Voltar ao início

Blockchain Games

Blockchain Games

As comunidades de jogadores de Blockchain Games estão cada vez mais ativas e se expandindo, graças aos benefícios que os jogos disponibilizam, sendo um deles, criar uma fonte de renda.

Luis Cecatto
Content Analyst
27/6/22

Os Blockchain games são modalidades que funcionam com a tecnologia blockchain, que é a mesma usada nas negociações de criptomoedas. Uma tendência que vem se consolidando como uma forma para ter ativos e gerar rentabilidade.

Para entender mais sobre o assunto e aproveitar as oportunidades que essa inovação oferece, esse é o momento ideal. O mercado está crescendo cada vez mais, com inovações e novidades que impactam diretamente todo o ecossistema cripto. Neste artigo exploraremos tudo sobre os Blockchain Games, suas funcionalidades e benefícios. 

Mas primeiro, o que é Blockchain e como funciona? 

Quando falamos de blockchains ou cadeias de blocos, nos referimos a uma forma particular de organizar informações, geralmente em um formato de banco de dados, com a característica distintiva de que os dados contidos em uma blockchain são organizados em blocos sucessivos, estando cada bloco conectado ao anterior.

Cada bloco pode conter certa quantidade de informação e está identificado por um código alfanumérico, gerado por uma função de hash. As funções de hash são um tipo de algoritmo criptográfico que cria um identificador alfanumérico específico para essa peça de informação. 

Caso a informação de um bloco seja alterada, mesmo que minimamente, o identificador também será modificado. Desta forma, o número de hash permite saber se determinado conjunto de informações sofreu (ou não) alguma mudança ou manipulação.

Para saber mais sobre Blockchain, confira esse conteúdo completo sobre a tecnologia blockchain. 

Blockchain Games 

Os blockchain games partem de um modelo virtual de jogo onde o usuário pode receber ao jogar. Por serem criados em Blockchains, os jogos registram todos os ganhos dos jogadores, sejam em criptoativos ou NFTs (Tokens Não Fungíveis).

A moeda digital desses jogos normalmente é um criptoativo que pode ser vendido fora do jogo para que aconteça a arrecadação (geralmente essa negociação pode ocorrer por Wallets ou Exchanges). Nestes jogos também é possível adquirir avatares que facilitam a coleta dos criptoativos, que podem ser vendidos por preços diversos, já que cada avatar é um NFT.

Por terem uma jogabilidade mais simples e a facilidade de realizar investimentos, os Blockchain Games vem se tornando mais populares. São jogos democráticos para que qualquer pessoa possa jogar, se divertir e ganhar dinheiro.  

Jogos bem sucedidos

Como dito anteriormente, o mundo dos Blockchain Games vem crescendo gradativamente, e por isso, a quantidade de jogos cresce junto. Segue uma lista com alguns dos jogos mais bem sucedidos desse mercado: 

AXIE INFINITY: O jogo Axie Infinity é um mundo repleto de animais de estimação que podemos treinar, criar, procriar, evoluir e lutar contra os animais virtuais chamados Axies. Esses animais possuem características únicas que determinam a capacidade, força e função em uma batalha. Para mais detalhes sobre o jogo, temos uma matéria exclusiva sobre Axie Infinity.

THETAN ARENA: O Thetan Arena é um novo Jogo NFT, lançado em 2021, que traz o tradicional battle royale, mas também possui o clássico modelo MOBA ("Multiplayer Online Battle Arena"). Em suma, é um título no qual o usuário prepara personagens (os heróis) para combates com outros jogadores. Baseado na tecnologia Blockchain, o jogo de e-sport possui uma versão para celular e o jogador recebe compra e/ou vende itens colecionáveis (os NFT).

CRYPTOKITTIES: Lançado em 2017, o jogo gira em torno das CryptoKitties, adoráveis criaturas com a aparência de gatinhos vestidos, reproduzíveis e colecionáveis. Cada gato é um NFT, ou seja, são únicos e pertencem 100% aos seus donos, nunca podendo ser replicados, retirados ou destruídos. A ideia é ter gatinhos para que haja a reprodução virtual dos mesmos. Logo, o lucro vem dessa negociação de gatinhos novos gerados virtualmente

BOMB CRYPTO: O Bomb Crypto foi inspirado no clássico Bomberman, mas oferece aos jogadores a experiência de NFT. Ele tem sua própria criptomoeda, a BCOIN, sigla para BombCrypto Token, a principal moeda de troca do jogo. Os jogadores são colocados em um labirinto similar ao do Bomberman. Nesse ambiente, se utilizando de personagens, os jogadores devem destruir blocos de pedras para conseguir recompensas.

SPLITERLANDS: Esse jogo play to earn funciona como um duelo de cartas, semelhante ao Yu-Gi-Oh. As cartas para o duelo possuem valor, pois são NFTs que os jogadores adquirem para duelar. As cartas vêm com todos os tipos de benefícios financeiros, incluindo pontos para o token SPS. Os jogadores podem comprar cartas com criptomoedas ou por cartão de crédito.

Ainda tem muitos outros jogos disponíveis e tem os que estão para serem lançados em 2022 e nos próximos anos. É um mercado que está crescendo e que tem sido cada vez mais procurados não só por jogadores, mas também por grandes marcas, empresas e desenvolvedoras de jogos.  

O interesse no mercado dos Blockchain Games vem crescendo por conta de inovações tecnológicas que estão tomando conta do mercado. Cada vez mais grandes empresas buscam marcar presença no mundo digital. Os Blockchain Games são interessantes para as grandes marcas, que buscam sempre a fidelização de seus clientes, pois são capazes de gerar uma comunidade engajada, mantendo um público fiel e ativo.  

Futuro do mercado

O mercado de Blockchain Games ainda está numa fase inicial, começando a se desenvolver. Mas já está mais do que claro que é um segmento que vem para ficar. Grandes desenvolvedores e empresas estão apostando no modelo de Blockchain Games para futuros projetos. 

Um exemplo é o League of Legends (LOL), um dos maiores games do gênero MOBA, está estudando possibilidades de desenvolver uma Blockchain, tokens e NTFs próprios. Juntamente com o LOL, a Epic Games já está aceitando a comercialização de Blockchain games em sua plataforma, jogos desenvolvidos pela Gala Games. 

Outro exemplo dentro do mundo de games é o FreeFire que está adotando o modelo de NFTs para suas novas skins. Já foram estabelecidos contratos com grandes artistas do mundo pop: Anitta e BTS. 

Por fim, não menos importante, a LOUD, empresa de games e esportes eletrônicos, recentemente levantou uma rodada de investimentos de R$ 50 milhões para investir na Snackclub. A Snackclub é uma startup da LOUD que trabalha com projetos para a Web3, e passará a trabalhar com Blockchain Games na América Latina. 

Claro que o mercado ainda está em desenvolvimento e  são necessários novos estudos, investimentos e até mesmo novas estruturas. Mas, é um mercado que está nascendo e criando forma, com ajuda de uma comunidade bem forte e grandes players do mercado mundial de games.  

Conheça mais a fundo sobre Blockchain e todas as possibilidades que esse sistema oferece no nosso Guia de Blockchain.