Voltar ao início

Qual é a vantagem de usar bitcoin?

26/10/20

Ao estudar sobre criptomoedas, com certeza você já ouviu falar que o bitcoin possui muitas vantagens em relação a moedas estatais. Neste artigo vamos falar de algumas delas.

Sem fronteiras, 24 horas por dia

Sistemas monetários tradicionais como o sistema bancário podem trazer problemas para quem precisa enviar moedas para outros países. Transações internacionais incluem uma burocracia que torna o processo lento. É comum que este tipo de envio de valor leve dias.

Mesmo em transações dentro do mesmo país, existem limitações por causa de expediente bancário. Além do mais, diversas modalidades de transferência e pagamentos não aceitam transações nos finais de semana e nem pela noite.

Já com o bitcoin, você pode enviar valores para qualquer parte do mundo através da internet, num tempo muito menor que sistemas tradicionais.

Uso do Bitcoin as 24 horas por dia

Transparência, com anonimato

Ao contrário do que possa parecer, transparência e anonimato não são palavras que se contradizem.

A rede bitcoin é transparente. Isso quer dizer que você pode buscar por um endereço na rede e conferir as transações referentes a ele. Apesar disso, dados pessoais não são necessários, garantindo uma camada de privacidade.

Para fazer ou receber um pagamento em bitcoin, você não precisa fornecer dados como nome, número de documentos, etc. Basta utilizar seu endereço e adicionar o valor.

transparência e anonimato em Bitcoin

Sem intermediários

No sistema monetário convencional, utilizamos bancos para guardar nosso dinheiro e fazer transações. Sendo assim, precisamos confiar num intermediário para cuidar de nossa vida financeira

Já com o bitcoin, é possível o envio de moedas diretamente entre as duas partes envolvidas! Não é preciso de um terceiro para cuidar e validar as transações da rede.

Bitcoin sem intermediários

O sistema apoiado pela matemática

É até comum falarmos que o bitcoin possui uma rede confiável. Mas, se olharmos a fundo, não somos obrigados a confiar em seu protocolo. A rede Bitcoin foi feita de forma aberta. O código está disponível para todos conferirem e tirar conclusões baseadas em ciência e tecnologia. 

Bitcoin não é como as moedas estatais, que são sustentadas pela confiança que as pessoas têm no governo de onde residem. Até mesmo os mais desconfiados podem analisar e auditar o software por trás do BTC, conferindo o código quantas vezes achar necessário. 

Transferência de criptomonedas apoiado pela matemática

Desenvolvimento contínuo, numa governança distribuída

O código do Bitcoin não é imutável. Melhorias podem ser propostas e, caso mais da metade dos participantes da rede aprovem, elas serão implementadas. Sendo assim, a moeda pode acompanhar as evoluções tecnológicas com o tempo e não se tornar obsoleta.

Controle de suas finanças nas suas mãos

A melhor forma de conhecer as vantagens do bitcoin é usando-o. Ao possuir esta moeda digital, você poderá experimentar suas principais características e entender o motivo pelo qual ela cresce em adoção.

Bitcoin Ripio Wallet

Conheça a sensação de ter o controle de suas finanças em suas mãos usando criptomoedas. E a Ripio está aqui para te ajudar a adquirir bitcoins de forma rápida, sem burocracia desnecessária e com segurança. Acesse já e descubra a maneira mais simples de comprar e vender criptomoedas.