Voltar ao início

NFTs no Bitcoin: Ordinals e Inscriptions

NFTs no Bitcoin: Ordinals e Inscriptions

Entenda como é possível criar NFTs na rede Bitcoin.

Tim Balabuch
Content Creator
28/3/23

Os NFTs são um tipo de token criptográfico que representa a propriedade de um ativo digital único. Enquanto os tokens fungíveis, como o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, são intercambiáveis entre si, os NFTs são únicos e não podem ser substituídos por outro token com o mesmo valor — por isso são considerados "não fungíveis".

Esse tipo de token se tornou especialmente popular nos últimos anos com artistas, músicos, atletas e outros criadores o usando para vender os seus trabalhos digitais exclusivos como itens colecionáveis. 

Embora a maioria dos NFTs estejam baseadas na blockchain Ethereum, também é possível criá-los na blockchain do Bitcoin usando a tecnologia conhecida como Ordinals e Inscriptions, e isso só foi possível graças à atualização Taproot na blockchain do Bitcoin.

O que são Ordinals e Inscriptions?

Para entendermos melhor como funcionam os NFTs no Bitcoin, primeiro, temos que entender sobre Ordinals e também Inscriptions. 

Vamos lembrar que cada BTC é composto por cem milhões de Satohis — ou como a comunidade de cripto gosta de chamar, Sats. O protocolo Ordinal permite que os Sats possam ser enviados individualmente e com dados anexados, e esses dados podem ser imagens, textos, vídeos etc. Os dados que são vinculados aos Satoshis dessa maneira são conhecidos como Inscriptions.

Os Ordinals podem ser criados por aqueles que rodam um node do Bitcoin. E o protocolo dá um número para cada Satoshi baseado na ordem que eles são minerados — é daí que vem o nome Ordinals. 

Inclusive, uma coleção baseada nos famosos Crypto Punks foi criada na rede Bitcoin sendo chamada Ordinals Punks, e já várias outras coleções foram feitas nessa blockchain inspiradas nas coleções já existentes, principalmente, na blockchain Ethereum.

Ordinals são, de fato, NFTs?

Há diferenças consideráveis entre Ordinals e os NFTs que já estamos acostumados na rede Ethereum, e o comparativo entre os dois tem base sólida.

Para começar, os NFTs da Ethereum são criados usando smart contracts (contratos inteligentes) e a maioria dos dados que os tokens representam fica salvo externamente na blockchain. Ainda são poucos os casos onde os dados representados por um NFT na Ethereum são registrados on-chain. 

Já no caso dos Ordinals não há contrato inteligente e absolutamente todos os dados são registrados diretamente na blockchain do Bitcoin. 

Portanto, na prática, os NFTs na rede Ethereum e os Ordinals na rede Bitcoin são diferentes, mas, em essência, podem ter a mesma função.

Conclusão

Os tokens não fungíveis são uma forma emocionante e inovadora de autenticar a propriedade de ativos digitais exclusivos, e a tecnologia Ordinals e Inscriptions oferece uma maneira segura e confiável de criar NFTs na blockchain do Bitcoin. 

Com o crescimento contínuo do mercado de NFTs, é provável que a demanda por tecnologias como Ordinals e Inscriptions continue a crescer nos próximos anos à medida que mais criadores procuram formas de autenticar e monetizar os seus trabalhos digitais exclusivos.

Em conclusão, o uso de Ordinals e Inscriptions oferece uma solução segura e confiável, permitindo que os usuários autentiquem a propriedade de seus ativos digitais exclusivos. À medida que o mercado de NFTs continua a crescer e a evoluir, é provável que vejamos mais avanços na tecnologia blockchain e na autenticação de ativos digitais exclusivos, o que pode fazer com que os tokens não fungíveis se tornem uma opção cada vez mais interessante para investidores e criadores de conteúdo digital.