Voltar ao início

As principais métricas do mercado de criptomoedas e como interpretá-las

5
minutos de leitura

As principais métricas do mercado de criptomoedas e como interpretá-las

8 Feb
Investimentos
Santiago Juarros
Content Analyst
8/2/21

Após o lançamento do Bitcoin em 2009, o mercado de criptomoedas se espalhou por todo o mundo. Se você é novo no mundo das criptomoedas, se atente com as informações que você encontra pela internet, pois são muitas para processar no começo e você pode se perder.

Neste artigo, discutiremos as métricas mais importantes do mercado de criptomoedas. Ao final, você deve ser capaz de tomar uma decisão de investimento mais fundamentada com base nesses conhecimentos.

Antes de conhecer as métricas, você deve saber a diferença entre o mercado de criptomoedas e o mercado de ações. Saber dessas coisas irá te ajudar a entender no que está adentrando, de modo que você possa tomar uma melhor decisão.

Três diferenças entre o mercado de criptomoedas e o mercado de ações:

  • As ações são negociadas dentro dos países em que estão localizadas, enquanto as criptomoedas são universais e podem ser negociadas em todo o mundo.
  • Os mercados de ações são apoiados por bancos e governos. Os mercados de criptomoedas são naturalmente descentralizados, o que significa que não há governo central ou regulamentações muito limitadas.
  • Os investidores de bolsa de valores gastam muito dinheiro em taxas de negociação, impostos, etc. Enquanto que essas taxas são mínimas ou consideravelmente menores no mercado cripto.

Como você pode ver, existem grandes diferenças entre o mercado de ações e o cripto. No entanto, não se assuste, iremos ajudá-lo a entender mais sobre este mercado disruptivo e ainda estará mais bem embasado para tomar uma decisão.

Métricas importantes do mercado de criptomoedas:

Análise de risco

O risco é definido como um desvio do resultado esperado. Ao investir em criptomoedas, você deve levar em consideração que é um mercado volátil. Isso significa que, você como investidor, pode enfrentar perdas pela volatilidade de curto prazo.

Dito isso, é recomendável investir apenas o dinheiro que você pode perder. Não use toda a sua renda essencial em um investimento volátil como as criptos.

Análise de mercado

Antes de investir em criptomoedas, reserve um tempo para estudar o projeto e o mercado da moeda em que irá investir.

Por exemplo, se você deseja comprar alguns bitcoins, pesquise pelo histórico do preço da moeda, consulte a análise técnica fornecida por sites e analistas confiáveis, etc.

Análise de mercado: exchanges de criptomoedas

Não mergulhe em um investimento sem ter uma visão clara do momento de mercado daquela criptomoeda. Dessa forma, você pode eliminar suas perdas ou pelo menos torná-las mais baixas. Lembre que o mercado cripto é bastante volátil.

Valor da rede pela proporção de transações (NVT Ratio)

O NVT Ratio é como o índice P/E (Price per Earnings) usado nos mercados de ações. O NVT divide o valor da rede de uma determinada moeda (quantas dessas moedas existem virtualmente) pelo número de transações da rede.

Quando o NVT de uma moeda é alto, significa que os investidores estão considerando a moeda como um investimento de alto retorno.

Valor da rede pela proporção de transações (NVT Ratio)

Indicador de endereços exclusivos da rede (diário)

Essa métrica mostra a atividade da rede de uma determinada moeda. Uma métrica muito útil, pois mostra quantas pessoas estão usando uma determinada rede em um dia específico.

Quanto maior o indicador, maior o uso da rede e a crescente adoção da moeda no dia a dia das pessoas significa um aumento da demanda, que consequentemente a depender da oferta pode indicar uma futura valorização.

‍‍Indicador de endereços exclusivos da rede (diário)

A métrica alfa

A métrica alfa é essencial para qualquer investidor analisar os resultados do investimento.

O Alfa é definido como o excesso de retorno do investimento em relação ao retorno de um índice utilizado como benchmark (este índice representa o movimento do mercado como um todo).

Para simplificar, um valor alfa positivo significa que seu investimento superou o índice de referência. O que significa relativamente que seu investimento deu lucro.

Como investir em criptomoedas: a métrica alfa

Essas são algumas das principais métricas que você deve considerar antes de investir no mundo das criptomoedas de forma mais técnica.

Como mencionamos anteriormente, o mercado de criptomoedas é um mercado mais volátil se comparado ao de ações. Sabendo disso, use apenas o dinheiro que você pode perder.

Agora, talvez você queira saber: por onde começar a sua jornada de investimento em criptomoedas? Para começa-la corretamente, você precisa usar os serviços de uma empresa conceituada, com experiência no mundo cripto. É por isso que a Ripio é a escolha perfeita.