Voltar ao início

GMT Token: o que é e como funciona

GMT Token: o que é e como funciona

GMT é um token dentro de um ecossistema do aplicativo Stepn, que incentiva um estilo de vida saudável.

Luana Miyuki
Content Analyst
31/1/23

O que é GMT e como funciona a economia do aplicativo STEPN (move-to-earn)? 

Já imaginou ser recompensado com dinheiro de verdade toda vez que fizer exercícios físicos? Os jogos move-to-earn (M2E ou "movimente-se para ganhar", em português) podem fazer isso por você! E a nova febre do universo blockchain game é o aplicativo STEPN e o seu token de governança GMT.

Com ele, o usuário pode participar ativamente das decisões que envolvem o desenvolvimento do jogo e as suas atualizações. Além disso, ele serve como ativo de valor, como outras criptomoedas, sendo uma boa oportunidade para gerar renda com o setor.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o ativo? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o token GMT no universo do STEPN.

O que é move-to-earn?

Antes de falarmos sobre o STEPN e seu token de governança, é importante que você compreenda o conceito de move-to-earn

É provável que você já tenha ouvido falar em play-to-earn, modalidade já consagrada de blockchain game que são focados em recompensar o usuário a cada avanço de fase. Metaversos como Axie Infinity, The Sandbox e Decentraland são os grandes protagonistas do segmento.

Já o move-to-earn é uma nova categoria que se aproveita de criptoativos para recompensar os usuários, mas dessa vez de uma forma muito mais ativa no mundo real: o “movimente-se para lucrar” incentiva os participantes a praticar atividades físicas em troca de recompensas via rede blockchain.

A premissa do move-to-earn é simples: quanto mais exercício você fizer no mundo real, mais tokens acumula na carteira. Esses tokens podem ser trocados por NFTs exclusivos do universo do game ou então transformados em dinheiro real. 

O que é STEPN?

Disponível para smartphones, o app STEPN é o principal exemplo de jogo move-to-earn da atualidade. Ele funciona integrado ao GPS do aparelho e oferece várias funcionalidades para os praticantes de exercícios — incluindo recompensas em dinheiro!

Desenvolvido na blockchain da Solana, o STEPN é um blockchain game que recompensa os usuários por movimentações no mundo real, sendo um incentivo e uma oportunidade  para quem deseja se exercitar mais. Entretanto, vale lembrar que para o jogador ser recompensado, ele precisa adquirir um NFT sneaker atrelado ao universo.

Mas, afinal, onde o token GMT entra nessa história? Primeiro, é importante que você saiba diferenciar as duas formas de recompensa que o jogo oferece: o Green Satoshi Token (GST) é o token nativo do jogo, enquanto que o Green Metaverse Token (GMT) é o token de governança do game. 

Green Satoshi Token (GST)

O Green Satoshi Token (GST) é o token de utilidade do STEPN que os usuários ganham como recompensa. Ele é usado como moeda e pode ser aplicado para melhorar a experiência dentro do game, como para reparar, atualizar e fabricar o NFT sneaker.

Green Metaverse Token (GMT)

Lançado em março de 2022, o token de governança GMT dá direito à participação direta dos usuários em decisões, votações e eventos do universo STEPN. 

De acordo com especialistas, a valorização recorde de 2.000% que o token teve está atrelada ao sucesso que o aplicativo fez logo ao ser lançado, já que oferece a possibilidade de mesclar realidade aumentada e mundo real, além de incentivar hábitos saudáveis.

O que faz o GMT ser diferente?

Com o aumento da procura pelo STEPN, o investimento em GMT tem se mostrado bastante atrativo. Apesar de não ser o token nativo do jogo, é o que mais agrada aos desenvolvedores e entusiastas, afinal, dá poder de decisão no universo do game.

Uma das suas principais particularidades é o fato de ter emissão limitada, ao contrário do GTS. Há um suprimento de 6 bilhões de unidades de GMT para serem distribuídos ao longo dos anos, que se dividem da seguinte forma: 

  • Recompensa no jogo: 30%;
  • Ecossistema e tesouraria: 30%;
  • Venda privada: 16,3%;
  • Equipe: 14,2%;
  • Venda da plataforma de lançamento: 7%.

Além disso, o GMT é um dos primeiros criptoativos move-to-earn do mercado, o que faz com que ele tenha tendência de crescimento para o longo prazo. 

Conclusão

O token GMT tem sido bastante comentado entre a comunidade cripto, uma vez que a expectativa é positiva para o crescimento dos jogos move-to-earn. O seu desenvolvimento é acompanhado de perto pelos profissionais da STEPN e pelos usuários da blockchain Solana, que participam ativamente das tomadas de decisão e das implementações futuras.

Se você também se animou com a ideia de praticar exercícios e ser recompensado por isso, saiba que não está sozinho: a busca pelo aplicativo cresceu exponencialmente desde o seu lançamento, fazendo com que o preço do GMT batesse recorde em menos de dois meses de atividade.

Ainda, é possível  investir em GMT de forma indireta por meio de exchanges, usando o token como um ativo de valor tal qual o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, sendo uma boa estratégia para quem deseja diversificar os seus  investimentos. 

No entanto, como outros criptoativos, o GMT também é volátil e apresenta oscilações constantes, sendo um investimento de longo prazo e sem perspectivas exatas. Lembre-se de estudar o histórico de preços e as principais atualizações divulgadas pela STEPN antes de comprar o token.