Voltar ao início

Tudo sobre a próxima atualização da Ethereum, a Shanghai

Tudo sobre a próxima atualização da Ethereum, a Shanghai

Saiba o que é Shanghai e quais as melhorias que essa implementação propõe para a rede Ethereum.

Tim Balabuch
Content Creator
27/2/23

A rede Ethereum está em constante evolução, o que significa que as suas atualizações desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento de seu ecossistema. Aqui na Launchpad temos um artigo falando sobre as cinco principais e maiores atualizações da Ethereum, mas vale lembrar que entre elas há outras que também afetam a maneira como interagimos com essa blockchain.

Depois de ter executado o Merge com sucesso em setembro de 2022, a Ethereum viu a sua comunidade reagir com otimismo diante das próximas atualizações. Com algumas novas implementações no roadmap, agora esperamos o upgrade conhecido como Shanghai, que é composto de uma série de melhorias incluídas no EIP-4844. 

EIP significa Ethereum Improvement Proposal (proposta de melhoria Ethereum, em tradução livre). Basicamente, os EIPs são documentos técnicos que descrevem propostas de melhorias para a rede. Eles são uma maneira padronizada de propor alterações na Ethereum e são usados para discutir e implementar mudanças significativas na plataforma.

Mas o que é o Shanghai upgrade e o que ele inclui? Vamos responder essas perguntas e como essa atualização vai impactar a Ethereum.

Saque de ETH em staking

Uma das principais funcionalidades que a Shanghai vai permitir é a possibilidade de sacar os Ether (ETH) que estão em staking na Beacon Chain. 

A possibilidade de fazer staking de ETH é possível graças ao mecanismo de consenso Proof of Stake. Porém, como a Ethereum ainda estava em fase de transição para esse mecanismo, o ETH em stake não poderia ser sacado. Com o upgrade Shanghai, isso vai mudar. 

O fato de ser possível sacar ETH após essa atualização tem trazido muito entusiasmo e otimismo para a comunidade da rede, já que esta é uma função de alta prioridade neste momento.

Ethereum Object Format

Outro ponto importante dessa atualização é o Formato de Objeto Ethereum (EOF), que é basicamente um conjunto de 5 EIPs que visa tornar a execução da Ethereum mais eficiente, consistente e fácil de ser atualizada. O EOF é um grande avanço para a rede, já que é a primeira atualização que impacta o histórico da Ethereum Virtual Machine (EVM). 

Os 5 EIPs que estão incluídos neste ponto são:

  • EIP-3540: altera a estrutura das instruções do EVM, facilitando a atualização do EVM;
  • EIP-3670: apresenta a validação de código para contratos inteligentes durante a implantação, economizando custos de execução;
  • EIP-4200: melhora a eficiência da Ethereum Stack Machine, reduzindo as taxas de gas;
  • EIP-4750: traz funções que a Stack Machine pode executar, tornando os programas mais eficientes;
  • EIP-5450: valida os contratos durante a implantação.

Conclusão

Apesar da quantidade de informações incluídas na Shanghai, essa é uma atualização relativamente pequena quando comparada ao Merge, por exemplo. Contudo, ela terá um impacto significativo em todo o ecossistema Ethereum e possivelmente também no preço do seu ativo, já que teremos a possibilidade de um aumento de ETH em circulação. 

Com previsão de implementação para março de 2023, o Shanghai Upgrade já está próximo e podemos esperar uma movimentação do mercado em preparação para a sua chegada.