Voltar ao início

Carteira Física para Criptomoedas: Entenda

Carteira Física para Criptomoedas: Entenda

Você sabia que você pode armazenar suas moedas virtuais em dispositivos físicos? Entenda mais sobre a carteira física para criptomoedas.

Luana Miyuki
Content Analyst
31/1/23

O que é carteira física para criptomoedas? Conheça as hardware wallets!

O investimento em cripto cresce de forma exponencial e uma dúvida frequente entre os investidores é sobre qual a forma mais adequada de armazenar os seus ativos. Uma carteira específica é o caminho mais seguro para manter as moedas guardadas e, nesse sentido, há duas opções: a carteira digital ou a carteira física para criptomoedas.

Neste texto, trataremos da segunda opção. Também conhecidas como hardware wallets, as carteiras físicas são umas das opções mais práticas do mercado, uma vez que não necessitam de internet para serem acessadas. 

Como funciona uma carteira de criptomoedas?

As carteiras de criptomoedas são uma “ponte” entre as transações que ocorrem em redes blockchain durante a compra e venda de ativos digitais. Semelhantes às contas bancárias, mas com o fator descentralizador, essas carteiras permitem que o usuário seja o único responsável direto pela movimentação dos ativos.

Além disso, elas funcionam com criptografia de ponta e só podem ser acessadas por meio de chaves exclusivas. Dependendo do formato da carteira — digital ou física —, ela pode ser ainda mais segura, além de ter recursos próprios de sua modalidade. 

Nesse meio, há dois formatos mais conhecidos de carteiras: a cold wallet (desconectadas da internet) e a hot wallet (conectadas à internet). 

Carteira física: uma das formas mais seguras de armazenar criptos

As carteiras físicas fazem parte do grupo das cold wallets (carteiras frias) e se autodenominam hardware wallets. Nesse caso, elas não precisam de conexão com a internet para serem acessadas, o que as torna mais seguras contra ataques de hackers.

Esse tipo de carteira tem uma chave privada que deve ser armazenada pelo usuário em algum lugar seguro. Essa chave, por sua vez, dá acesso às criptomoedas. No caso das exchanges especializadas, o detentor das chaves é a empresa e não o usuário.

Como funcionam as carteiras físicas (hard wallets)?

Conhecida como “armazenamento frio” (cold storage), a carteira física não está conectada à internet. O dispositivo lembra um pen drive ou um disco pequeno, que pode ser do tamanho de um chaveiro ou de uma peça maior, dependendo da marca.

Com as chaves em mãos, você pode acessar o armazenamento de qualquer dispositivo através de uma entrada para cabo USB. Um ponto de preocupação para muita gente é que, sendo física, é necessário ter ela sempre em mãos para poder acessá-la.

Em caso de perda do dispositivo, os dados podem ser transferidos, mas estarão mais suscetíveis a invasões. Para evitar esse tipo de ação, é importante que você mantenha um backup da carteira

Onde comprar carteira física para criptomoedas

As carteiras físicas estão disponíveis em lojas especializadas e as citadas neste texto podem ser encontradas tanto em marketplaces como nos sites oficiais das marcas. 

Caso você não se sinta seguro de utilizar uma hardware wallet, é possível sempre contar com o auxílio de uma exchange para armazenar as suas criptos.

Quais são os melhores modelos de hardware wallets para criptomoedas?

Agora que você já sabe como funciona uma carteira física de criptomoedas, deve estar se perguntando quais são as melhores opções disponíveis no mercado. Existem dezenas de dispositivos do tipo no mercado, cada um com os seus prós e contras. Separamos 4 das mais vendidas para dar mais detalhes: 

Ledger Nano X

Lançada em 2019, a Ledger Nano X é uma das carteiras físicas mais modernas do mercado. Antes delas, a sua “irmã” Ledger Nano S foi considerada a mais segura do mercado até então e foi atualizada para armazenar ainda mais ativos. 

A Nano X tem uma memória interna aprimorada, permitindo o armazenamento de até 100 aplicativos — em vez de 2 ou 3 que a Nano S comportava. Com suporte Bluetooth, ela permite que você sincronize o dispositivo sem fio com o aplicativo Ledger Live para celular.

Trezor Model T

A Trezor Model T é o modelo de carteira física mais recente do SatoshiLabs e um dos mais utilizados pelos usuários de cripto. Com uma interface moderna e suporte para uma grande variedade de criptos, é considerada uma das melhores do mercado. 

O modelo, entretanto, é um dos mais caros, mas garante segurança de ponta e comporta uma série de altcoins menores que muitas outras carteiras não são capazes de armazenar. Por isso, é ideal para os investidores avançados que possuem uma carteira ampla de criptoativos. 

CoolWallet S

A CoolWallet S é ideal para quem quer ocupar pouco espaço na bolsa, já que é um dos menores modelos disponíveis no mercado, podendo ser armazenada junto aos cartões do usuário.

Também é compatível com Bluetooth, permitindo que você gerencie o seu portfólio a partir de praticamente qualquer dispositivo. É também uma das opções mais baratas do mercado de hardware wallets.

Conclusão

As carteiras físicas de criptomoedas são consideradas bastante seguras, uma vez que podem ser armazenadas de forma offline e sem o risco de serem invadidas virtualmente. Porém, ainda assim, é importante checar o teor de seguridade das opções disponíveis no mercado, já que há elementos particulares entre cada uma delas.

A Ledger Nano X, por exemplo, é uma das mais seguras e já consolidadas no mercado. Já a KeepKey é uma das carteiras mais fáceis de usar, o que a torna uma boa escolha para os iniciantes no mercado cripto.

Todas as opções são projetadas para garantir acesso restrito ao dono das chaves exclusivas, e por isso cabe ao usuário manter o dispositivo em um local seguro e de difícil acesso de terceiros. 

Vale lembrar ainda que é importante que as chaves também sejam armazenadas em um local seguro, já que, caso sejam perdidas, o dispositivo nunca mais poderá ser acessado.