente se essas profissões já são realidade.