Voltar ao início

CHAMADA RIPIO

21/7/22

O Big Festival é o maior evento de jogos de estúdios independentes da América Latina e acontece desde 2012 no Brasil. Em 2022, foi o evento que teve a maior presença de jogos brasileiros expostos e vários estúdios foram finalistas em diferentes categorias. Inclusive, esse ano marcou o início dos Blockchain Games no festival

A Ripio esteve presente no evento como patrocinadora master e contribuiu com a construção de diálogos junto à comunidade gamer sobre o uso da tecnologia blockchain no ecossistema do mundo dos jogos. E como forma de fomentar esses diálogos, foi idealizada a premiação Chamada Ripio de Jogos Blockchain. 

Os Blockchain Games estão em constante desenvolvimento e, para entender mais a respeito, temos artigos no nosso blog que exploram ainda mais esse mercado. Basta acessar Blockchain Games.

Mas afinal, o que foi a Chamada Ripio de Jogos Blockchain? 

Foi um concurso idealizado pela Ripio em parceria com o Big Festival, onde 13 participantes enviaram seus projetos para que nossos jurados pudessem avaliar os seguintes critérios: jogabilidade (nível de complexidade), arte e animação, adaptação para gerar um segmento de troca de ativos e tokenização.

Os projetos escolhidos participaram de um pitch de até cinco minutos para apresentar a proposta dos seus jogos à banca de jurados da Ripio, composta por Juan Reybaud (BizDev), Álvaro De La Iglesia (Product Developer) e Ariel Nader (Product Owner). O projeto ganhador recebeu um incentivo de R$ 20.000,00 da Ripio para promover a tecnologia Blockchain Games no mercado, além de 6 meses de mentoria com uma equipe especializada

Quais foram os jogos finalistas?

Os finalistas conseguiram explorar todos os pontos principais dos seus projetos e mostraram a história, as dinâmicas por trás do jogo e até as informações mais complexas, como a integração com a Blockchain. Os projetos apresentados foram: 

HAPPENED TO US - GeneZ Studio (Pedro Junior)

Happened To Us é um jogo de sobrevivência multiplayer em um mundo aberto pós apocalipse. A ideia do jogo é dar liberdade praticamente infinita para seu jogador poder jogar como quiser: craftar instrumentos, ferramentas, armas personalizadas, cuidar da saúde, jogar sozinho ou em grupo. O jogo conta com modalidades PVP (Player vs Player) e também com PVE (Player vs Environment) contra zumbis. 

Outra habilidade disponível do jogo é comprar terrenos "loteados" dentro das plataformas, onde o jogador poderá ser dono do recurso que foi minerado por outro jogador. Assim, você pode contratar outros jogadores para explorarem e acharem recursos para que você se beneficie. 

Para utilizar os benefícios da Blockchain do jogo, o jogador deve criar sua carteira na Metamask. Os NFTs do jogo são variados, desde itens comuns até itens raros de eventos especiais, para agregar valores. O jogo terá seu próprio marketplace e será free to play. Novos jogadores não precisarão investir nada para começarem a jogar, pois a ideia não é forçar o jogador a gastar, mas, sim, trazer entretenimento e diversão. 

POCKET GUNS - 0xGameStudio (Gleisson Assis)

Pocket Guns é um jogo de exploração no espaço cujo objetivo é explorar e conquistar novos mundos com seu avatar, que é protegido por uma criaturinha (um pet), enfrentando outros jogadores e monstros do game. 

Trata-se de  um web browser game (para acessar basta entrar no endereço eletrônico no navegador) em que a conquista de território e a estratégia contam muito mais do que o combate em si. É um jogo com PVP (Player vs Player) e PVE (Player vs Environment).  

Para usufruir da Blockchain do jogo, os jogadores coletam NFTs à medida que avançam no jogo e conquistam novos territórios. Cada NFT terá sua própria função, podendo ser usado tanto para ajudar no game, quanto para ser vendido. Também haverá a possibilidade de coletar novos pets através de ovos que o jogador consiga adquirir durante o game, sendo isso mais um token de utilidade para ajudar a craftar novas ferramentas para o avatar. 

Em um primeiro momento, o jogo não terá um marketplace próprio e seus NFTs serão negociados open sea, mas a ideia dos desenvolvedores é de ter seu próprio marketplace. Não existe um valor inicial de investimento para jogar, o Pocket Guns é free to play e foca no esforço de seus jogadores para poder recompensá-los.

WARBOTS - Sardinha Studios (Caio Rodrigues)

Warbots é um jogo que mistura RPG com jogo de cartas competitivo. Cada jogador pode montar seu robô de combate, que deverá ter 5 peças. Cada peça traz consigo um número de cartas de batalha para compor o  deck de 20 cartas. O objetivo  é travar embates com outros robôs em modos PVP (Player vs Player) ou PVE (Player vs Environment) no modo história do jogo. 

O jogo é de estratégia, pois cada jogador tem que balancear as habilidades das partes de seu robô com as cartas de seu deck para montar a melhor combinação e um robô vencedor.

Cada parte para construir o robô é um NFT. Então, é possível montar várias combinações de robôs a partir dos NFTs que também poderão ser negociados em um marketplace próprio com a moeda nativa Warcoin (WCOIN). Também será possível dar upgrade nas peças já existentes através do processo de mint (queima de NFTs) das outras peças que o jogador já possui.  

Quem foi o grande vencedor? 

O  vencedor do prêmio Chamada Ripio para Blockchain Games foi o jogo HAPPENED TO US