Voltar ao início

Estratégias seguras para investir em Bitcoin

22/2/21

Bitcoins são as moedas digitais mais comentadas no mundo, e um bom motivo para isso é devido ao nível de volatilidade do mercado a que elas pertencem. Como o mercado de Bitcoin e criptomoedas depende da confiança dos usuários em relação a elas, é comum que pressões variadas de oferta e demanda ocorram com frequência.

Devido a esse fato, muitas pessoas encaram o investimento em Bitcoins como algo extremamente volátil e perigoso, e muitas vezes encarando essa modalidade como algo que apenas os melhores e mais bem preparados pudessem fazer. O que é um equívoco.

Se você é o tipo de investidor que não pretende incluir o Bitcoin e sua emocionante volatilidade em seu cotidiano, existe outra alternativa para você — investir para o longo prazo.

Sendo um investidor de longo prazo, você precisará essencialmente adotar dois comportamentos apenas: confiança na moeda Bitcoin e disciplina. No decorrer deste artigo, explicaremos com detalhes esses dois elementos fundamentais para um investimento em Bitcoins com segurança e tranquilidade.

Diferença entre curto prazo e longo prazo nos investimentos

Apesar dos nomes serem auto explicativos, entender os detalhes que compreendem cada uma das modalidades é o que faz a diferença na sua jornada como investidor. Investir no curto prazo significa uma atenção muito maior à variação de preço do Bitcoin, além de saber identificar os momentos de baixa e de alta para fazer as compras e realizar os lucros no momento certo.

Como pode notar, isso não parece algo fácil; e não é. Além de não ser fácil, sem o devido preparo pode ser algo bastante perigoso, o que foge do escopo deste artigo. Por isso, vamos nos concentrar na estratégia mais segura e simples, a de longo prazo, utilizada não só no mercado das criptomoedas, mas também em ações, fundos imobiliários, fundos de índice, etc.

Exchange de criptomoedas

Investir para o longo prazo significa sacrificar a possibilidade de realizar lucros no presente (e perdas terríveis também), para se concentrar na valorização que a moeda terá ao longo do tempo. Esta é uma das abordagens que incluem o primeiro elemento que citei logo acima, a confiança no Bitcoin como reserva de valor e moeda global.

Se você optar pela postura de longo prazo, você automaticamente está acreditando que o Bitcoin será uma moeda cada vez mais utilizada e adotada no mundo todo, o que irá agregar mais valor a ela e consequentemente aumentar o seu preço. E você, que comprou seus Bitcoins há mais tempo enquanto eles estavam muito mais baratos, poderá surfar essa onda de valorização que só o tempo trará.

Método DCA (Dollar-Cost Averaging)

Apesar do nome passar a ideia de algo difícil, você irá perceber que esse método é bastante simples, além de ser o ponto chave na sua jornada tranquila e segura como investidor de Bitcoins.

Podendo ser traduzido livremente como ‘Média do preço do dólar’, este método não é aplicado apenas para a compra do dólar, mas também para Bitcoins, ações e fundos, como mencionamos no início do artigo.

Como investir em criptomoedas

Este método consiste em realizar aportes (compras) regulares e consistentes ao longo do tempo para que você não precise “adivinhar” os momentos bons ou ruins do mercado. Ou seja, em alta ou em baixa, você irá comprar Bitcoins independentemente do preço que eles estão cotados no momento.

Dessa maneira, você estará participando de todos os momentos oferecidos por esse mercado, e não se importará de realizar compras a preços aparentemente mais caros, pois você tem plena convicção de que o tempo irá trazer uma valorização muito maior do que aquele preço que você pagou.

E é aí que o fator disciplina entra em jogo. Para esse método dar certo e você se tornar um investidor de sucesso, você terá que se comprometer a manter os seus aportes em dia, na mesma regularidade de sempre. Uma maneira bastante comum é separar um valor base do seu orçamento para os seus aportes e realizá-los uma vez por mês, todos os meses, sem exceção.

Ao longo do tempo, você terá acumulado uma quantidade de Bitcoins impressionante e ainda por cima terá um ótimo preço médio pago no montante total.

Não se esqueça da reserva!

Outro fator extremamente importante para a sua estratégia de investimento se tornar ainda mais segura é deixar um dinheiro guardado para eventuais emergências e oportunidades. Nunca invista 100% do seu dinheiro, sempre separe um montante, ainda que pequeno, para guardar em local seguro, seja ele a conta do banco, tesouro direto ou qualquer investimento seguro e de liquidez diária.

Com a reserva feita e o método DCA aplicado, pode ter certeza de que investir em Bitcoins será algo muito mais interessante, lucrativo e seguro.

Por fim, independente da sua estratégia ou método de investimento, é preciso de uma plataforma que garanta a segurança nas compras e vendas de Bitcoins. Por isso, cadastre-se na Ripio para ter sua carteira de criptomoedas garantida agora e no futuro.