Voltar ao início

Qual é a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Qual é a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Conheça o motivo da criação de um fork do BTC

Santiago Juarros
Content Analyst
19/1/21

O Bitcoin é a mais famosa criptomoeda e a primeira moeda digital com grande expressão de mercado. Criado por um desenvolvedor que se apresentou com o apelido Satoshi Nakamoto, o BTC revolucionou a forma com que vemos o dinheiro.

Mas, como toda tecnologia, novas propostas e tentativas de melhorias aparecem constantemente. No mercado de criptomoedas não é diferente. Neste artigo veremos os motivos para a criação do Bitcoin Cash, que procurou solucionar um possível problema do bitcoin.

Usabilidade e escalabilidade, pontos questionáveis no BTC

O bloco de transações do BTC, ou seja, o arquivo que guarda as últimas transações da rede, suporta até um megabyte de informações. O número foi calculado a fim de trazer segurança à rede.

Em períodos de grande volume de envios de moedas, um tamanho limitado do bloco pode fazer com que transações fiquem mais caras e lentas. Um bloco do Bitcoin inclui cerca de 2.000 transações, sendo que o intervalo entre os blocos são de dez minutos, aproximadamente.

Parte da comunidade do ativo digital começou a questionar a viabilidade do bitcoin como moeda para pequenos pagamentos. Com a possibilidade de fila para confirmação de transações, além de taxas altas; pagar um cafezinho com BTC não parece ser uma boa ideia.

Após intensa discussão sobre o tema, desenvolvedores, entusiastas e influenciadores não chegaram a um consenso sobre um possível aumento do tamanho do bloco do ativo. Uma parte da comunidade então resolveu criar um fork e implementar funcionalidades numa nova moeda: o Bitcoin Cash.

Bitcoin Cash: um fork do BTC

Um fork nada mais é do que um clone de uma moeda digital. No novo projeto criado através desse clone, desenvolvedores podem propor implementações para guiar os rumos da criptomoeda.

Como esperado, a maior diferença do Bitcoin Cash para a moeda que deu a sua origem foi o aumento em 8 vezes do tamanho de seu bloco.

Um bloco de 8MB trouxe algumas vantagens em relação ao BTC:

  • as transações tendem a ser confirmadas em um tempo inferior;
  • as taxas de envio são mais baratas;
  • a moeda se tornou mais escalável, facilitando adoção e seu uso.

Não existe um time declarado como responsável pelo Bitcoin Cash, nem um criador explícito. Apesar disso, dois nomes se destacam ao defender o fork.

O primeiro e o mais famoso deles é Roger Ver, que é figura emblemática no mercado de criptomoedas, sendo um dos primeiros a adotar a tecnologia e investir no setor.

Outra pessoa a ser considerada é Jihan Wu, um dos fundadores da Bitmain.

Bitcoin Cash é melhor que o bitcoin?

Não é muito sensato tentar definir qual dos dois projetos é o melhor, já que o código é bem próximo.

O que muda é a proposta e ideologia de cada um, em relação ao tamanho dos blocos e as consequências disso: enquanto o BTC preza pela segurança em blocos menores, o BTC Cash prefere a escalabilidade dos 8MB por bloco.

Dito isso, é interessante apenas acrescentar que o BTC ainda possui uma comunidade maior, além de um grande volume negociado por dia. O seu preço de capitalização lidera todo o mercado, sendo a mais popular das criptomoedas.

Em outubro de 2020, por exemplo, enquanto o BTC aparecia em primeiro no ranking do mercado, o Bitcoin Cash estava em quinto, com 50 vezes menos capitalização do que seu concorrente.

Para comprar Bitcoin, você pode usar a Ripio: a melhor plataforma para negociar com segurança e simplicidade!