Voltar ao início

Onde se concentra o maior volume de mineração de bitcoin?

27/1/21

A mineração é o processo de validação das transações da rede do bitcoin. Para que isso aconteça, pessoas e empresas fornecem o poder de processamento computacional em troca da chance de obter uma recompensa em moedas digitais.

No início do Bitcoin, haviam poucos computadores que mineravam e por isso era relativamente fácil obter uma recompensa, já que a moeda não era tão famosa e o preço não chamava atenção.

Com o tempo e evolução do ativo, máquinas próprias para mineração foram lançadas e empresas com o foco no setor foram criadas e chamadas de mining farms(fazendas de mineração).

Quais são os locais onde se encontram a maior parte dos mineradores?

Pool de mineração

Uma das formas populares de se minerar é encontrar uma pool. A pool é uma empresa que cuida do poder de processamento de pessoas pelo mundo todo.

Pool de mineração de criptomoedas

Dessa forma, os participantes conectam o IP de seus equipamentos à empresa e ela administra todo o poder computacional recebido pelas conexões. As recompensas são divididas com os usuários, proporcionalmente ao seu maquinário.

De acordo com um estudo da universidade de Cambridge, no terceiro trimestre de 2020 mais de 70% dos mineradores de 3 das grandes pools mundiais se concentram na China. Em segundo lugar vem a Rússia com pouco mais de 6% e os Estados Unidos completa a lista, com pouco mais de 5% do poder de mineração das pools analisadas.

Fazenda de mineração

A escolha de um local com energia elétrica barata e clima adequado são fatores que podem determinar o sucesso de uma farm.

mineração de criptomoedas

Por exemplo, uma das mais tradicionais e famosas empresas do setor fica na Islândia. O clima frio ajuda a manter as máquinas resfriadas (este tipo de equipamento apresenta alto aquecimento durante seu funcionamento).

Um outro país com um número grande de farms é a China. Dalian é o centro da mineração de Bitcoin no país. Geralmente as áreas rurais apresentam o espaço físico perfeito somando-se a facilidade e preço baixo da energia elétrica.

A maior empresa de mineração de bitcoin fica em Rockdale, no Texas. O estado americano possui um ótimo potencial de utilizar energias renováveis, como a eólica. Com o início das operações com um poder de 300 megawatts, a meta da fazenda de mineração de Rockdale é terminar o ano de 2020 com 1 gigawatt de processamento.

A fins de comparação, esse é um valor três vezes maior do que capacidade de uma fazenda mantida pela Bitmain Technologies Ltd. da China, atualmente considerada a maior do mundo.

Vale a pena minerar Bitcoin?

Minerar bitcoin no Brasil não vale a pena pelo preço da energia elétrica. Existem empresas que vendem pacotes de mineração, mas é necessário extremo cuidado ao contratar o serviço. 

Como minerar criptomoedas

Se você não entende como a dificuldade de mineração funciona e como isso afeta o retorno das recompensas ao longo do tempo, o conselho é que você estude antes de considerar investir no setor.

Outra preocupação é encontrar empresas confiáveis. No passado já existiram diversas empresas que alegavam ser empresas de mineração, mas não passavam de esquemas de pirâmide. Portanto, sempre pesquise muito bem qualquer empresa antes de decidir por investimentos.

Se você é novo no mercado, a compra direta de bitcoins pode ser a melhor opção. E para isso você pode contar com a Ripio, que oferece segurança, agilidade e facilidade a seus clientes.