Voltar ao início

Onde Guardar Bitcoin: Saiba Tudo

Onde Guardar Bitcoin: Saiba Tudo

Em dúvida sobre onde guardar Bitcoin? Conheça os diferentes tipos de carteiras e dicas para proteger os ativos.

Santiago Juarros
Content Analyst
11/1/21

Onde guardar Bitcoin? Confira as dicas e saiba como proteger seus ativos!

Quando o assunto é criptomoedas, a segurança é um dos primeiros pontos que preocupam os investidores. Compreender as diferentes formas de como e onde guardar Bitcoin (BTC) é uma importante tarefa para obter bons resultados no longo prazo e, principalmente, proteger esses ativos.

Enquanto uma exchange especializada te ajuda a negociar as suas criptomoedas, uma wallet especializada protege o seu patrimônio online e offline. As carteiras digitais são a melhor forma de armazenar cripto e se resguardar de golpes e fraudes.

Para aprofundar essa temática, preparamos um artigo com todas as informações necessárias sobre as carteiras digitais e com dicas para você guardar suas unidades de Bitcoin com segurança. Confira!

Primeiro, você precisa saber o que é uma wallet

Assim como o dinheiro físico exige uma carteira de armazenamento, as criptomoedas também precisam de um local seguro para ficarem protegidas. Porém, diferente das opções tradicionais, as wallets (carteiras) de criptomoedas são acessadas por meio de um par de chaves, sendo uma pública e a outra privada.

Além de guardar os ativos, as wallets podem receber e enviar transações entre usuários, fazer consulta de valores e outras funcionalidades. Quem a controla é o próprio usuário, que pode optar por pelo menos duas versões: a cold wallet e a hot wallet. 

As wallets para guardar BTC podem ser instaladas tanto no computador (desktop) como no celular, e ainda há versões que funcionam de maneira offline. 

As carteiras de Bitcoin são seguras?

As carteiras de criptomoedas são dispositivos seguros, uma vez que o usuário tem total controle sobre os seus ativos e não existe intermédio com outras empresas. Ao deixar suas criptomoedas em uma exchange, por exemplo, você confia o seu patrimônio na custódia de um terceiro, enquanto que com as wallets é você o principal responsável por protegê-lo.

Cada carteira é protegida com códigos exclusivos e apenas o usuário tem acesso ao dispositivo. As hardware wallets, por exemplo, que funcionam desconectadas da internet, são as opções mais seguras contra os ataques cibernéticos. 

É possível ter mais de uma carteira?

Há diversos tipos de wallets disponíveis no mercado, desde opções gratuitas até dispositivos físicos com preço elevado. Você pode concentrar todos os seus ativos em uma só ferramenta ou separar em várias diferentes.

Lembre-se apenas que as chaves devem ser armazenadas em um local seguro, já que uma vez perdidas, a carteira fica inacessível. Por isso, dependendo do montante de cripto que você tiver sob custódia, pode ser mais interessante concentrá-las em um só lugar.

Como funciona o armazenamento de Bitcoin?

As carteiras digitais de criptomoedas não armazenam os ativos em si, mas sim as suas chaves pública e privada. Ao criar uma wallet de BTC ou de outro ativo, é gerada uma seed, que consiste em uma sequência de 12 a 24 palavras que serve como uma senha de recuperação do sistema.

Dessa forma, a wallet produz um código exclusivo que só o dono do dispositivo é capaz de acessar. Ao gerar uma seed, você passa a ter em mãos três dados importantíssimos: uma chave privada, uma chave pública e um endereço de acesso.

Enquanto a chave privada funciona como uma espécie de “senha do banco”, a chave pública é a própria conta bancária do usuário e pode ser divulgada como forma de receber ativos em negociações com outros usuários das redes blockchain

Onde guardar Bitcoin: quais são os tipos de carteiras existentes?

