Voltar ao início

Metaverso Otherside: habitat virtual dos NFTs Bored Apes e Criptopunks

Metaverso Otherside: habitat virtual dos NFTs Bored Apes e Criptopunks

SEO

Luana Miyuki
Content Analyst
10/10/22

O metaverso pode parecer um grande hype ou uma moda passageira, mas quando empresas gigantes, incluindo Facebook, Microsoft, NVidia e Roblox, apostam na mesma tecnologia, as chances de sucesso aumentam sensivelmente. 

A Improbable Eyes é mais uma empresa que está apostando nesse segmento, com o diferencial de ter um grande projeto de criptoativos como parceiro — o sucesso Bored Apes, os simpáticos macacos digitais colecionáveis em NFT (tokens não-fungíveis).

O que é metaverso e qual a sua relação com NFT?

Em poucas palavras, o metaverso se assemelha ao mundo dos games estilo Fortnite, onde milhares de pessoas compartilham uma experiência colaborativa utilizando avatares (bonecos virtuais). Essa experiência imersiva não exige o uso de óculos 3D ou equipamentos especiais, mas busca integrar o mundo real com o digital.

O NFT é um ativo digital identificável, registrado na blockchain das criptomoedas. Portanto, cada registro é único e pode conter links, arquivos, textos, vídeos ou qualquer dado em formato digital. A Bored Apes Yacht Club (BAYC), criada pela starup Yuga Labs, é uma das coleções de maior sucesso do segmento.

Desse modo, a tecnologia NFT permite que os participantes dos metaversos sejam donos de seus próprios itens, que podem incluir terrenos virtuais, prédios, praças, objetos, avatares e tudo o que for produzido nesse universo digital.

Quem é Improbable Eyes?

Essa startup da Inglaterra é a desenvolvedora do jogo de tiro e ação Scavengers, cuja versão demo fez enorme sucesso em meados de 2021 em seu lançamento nas plataformas Steam e Epic Games. 

Após entender o potencial do metaverso na indústria de entretenimento, a Improbable Eyes resolveu concentrar os seus esforços nesse segmento. A startup cresceu após três rodadas de captação, totalizando US$ 700 milhões e ultrapassando a marca de 500 funcionários.

A sua primeira experiência no metaverso ocorreu em novembro de 2021 com um show virtual da estrela k-pop AleXa, onde os fãs puderam interagir. 

Qual a relação entre Yuga Labs e Improbable?

A startup Improbable firmou uma parceria com a Yuga Labs para desenvolver o metaverso do Bored Ape Yacht Club (BAYC), chamado Otherverse. Esta empreitada da Yuga Labs também acontece em parceria com a Animoca Brands — desenvolvedora dos jogos Revv Motorsport, Torque Burnout, Benji Bananas e Crazy Defense Heroes — e o metaverso The Sandbox.

Em meados de 2022, a Improbable realizou uma demo do metaverso Otherverse com uma experiência com os macacos virtuais BAYC e seus amigos. Além disso, realizaram uma venda de terrenos virtuais nesse metaverso, que também dá direito à produção de conteúdo e acesso à plataforma de criação de itens exclusivos.

Afinal, existe um metaverso da Improbable Eyes?

Não. Apesar de ter levantado uma fortuna e lançado algumas demos, a desenvolvedora segue apenas no terreno da promessa. Parte do hype é motivado pela captação que ocorreu em 2017 com o banco de investimento japonês Softbank, o que, provavelmente, influenciou a Improbable a desistir da área de games e focar no metaverso.

Desse modo, é irreal esperar que o Otherverse, o metaverso da Yuga Labs, lance um serviço totalmente funcional nos próximos meses. Essa frustração do público ficou evidente com a queda do preço da coleção Bored Apes, que passou de um pico de 130 Ethers (ETH) em abril de 2022 para 80 ETH em outubro do mesmo ano.

Quem é MSquared?

A MSquared (M²) é uma startup controlada pela Improbable Eyes, sendo uma rede de metaversos interconectados para oferecer experiências, jogos, shows e criar valor ao longo do tempo.

Ao unir a tecnologia Morpheus da Improbable Eyes com os componentes da Web3, a startup oferece serviços essenciais para as empresas e os desenvolvedores que optam por utilizar esse metaverso compartilhado.

Essa startup levantou US$ 150 milhões em abril de 2022, e foi destacada da Improbable para poder oferecer governança e parceria diretamente com as empresas e, eventualmente, com a sua própria comunidade de usuários.

Afinal, quando sai o metaverso Otherside?

Por enquanto, tudo parece um sonho distante, especialmente com a influência do Softbank tão presente. Resta saber se todo esse dinheiro levantado irá se converter numa experiência única para os usuários. 

Caso a Improbable Eyes falhe nessa missão, os donos dos NFTs Cryptopunks e Bored Apes, que são administrados pela Yuga Labs, certamente vão expressar sua insatisfação. No momento, resta aos detentores desses projetos aguardar pelas entregas, ainda sem data final prevista.

Saiba mais sobre o mercado cripto

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para acompanhar o Cripto Morning, a live em que conversamos com a nossa comunidade sobre projetos, criptomoedas, tecnologias, gráficos, fundamentos e notícias do ecossistema cripto.