Voltar ao início

Bitcoin Pizza Day: uma celebração em homenagem a primeira transação com BTC

20/5/22

Cada comunidade tem suas celebrações. As igrejas têm as suas datas sagradas, os países os seus feriados nacionais e há mesmo vários adeptos de clubes de futebol que têm um dia do ano em que celebram a sua paixão. O Bitcoin (BTC), a primeira e mais importante das criptomoedas, também tem seu dia de comemoração: o Bitcoin Pizza Day, que é dia 22 de maio.

O que o Bitcoin Pizza Day comemora? 

O Bitcoin Pizza Day é comemorado desde 22 de maio de 2010 para homenagear a primeira compra de algo físico pago com bitcoins. O nome da comemoração não é em vão: a primeira aquisição foram duas pizzas grandes que o minerador Laszlo Hanyecz pagou 10.000 bitcoins, por uma avaliação na época de 41 dólares. Nos dias de hoje, pouco antes da celebração de 2022, o valor estimado do Bitcoin está em cerca de 300 milhões de dólares.

Mas naquela época Bitcoin e blockchain eram tecnologias conhecidas por pouquíssimas pessoas. A rede foi lançada em 2009, quando os primeiros BTC foram minerados e o software de transação foi apresentado. A primeira operação ocorreu quando Satoshi Nakamoto (o desconhecido inventor declarado do Bitcoin) transferiu 10 BTC para o criptógrafo americano Hal Finney, um dos primeiros entusiastas da comunidade.

Quando as pizzas foram compradas, o Bitcoin já estava em operação há um ano e meio, com muitas transferências e alguns pagamentos digitais, mas sem histórico de compra de objetos físicos ou mercadorias.

Como foi a primeira compra física com Bitcoins?

Depois de acumular Bitcoins como um dos primeiros mineradores da rede, Lazlo Hanyecz carregou uma postagem no fórum Bitcointalk expressando sua intenção de comprar algumas pizzas em troca de 10 mil BTCs. A operação foi concluída em 22 de maio de 2010, 4 dias após sua postagem, por conta de algumas complicações.

A proposta estava no Bitcointalk desde 18 de maio, mas para os primeiros interessados ​​em enviar as pizzas em troca de BTC, não foi possível concluir a troca. Então Laszlo teve que esperar quatro dias até que Jeremy "Jercos" Sturdivant, outro usuário, finalmente passasse em uma loja do Papa John's e trouxesse duas pizzas grandes.

Para combinar detalhes de entrega e pagamento, Laszlo e Jercos (19 anos) se comunicaram via IRC, um antigo sistema de bate-papo por texto que permite comunicação direta P2P (Peer-to-peer). E, finalmente, eles se tornaram as primeiras pessoas a fazer uma negociação de bens físicos usando Bitcoin.

Mas a oferta de Laszlo permaneceu pública e ele fechou mais três negócios, entregando 40.000 BTCs em troca de 8 pizzas grandes: algo como US$ 1,2 bilhão hoje. “Dê uma pizza a alguém e eles comem por um dia; deixe-os comprar pizza com Bitcoins e eles revolucionarão a economia”, declarou Jercos mais tarde.

O texto completo do pedido de Laszlo no Bitcointalk

I'll pay 10,000 bitcoins for a couple of pizzas… maybe 2 large ones, so I have some left for the next day. I like to leave pizza to eat later. You can make the pizza yourself and bring it to my house or order it at a home delivery place, but what I want is to have the food brought to me in exchange for bitcoins where I don't have to order or prepare it myself. It's like ordering a 'breakfast plate' at a hotel or something, they just bring you something to eat and you're happy!

I like things like onions, peppers, sausages, mushrooms, tomatoes, sausages, etc., just standard things, nothing weird like fish, or anything like that. I also like regular cheese pizzas that can be cheaper to make or buy.

If you are interested let me know and we can reach an agreement.

Tradução

Eu pago 10.000 bitcoins por algumas pizzas... talvez 2 grandes, para que tenha algumas sobrando no dia seguinte. Gosto de deixar pizza para comer depois. Você mesmo pode fazer a pizza e trazê-la para minha casa ou pedir em um local de entrega em domicílio, mas o que eu quero é que a comida seja entregue para mim em troca de bitcoins onde eu não tenho que pedir ou preparar eu mesmo. É como pedir um 'prato de café da manhã' em um hotel ou algo assim, eles apenas levam algo para você comer e você fica feliz!

Eu gosto de coisas como cebolas, pimentões, linguiças, cogumelos, tomates, salsichas, etc., apenas coisas padrão, nada esquisito como peixe, ou qualquer coisa assim. Eu também gosto de pizzas normais de queijo que podem ser mais baratas de fazer ou comprar.

Se tiver interesse me avise e podemos chegar a um acordo.

Quer começar a negociar Bitcoins? É simples, acesse a plataforma da Ripio e faça seu cadastro!