Voltar ao início

Smartcoins: conheça a nova aposta do mercado cripto

Smartcoins: conheça a nova aposta do mercado cripto

Conheça mais sobre as smartcoins, a nova queridinha do mercado financeiro. O grande potencial de valorização, o que é, quais são os riscos e mais!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

O universo cripto tem se expandido de maneira acelerada e já não se limita ao Bitcoin. Para além desse campo, ativos como os NFTs e os protocolos de segurança têm ganhado espaço na escalada dos serviços descentralizados. E entre as novas apostas do setor, as smartcoins despontam como novas queridinhas do mercado.

Ainda mais completas que as criptomoedas, as smartcoins são integradas às plataformas de contratos inteligentes, garantindo transações mais seguras e totalmente sem intermédios por meio da blockchain. 

Com valorização recorde de 1.700% ao longo de 2021, esses criptoativos passaram a atrair a atenção dos investidores e já são tratados por especialistas da área como como o futuro do mercado cripto.

Mas, afinal, como funcionam as smartcoins e por que essa é a melhor hora para investir? Acompanhe o texto a seguir e saiba tudo sobre. 

Smartcoin: o que é?

O termo “smartcoin” refere-se a uma cripto específica criada para otimizar o funcionamento de plataformas de contratos inteligentes. A rede Ethereum é o principal exemplo desse fim, por meio da cripto Ether (ETH). 

Diferentemente do Bitcoin, que é utilizado como moeda de troca para transações financeiras, o Ether serve para o propósito de interagir exclusivamente no ambiente da blockchain e otimizar diferentes tipos de processo. 

Como as smartcoins funcionam?

As smartcoins podem ser utilizadas para diversos fins, mas são principalmente voltadas para a validação de transações automáticas. Portanto, imagine que você queira comprar um NFT ou outro ativo descentralizado por meio de uma DeFi: essas criptos são o “intermédio” da transação.

Em um sistema descentralizado, a smartcoin funciona como uma espécie de empréstimo para o sistema. No caso do Ether, o exemplo mais famoso desse caso, ele é utilizado para rodar na plataforma Ethereum a fim de garantir autonomia nas transações de contratos inteligentes.

Características dos smart contracts

Muito se fala sobre os smart contracts, e não poderia ser diferente, já que eles são a base para diversas transações envolvendo o universo cripto. Essa tecnologia revolucionária permite que a negociação de serviços financeiros seja feita sem que haja intermédio de bancos ou instituições governamentais, garantindo segurança e legibilidade ao processo.

Os contratos inteligentes são protocolos digitais que permitem aos usuários estabelecer acordos tradicionais via blockchain. Não só troca monetária, mas também assinatura de contratos e negociações cartoriais devem “perder” espaço com o avanço dessa tecnologia no futuro.

Muito além de se tornarem a evolução do contrato assinado em papel, os smart contracts apresentam três características próprias e revolucionárias: 

  • Impossibilidade de adulteração: já que são registrados na blockchain, os contratos não podem ser modificados ou perdidos;
  • Não há erro interpretativo: por serem celebrados em linguagem digital e codificada, eles dispensam a análise técnica de autoridades judiciais;
  • São autoexecutáveis: o próprio protocolo trata de realizar as ações e sanções necessárias para a validação do contrato, evitando descumprimentos e disputas diante do que foi tratado.

Até o momento, os contratos inteligentes são majoritariamente utilizados para a prática de transações financeiras, envolvendo principalmente as criptomoedas. No futuro, entretanto, especialistas acreditam que eles serão utilizados para diferentes fins, como para a assinatura de novos contratos empregatícios, venda de imóveis etc. 

O potencial de valorização das smartcoins

Um dos motivos para o crescimento das smartcoins é a necessidade do mercado cripto expandir suas tecnologias para continuar se desenvolvendo. E é por meio das plataformas de contratos inteligentes que essa “mágica” acontece.

O valor de mercado da Ether, criptomoeda oficial da plataforma Ethereum e a principal smartcoin disponibilizada até hoje, ultrapassa os R$ 3 trilhões. Outras criptos, como Solana e Cardano, também apresentaram desempenho recorde nos últimos anos, fazendo com que o mercado visse com bons olhos a evolução das smartcoins.

Outro ponto positivo é o fato de essas criptos ainda serem mais acessíveis que o Bitcoin. Dessa forma, ainda é um bom momento para entrar na onda sem que os preços estejam inflacionados. Por isso, especialistas acreditam que as criptos ligadas aos smart contracts são uma ótima opção de investimento para o longo prazo.

Há riscos de investir em smartcoin?

Assim como outras criptomoedas disponibilizadas no mercado, as smartcoins são ativos variáveis que podem oscilar conforme a procura. Apesar da perspectiva positiva para o retorno do investimento, especialistas apontam que o investimento nessa classe de criptos deve ser feito com foco no longo prazo.

Ainda, é preciso avaliar a segurança das transações durante a compra e venda dos ativos. Lembre-se de fazer seu cadastro em uma plataforma de confiança e que ofereça serviços transparentes para o usuário. 

As 3 smartcoins mais promissoras do mercado

Ether (ETH)

Como dito anteriormente, a Ether é considerada a smartcoin mais valiosa e consagrada da categoria, muito por conta de ter sido a primeira a ser desenvolvida para esse fim. A cripto foi criada para recompensar os desenvolvedores da rede Ethereum, tornando essa a blockchain mais popular do universo cripto.

Hoje, a Ethereum é vista como uma evolução do Bitcoin, já que apresenta soluções muito mais completas para as plataformas descentralizadas. As operações são resolvidas automaticamente a partir do momento que os códigos da rede são completados.

Solana (SOL)

Outra rede blockchain que vem ganhando espaço e também tem uma smartcoin própria para chamar de sua é a Solana – por meio do token SOL. Seus recursos são semelhantes ao Ethereum, mas com foco em transações rápidas e taxas mais baixas.

Entre suas especificidades, a Solana oferece aos usuários um novo método de verificação no mercado: o chamado Proof of History (PoH), ou prova de história. 

Cardano (ADA)

Criada para ser uma “simples” criptomoeda, a ADA se expandiu e hoje é utilizada para diferentes fins descentralizados, desde projetos até execução de ações para empresas e governos. 

Dentro da plataforma Cardano é possível desempenhar funções próprias desse universo, e as smartcoins são utilizadas a fim de recompensar os desenvolvedores. Além disso, servem como meio de transação para as ações tomadas a partir dessa rede.

Conclusão

As smartcoins são vistas como boas oportunidades para quem deseja ingressar no universo cripto a fim de rentabilizar no longo prazo. Suas estruturas ainda são iniciais, mas devem servir a diferentes propósitos num período próximo. 

Especialistas acreditam que a hora para investir em smartcoins é agora, já que muitas dessas criptos ainda são novas no mercado e o valor não atingiu seu topo histórico. Aqui na Ripio, por exemplo, você pode negociar Cardano e Ethereum diretamente para a sua carteira. É só fazer um cadastro rápido e começar a negociar!