Voltar ao início

Social Trading: o que é e como entrar

Social Trading: o que é e como entrar

O Social Trading é como se fosse um rede social, porém somente com investidores. Vem entender um pouco mais!

Luana Miyuki
Content Analyst
28/2/23

O que é Social Trading? Confira um manual completo

Começar a investir pode ser um desafio para muitos, especialmente quando se fala em práticas de trade. Se você é iniciante na área e quer fazer boas escolhas, o Social Trading pode ser a melhor estratégia para ficar atento às tendências e oportunidades do mercado.

Esse método é voltado para todos os tipos de perfis de investidores e tem foco nos iniciantes e em quem deseja montar uma carteira com as melhores recomendações. Confira o texto a seguir e saiba como funciona o Social Trading e veja dicas para se beneficiar com essa prática. 

O que é Social Trading?

Social Trading é um método de análise que se baseia na experiência de grandes investidores para estabelecer estratégias de ganho no mercado. É um processo geralmente recomendado para os iniciantes, mas que pode ser acompanhado por qualquer entusiasta ou investidor.

Essa metodologia de trade consiste na criação de um portfólio de investimentos baseado nas recomendações de especialistas e gestores, deixando a responsabilidade das escolhas nas mãos de pessoas que estão mais avançadas na área.

A prática ganhou espaço no mercado brasileiro à medida que o interesse pela Bolsa de Valores e pelo mercado cripto cresceu entre a população. Diversos especialistas surgiram para dar dicas de investimentos e montar carteiras com base em recomendações.

Social Trading x Copy Trading

É comum que surjam comparações entre o Social Trading e o Copy Trading –- inclusive, muitos investidores pensam ser a mesma coisa. Porém, são estratégias de trade diferentes entre si.

Na verdade, o Social Trading engloba uma parte do conceito de Copy Trading, mas se trata de uma estratégia em conjunto. Já o Copy Trading nada mais é que uma negociação feita por um investidor baseado na recomendação de um especialista (uma cópia, apenas).

Como funciona o Social Trading

O Social Trading incentiva padrões de investimento em grupo, ou seja, vários investidores se unem para fazer aportes iguais e operar em conjunto no mercado. A estratégia geralmente é colocada em prática por meio de plataformas específicas — a eToro, por exemplo, é o maior exemplo desse segmento.

Ao reunir diversos investidores em um fórum exclusivo, as decisões são tomadas em conjunto para estabelecer um trade organizado e alinhado. Os usuários compartilham informações e análises para, juntos, definirem as melhores criptomoedas do mercado.

Principais características do Social Trading

O Social Trading possui características bem próprias, especialmente sobre a forma de escolher as criptos e o momento para agir no mercado. Há 4 pilares básicos que todo trader se baseia para investir com base nessa prática:

  • Fluxo de informações: há livre fluxo de informação entre os usuários de plataformas de Social Trading, permitindo que qualquer indivíduo tenha acesso às recomendações e à participação nas decisões;
  • Negociação cooperativa: as negociações no mercado são feitas de forma coletiva, contribuindo para decisões organizadas;
  • Monetização: o seu objetivo é fazer com que todos os participantes ganhem, por isso a monetização ao final da estratégia é sempre compartilhada de forma antecipada e de maneira clara; 
  • Transparência: as plataformas de Social Trading compartilham informações em tempo real sobre as estratégias, como gráficos, análises e votações. As expectativas de ganhos também são divulgadas frequentemente, dando maior credibilidade para as decisões.

Quais negociações posso fazer na plataforma?

As negociações em plataformas de Social Trading ocorrem de forma padrão, permitindo aos traders uma melhor organização durante o fluxo de atividades. Se você deseja ingressar em uma dessas ferramentas é preciso ficar atento às regras de cada rede, mas é bastante provável que você seja apresentado às formas já consolidadas de trade.

Na negociação única, por exemplo, o trader iniciante pode basear a sua escolha na recomendação de um trader mais experiente, de forma individual. Já no Copy Trading, o investidor realiza o mesmo caminho de um gestor. 

A cópia de portfólio é outra alternativa para quem deseja utilizar o Social Trading. Nessa metodologia, o trader copia todo o portfólio de um recomendante. Por fim, o espelho de negociação consiste em automatizar as execuções.

Quais são as vantagens do Social Trading?

O Social Trading oferece diversas vantagens para o investidor da Bolsa ou do mercado de criptomoedas, permitindo que as escolhas sejam feitas com base em recomendações de especialistas e de forma mais prática. Os principais destaques positivos são:

  • Seguir recomendações em tempo real dos melhores investimentos;
  • Economia de tempo – já que não são necessárias grandes análises do mercado;
  • Contar com a ajuda de traders experientes durante as operações;
  • Acesso gratuito às plataformas.

Quando falamos de mercado cripto, o Social Trading se torna uma estratégia ainda mais interessante, já que, com a expansão desse mercado – há mais de 21 mil tipos de criptomoedas disponíveis –, o investidor pode se sentir perdido sobre qual escolha fazer. O auxílio de um trader experiente contribui para escolhas mais acertadas e no timing certo. 

Dicas para Social Trading

Quer começar a investir em cripto mas não tem a experiência necessária? Ou, então, já está inserido nesse ambiente, mas sente que falta tempo para tomar decisões melhores sobre os seus investimentos? Então, o Social Trading pode ser a melhor solução para otimizar as suas análises.

Você pode optar por seguir recomendações por conta própria ou acessar plataformas exclusivas para esse fim — como a eToro. Há, ainda, exchanges que conectam usuários e traders do mundo todo e em tempo real. 

Entretanto, lembre-se que a prática de trade é bastante volátil e exige uma boa dose de paciência. Os investimentos em cripto são pensados para o longo prazo e devem seguir uma análise fundamentada em histórico de preços, expectativas do mercado e outras variáveis.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Social Trading e as suas principais características, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de investimento segura para o mercado cripto. Lembre-se, entretanto, de avaliar a reputação dos ativos e traçar uma estratégia de ganhos focada no longo prazo.