Voltar ao início

Ape Coin: O que é e a entrada no metaverso

Ape Coin: O que é e a entrada no metaverso

A recente criada criptomoeda Ape Coin anuncia sua entrada no metaverso. Vem entender essa história!

Luana Miyuki
Content Analyst
31/1/23

O que é ApeCoin (APE)? Conheça o maior projeto cripto do metaverso

Já ouviu falar sobre os famosos NFTs de macaco? A febre conquistou desde celebridades a jogadores de futebol e fez crescer a busca pelos simpáticos tokens não fungíveis. A responsável por esse sucesso é a Yuga Labs, empresa por trás da Bored Ape Yacht Club, que incentivou o lançamento da criptomoeda nativa para o seu recém-criado metaverso: a ApeCoin (APE).

O metaverso Otherside é a nova aposta da gigante do ramo dos NFTs e promete revolucionar a maneira como os usuários interagem com seus tokens e terrenos virtuais. Com apenas um dia de lançamento, a cripto APE registrou incríveis US$ 2 bilhões em valor de capitalização de mercado

Mas, afinal, o que é a ApeCoin e como ela funciona dentro do metaverso Otherside? Confira todos os detalhes a seguir!

O que é ApeCoin (APE)?

ApeCoin é o nome dado ao token de utilidade da Otherside, metaverso criado pela empresa ApeCoin DAO com aval da Yuga Labs, empresa responsável pelo clube de NFTs mais valioso do mundo, o Bored Ape. Sendo um utility token, ele pode ser utilizado dentro do metaverso como moeda de troca em participações diretas dos usuários.

Lançada pela ApeCoin DAO, um novo órgão de governança do qual todos os detentores de APE são membros, a criptomoeda se diferencia dos NFTs à medida que é considerada fungível. Ou seja, se iguala ao Bitcoin (BTC) como uma cripto de valor.

Dessa forma, além de servir como token de utilidade dentro do metaverso, ela também pode ser negociada por qualquer investidor – inclusive, por meio de exchanges especializadas.

De todo o montante de ApeCoins lançados no mercado, 62% ficaram reservados para os detentores do token e para a organização descentralizada responsável pelo seu lançamento. 

O que é metaverso?

Antes de compreender o funcionamento da ApeCoin, é importante que você entenda como funciona o metaverso de fato — afinal, a cripto é atrelada ao projeto Otherside. Esse tipo de universo digital oferece uma série de funcionalidades focadas em realidade aumentada, envolvendo aspectos sociais, culturais e econômicos.

Desse modo, o usuário que utilizar uma rede de metaverso poderá fazer diversas atividades, como vender terrenos virtuais, participar de jogos play-to-earn e até mesmo assinar contratos por meio da blockchain. Tudo isso é feito com tokens utilitários específicos do universo.

Como se deu a valorização da criptomoeda ApeCoin?

O lançamento do token ApeCoin (APE) foi marcado por muita expectativa, uma vez que o Bored Ape Yacht Club (BAYC) chamou a atenção do mercado por conta de sua exclusividade. Celebridades como Neymar, Justin Bieber e Snoop Dogg têm NFTs atrelados ao projeto. 

Além disso, o criptoativo registrou altas crescentes desde o anúncio do metaverso Otherside, que pretende centralizar todas as atividades do Bored Yap em uma só plataforma. 

A cripto APE chegou a alcançar o posto de maior token de metaverso em capitalização de mercado, ultrapassando concorrentes consagrados no mercado de NFTs, como Axie Infinity (AXS), Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND).

Como funcionará a cripto APE dentro do metaverso?

Sendo um token de utilidade, o criptoativo pode ser usado tanto como moeda de troca como unidade de decisão em votações, projetos e mesmo na manutenção do metaverso Otherside. O mesmo já ocorre em metaversos mais famosos que se utilizam de tokens utilitários, como o Decentraland e o Axie Infinity. 

A cripto APE funciona como um token de governança, dando poder ao usuário para que este tenha voz ativa nos projetos da plataforma. Dessa forma, os detentores de ApeCoins podem colaborar em votações abertas, na definição de protocolos e até no lançamento de novos ativos. Todo o ecossistema é comandado por smart contracts (contratos inteligentes), o que significa que não há um órgão centralizador para liderar o projeto. 

Vantagens de investir em ApeCoin no seu metaverso 

Quer participar ativamente das decisões e novidades do metaverso Otherside ou negociar o token como forma de diversificar a sua carteira de investimentos? Há duas formas de comprar e vender ApeCoin: pela rede blockchain atrelada ao projeto ou por meio de exchanges que negociam o ativo.

Investir em APE tem sido apontado como um bom negócio por especialistas da área, uma vez que o conceito de metaverso está em alta e deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. Além disso, como já apontado anteriormente, o token é considerado o de maior sucesso já lançado até então.

Também é importante lembrar que o projeto BAYC é fomentado por grandes investidores e celebridades, fazendo com que a sua relevância permaneça em alta no mercado. Além disso, os próprios fundadores do projeto têm investido na cripto.

Existe algum risco de desvalorização?

Apesar de todas as expectativas positivas para o mercado, a APE continua sendo um criptoativo, o que significa dizer que há oscilação e influências externas ao seu desempenho. Com o mercado cripto operando em baixa em 2022, o investimento em ApeCoin pode ser um projeto para médio e longo prazo.

O preço da ApeCoin é vinculado à lei da oferta e procura, portanto, enquanto houver compradores interessados, há uma tendência de que o valor suba ao longo do período. O mesmo ocorre em períodos de baixa, com o token se desvalorizando à medida que gera menos procura.

Lembre-se ainda de negociar o ativo em uma plataforma confiável, seja a rede Otherside ou em uma exchange.