Voltar ao início

SandBox (SAND): o que é e cotação

SandBox (SAND): o que é e cotação

O SandBox (SAND) é uma moeda do projeto do metaverso totalmente inovador que tem como objetivo envovler o mundo real e virtual.

Luana Miyuki
Content Analyst
13/12/22

A terceira geração do universo cripto tem investido pesado no conceito de metaverso – tecnologia que não é nova, mas que ganhou uma roupagem mais robusta com o advento da tecnologia blockchain. Nesse cenário, o game The Sandbox (e o seu token nativo SAND) despontam como um dos principais projetos da área.

O game ganhou projeção devido à sua jogabilidade e pela realidade aumentada oferecida em metaverso, um dos conceitos mais discutidos no mercado cripto atual. Os chamados jogos “play-to-earn” (jogue-para-ganhar) recompensam os usuários por meio de tokens e NFTs (tokens não fungíveis) exclusivos e têm atraído cada vez mais entusiastas.

Pensando em investir no metaverso? Confira a seguir como funciona o The Sandbox, e o seu token nativo SAND, e saiba como investir de forma direta ou indireta.

O que é metaverso?

Antes de tratarmos do The Sandbox, é importante que você compreenda o conceito de metaverso na prática. Apesar de ter entrado em pauta na grande mídia por causa do anúncio feito pela Meta (antigo Facebook), não se trata de uma criação de Mark Zuckerberg.

O conceito de metaverso é antigo, mas ganhou força com a tecnologia blockchain, que permite a expansão desses universos de forma descentralizada, além de permitir a recompensa e oferecer o poder de decisão por meio de criptoativos. 

O metaverso existe apenas de forma digital e também permite negociações e pagamentos com ativos dessa mesma classe. Quem mais se beneficia dessa tecnologia são os jogos play-to-earn, sendo o The Sandbox o primeiro grande projeto nesse sentido.

O metaverso The Sandbox

O The Sandbox é um jogo que explora por completo o metaverso. Criado em uma blockchain da rede Ethereum, ele permite a criação de avatares, terrenos virtuais e de toda uma vida dentro do  universo 100% digital.

O game explora as funcionalidades da blockchain e permite que negociações sejam feitas de forma descentralizada, além de gerar recompensas em NFTs e tokens nativos. As operações são todas feitas por meio de smart contracts (contratos inteligentes) automatizados.

O que é SandBox (SAND)?

SAND, por outro lado, é o token de governança oficial do The Sandbox. Além de servir como moeda dentro do universo do game, ele também pode ser comprado indiretamente por investidores que desejam aproveitar a sua volatilidade no mercado.

Sendo um token de governança, ele é utilizado pelos usuários dentro do metaverso Sandbox como forma de adesão em votações, atualizações do jogo e negociações de compra e venda entre usuários. Ou seja, para jogar The Sandbox você precisa ter tokens SAND sob tutela.

Games e criptomoedas: como eles se complementam?

Os maiores beneficiados com a expansão do metaverso no cenário cripto foram os games, uma vez que são a principal frente para a criação de universos de realidade aumentada. Não é de hoje que vemos jogos desse tipo disponíveis no mercado – o Second Life, por exemplo, foi um grande precursor do movimento.

A diferença agora, entretanto, é a possibilidade de ampliar o poder de decisão dos jogadores, além de recompensá-los com dinheiro real a cada fase avançada. Com a difusão da modalidade play-to-earn cada vez mais consolidada, o mundo dos games e dos criptoativos estão ainda mais unidos.

Nesses universos do metaverso, os tokens servem como moeda de troca entre usuários, além de passe para decisões, atualizações e até vendas de artigos digitais (como os NFTs). Dentro do contexto de The Sandbox, o usuário pode usar SAND para comprar artigos para seus personagens, terrenos virtuais e até participação em eventos.

Vale a pena investir em SandBox (SAND)?

Como dito anteriormente, não é só no contexto do metaverso que o SAND pode ser utilizado. Além do jogo em si, o token da Sandbox é um criptoativo como todos os outros disponíveis no mercado, o que significa dizer que pode entrar para o seu portfólio de investimentos.

Você pode, por exemplo, adquirir SAND por meio de exchanges especializadas e se aproveitar das oscilações positivas do mercado para lucrar no longo prazo.

Antes de investir, entretanto, é importante que você conheça a fundo o funcionamento do mercado de criptomoedas. Vale lembrar que essa é uma modalidade de investimento variável, o que faz com que o SAND oscile bastante conforme o cenário do mercado. Por isso, o investimento deve ser pensado para o longo prazo.

Com a adesão cada vez mais certeira de marcas e grandes empresas ao metaverso, a tendência é que tokens desse segmento se tornem cada vez mais valiosos, sendo o SAND um dos principais representantes dessa categoria hoje.