Voltar ao início

Listamos XLM, a criptomoeda de Stellar

Listamos XLM, a criptomoeda de Stellar

Stellar propõe uma nova forma de transferir fundos internacionalmente com baixas comissões, conversão para a moeda local e com melhorias de segurança e privacidade.

O que é Stellar

Stellar é uma plataforma que busca facilitar a transferência de valor através do uso de sua própria criptomoeda, Lumens ou XLM — que é a nova adição ao portfólio da Ripio. De modo geral, Stellar é uma alternativa blockchain para enviar fundos e realizar pagamentos com rapidez e segurança, como a rede Bitcoin, mas com características próprias. 

O projeto surgiu em 2014, inspirado na Ripple, e se parece com o XRP, já que ambos são um instrumento de pagamento e transferência de valor para o ecossistema cripto, porém, ele possui projeção para todas as áreas da economia.  Na verdade, Stellar foi criada por Jed McCaleb, co-fundador da Ripple e fundador da exchange Mt. Gox.

Além dos seus usos no universo cripto, Stellar possui integração com bancos e sistemas de pagamento do mundo inteiro, e muitos deles operam com diferentes moedas estatais. Desse modo, com o ecossistema Stellar é possível fazer transferências internacionais com comissões baixas e a conversão para a moeda local com as melhorias de segurança e privacidade oferecidas pela tecnologia blockchain e pela criptografia complexa. 

O que é Lumens ou XLM

Lumens (XLM) é a criptomoeda nativa de Stellar e é a unidade de medida usada pelos usuários para transferir valor sem intermediários. O XLM é um ativo digital essencial para a rede, pois também é a moeda com a qual são pagas as taxas de operação e as comissões dos validadores. 

O custo de operação, que é comum em todas as redes cripto, é um mecanismo que permite evitar spam ou o uso indevido da rede, já que o fato das operações serem pagas desestimula o uso da plataforma de maneira desleal.

Ademais, o XLM é um token com valor variável e com oferta máxima fixada em 50 milhões de unidades, que podem ser compradas, vendidas ou trocadas por outros tokens e criptomoedas em exchanges, sendo considerado uma medida de valor no ecossistema cripto. 

Para que Stellar serve?

A organização Stellar Development Foundation, que é a responsável pelo projeto, apresenta o XLM como uma solução para pagamentos e transferências, e também uma alternativa à bancarização para todo o tipo de pessoa e não apenas para os usuários de criptomoedas, já que uma das características de Stellar é a simplicidade em obter XLM com dinheiro fiduciário ou converter fundos nessa criptomoeda para o dinheiro tradicional. Na verdade, a proposta de Stellar tem mais a ver com a mediação na conversão de moeda do que ser uma solução de pagamento direto, como é o Litecoin (LTC). 

Stellar funciona de forma semelhante a outros projetos criptos que são baseados na transferência de valor, dos quais o Bitcoin (BTC) é sempre uma referência. A Stellar tem uma criptomoeda — a XLM — com a qual os seus usuários podem negociar livremente, precisando apenas de uma carteira compatível, como a Ripio. 

Como Stellar funciona

Todas as operações realizadas com XLM como moeda de troca são registradas em um livro contábil público que é verificado e completado por processos computacionais e matemáticos que não dependem diretamente de pessoas. Esse banco de dados de operações é público, portanto, as operações são facilmente verificáveis. Além disso, esse registro é inviolável: nenhum usuário e nem mesmo grandes conglomerados de usuários ou titulares de XLM podem excluí-lo ou alterá-lo. 

Esse sistema não tem uma autoridade central e tampouco está à mercê das provisões de governos ou corporações. Pelo contrário, Stellar é regido por um protocolo de consenso e um conjunto de contratos inteligentes, que compõem a sua estrutura técnica e computacional descentralizada, tornando-o resistente à censura e à manipulação. 

No entanto, para o uso padrão, operar em Stellar ou com Lumens é muito fácil. Na Ripio, por exemplo, seguem-se os mesmos procedimentos de qualquer criptomoeda. Além disso, o desenvolvimento da Horizon está aumentando o alcance de Stellar e da sua criptomoeda XLM no segmento web. 

Horizon é um módulo Web3 que permite usar os serviços da rede Stellar diretamente nos navegadores, como qualquer aplicativo online. Esse desenvolvimento facilita ainda mais a negociação com Lumens, pois permite que o usuário opere na rede Stellar a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet. Esses servidores Horizon se conectam a um Stellar Core, um dos "núcleos estelares" nos quais a rede principal Stellar é distribuída. 

Por fim, esses "Cores", que são geridos por diferentes usuários e titulares de XLM, tanto privados quanto institucionais, estão interligados na chamada Stellar Network, que é a rede de consenso e de registro das operações de XLM.

Comprar XLM na Ripio

A criptomoeda de Stellar já está disponível em nossa plataforma web e em nosso aplicativo.

Lembre-se que para comprar criptomoedas pela Ripio é necessário ter uma conta ativa e um saldo em reais. Não se preocupe, a operação é tão simples quanto comprar qualquer outra criptomoeda. 

E como sempre, além de comprar e vender esses tokens na Ripio, você poderá receber e enviar XLM de sua carteira. 

1 - Se você não possui uma conta na Ripio, basta se cadastrar ou baixar o aplicativo para Android ou iOS.

2 - Ative a sua conta para comprar XLM e outros tokens e criptomoedas com reais.

3 - Deposite saldo por transferência bancária, Mercado pago ou em dinheiro.

4 - Na carteira ou no módulo de compra, insira a quantidade de XLM desejada e siga as etapas para confirmar a compra. 

Lembre-se de que, além de manter esses tokens, você pode convertê-los em moedas fiduciarias ou negociá-los na exchange por outras criptomoedas.

Você tem outras perguntas sobre como comprar XLM? Entre em contato

Últimos artigos