Voltar ao início

As principais atualizações da Chainlink

As principais atualizações da Chainlink

Confira as principais atualizações e como elas tornaram a Chainlink a maior rede de oráculos descentralizada da indústria Blockchain.

Tim Balabuch
Content Creator
18/10/22

A SmartCon 2022, conferência organizada pela Chainlink, ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro. Atualmente, a Chainlink é a maior rede de oráculos descentralizada na indústria blockchain e o seu principal objetivo é conectar os dados do mundo real com os contratos inteligentes (smart contracts). 

Durante a SmartCon, a Chainlink apresentou várias atualizações importantes relacionadas ao seu tokenomics, ecossistema e protocolo. Acompanhe a leitura para conhecer as principais atualizações da rede.

Staking de LINK

Essa foi a atualização que mais chamou a atenção no evento. Eventualmente, o token LINK recebia algumas críticas relacionadas ao seu tokenomics, mas a implementação de um modelo staking promete mudar isso. 

O staking de LINK será um mecanismo de segurança, em que as pessoas que fizerem o staking garantem a performance dos serviços oferecidos pelos oráculos. 

A princípio, o acesso antecipado ao staking será para um grupo específico de pessoas para alcançar os usuários ativos no ecossistema, como os holders de LINK, os desenvolvedores e os educadores do protocolo. A ideia é começar com esse público mais seleto por ele ser mais propenso a colaborar e emitir qualquer alerta necessário, já que está mais familiarizado com a Chainlink. 

O staking de LINK fornece uma camada adicional de segurança e permite que o token seja usado para proteger a rede. Segundo a própria Chainlink, esse modelo está em seu início e irá evoluir no decorrer do tempo com as novas versões.

Você pode conferir se está entre os escolhidos para fazer staking clicando aqui.  

Chainlink BUILD

Outra atualização que chamou atenção na apresentação foi o BUILD, que é uma espécie de aceleradora, sendo semelhante com o que temos com as startups, mas com o foco nos projetos em estágio inicial no ecossistema da Chainlink. Essa aceleração será feita por meio de incentivos econômicos entre as comunidades para promover o sucesso do projeto no longo prazo.

Vários projetos já confirmaram a sua participação no BUILD, entre eles o Space and Time, o Truflation e o BitsCrush. Em troca, esses projetos irão comprometer uma porcentagem de seus tokens ao programa BUILD. 

Apesar de ter o foco em projetos novos, o BUILD também vai ajudar a promover o crescimento de projetos já existentes no ecossistema da Chainlink. Através desse incentivo, os desenvolvedores Web3 poderão criar dApps (aplicativos descentralizados) que contarão com segurança desde o início de seu desenvolvimento.

Parceria com SWIFT

O SWIFT é um sistema de mensagens interbancárias, sendo um serviço usado constantemente nas transferências entre instituições de países diferentes. 

Durante o evento, Sergey Nazarov, fundador da Chainlink, anunciou uma parceria entre os protocolos. A ideia é que a Chainlink permita que o SWIFT seja interoperável entre diferentes blockchains.

Vale lembrar que o SWIFT é o sistema de mensagens interbancárias mais utilizado em todo o mundo. Apesar disso, há vários problemas relacionados à eficiência e à velocidade das transações desse sistema. Justamente por esse motivo, eles estão explorando as possibilidades de tecnologia blockchain para permitir transações mais rápidas.

Conclusão

Há vários eventos importantes acontecendo no mundo cripto e, com certeza, um dos mais marcantes foi a SmartCon 2022, que foi potencializada por grandes atualizações na Chainlink. Por isso, existe a importância de acompanhar o desenrolar desses acontecimentos e as atualizações que foram anunciadas neles. 

A Chainlink vem mostrando um avanço rápido e consistente em seu protocolo e serviços. Estamos de olho nos próximos passos dessa rede.