Como dito anteriormente, há vários tipos de wallet disponíveis no mercado, com opções que funcionam de maneira online (hot wallets) e offline (cold wallets). Dentro dessas duas categorias, elas podem ser divididas da seguinte forma: 

  • As carteiras online são conhecidas também como hot wallets, pois estão conectadas à internet e podem ser encontradas em versões mobile e para desktop;
  • As carteiras para dispositivos móveis são aquelas que podem ser baixadas pelo Google Play Store ou pela Apple Store e ganham na praticidade no uso diário, por exemplo, em estabelecimentos que aceitam pagamento em criptomoedas;
  • As carteiras de desktop são as que podem ser baixadas e armazenadas no HD do próprio computador. Geralmente são mais seguras por não ter acesso à internet; 
  • As paper wallets são papéis impressos com chaves privadas e públicas. Elas são geradas por programas como o BitAdress;
  • As hardware wallets são dispositivos físicos que armazenam as criptos. São reconhecidas por serem mais seguras que as Hot Wallets, já não estão conectadas à internet.

Como negociar Bitcoin com segurança

Agora que você já sabe como funciona uma wallet, é importante compreender também as melhores formas de utilizar essa ferramenta. Para isso, separamos algumas dicas importantes que você deve levar em conta na hora de escolher a sua carteira, bem como as exchanges intermediárias.

Busque por plataformas confiáveis

Antes de definir onde guardar Bitcoin, é preciso que você saiba como e por onde negociá-los. As exchanges de criptomoedas são plataformas de intermédio confiáveis para as suas transações.Você deve avaliar a reputação e o seu número de negociações, bem como as taxas praticadas pela plataforma antes de se cadastrar.

Proteja a sua carteira de criptomoeda

Depois de negociar BTC, será preciso ter uma carteira para guardar as suas criptomoedas: as Bitcoins Wallets nada mais são do que softwares especializados em guardar as informações referentes às suas moedas virtuais.

Muitas soluções de Bitcoin Wallet oferecem diversas maneiras de realizar backups, que podem ser feitos tanto em um pen drive como na nuvem. Além disso, há a opção de backup físico, como na paper wallet, por exemplo.

Avalie o melhor momento para a compra

O mais indicado a se fazer é estudar o Bitcoin antes de começar a negociar nesse mercado. Afinal, não existe uma fórmula mágica que indique quando é o momento certo para realizar as suas primeiras transações.

Então, é preciso conhecer o histórico de preços e o momento do mercado para chegar a uma conclusão sobre a melhor hora para negociar. Já adiantamos que, quando se fala em criptomoedas, não existe “caro” e “barato”. O barato de hoje pode ser o caro de amanhã, e vice-versa. Algumas boas práticas que ajudam você a tomar a sua decisão são:

  • Entenda como funciona a valorização do Bitcoin;
  • Avalie o histórico de preços e a variação do ativo a curto e longo prazo;
  • Descubra a tendência da sua curva de crescimento;
  • Leia notícias relacionadas ao mercado cripo e avalie se é o melhor momento para negociar;
  • Converse com especialistas que saibam mais sobre o assunto.

Negociar BTC é assumir alguns riscos semelhantes aos dos investimentos de renda variável. Portanto, estar ciente das oscilações dessa modalidade é importante para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Venda no momento certo

Também não existe uma fórmula que vai indicar o melhor momento para negociar os criptoativos e tirá-los da sua wallet: tudo também vai depender da sua experiência nesse mercado, que decorre também de muito estudo, erros e acertos.

Nesse sentido, saber interpretar as tendências do mercado é algo que pode ser um grande diferencial. Obviamente que ninguém quer negociar por um valor menor do que quando adicionou a cripto à carteira, porém, em períodos de valorização, a grande decisão está em prever se o crescimento continua ou não. Podemos dizer, inclusive, que é essa questão que diferencia uma pessoa que estuda o mercado dos demais, visto que ele saberá ter os maiores ganhos possíveis e fazer o seu dinheiro render.

Procure especialistas

Por fim, nossa última dica é que você busque por profissionais e empresas especializadas no assunto para que possam fornecer todo o suporte nesses momentos decisivos, já que eles lidam com essas questões todos os dias e terão muito mais propriedade para orientá-lo em relação às melhores opções no momento, bem como às tendências futuras.

Lembre-se de que para adquirir experiência neste mercado é preciso de um tempo vivendo as suas situações, o que esses profissionais possuem de sobra.